fbpx

Tudo sobre apólice de seguros: um guia definitivo para corretores

mulher feliz com apólice de seguros

Índice

Tudo sobre apólice de seguros: um guia definitivo para corretores

Um bom corretor de seguros precisa saber tudo sobre o mercado segurador. Um dos conceitos mais importantes é a apólice de seguros, documento base presente após a contratação de qualquer um dos planos oferecidos por uma seguradora. 

O corretor deve, nesse sentido, não somente saber o que é uma apólice de seguros como também elaborar esse documento e estipular quem pode utilizar esse serviço, quais são as informações que devem estar presentes na apólice e quais os termos de alteração ou de cancelamento dela.

O que é apólice de seguros? 

A apólice de seguros é um documento feito com o principal intuito de firmar em papel todos os acordos feitos entre o corretor e seu cliente, o segurado. Dessa forma, é por meio dela que os segurados têm a confiança de que serão ressarcidos caso ocorra o sinistro e que os corretores conseguem definir o que é ou não de sua responsabilidade. 

Este documento rege todo o seguro. Ou seja, ele precisa conter as informações referentes às coberturas disponibilizadas, o valor da contratação do serviço e a previsão de possíveis situações que possam gerar conflitos e interpretações equivocadas. 

Quem pode utilizar esse serviço 

Todas as pessoas podem ter um seguro e, consequentemente, uma apólice. As restrições (como idade) vão variar de acordo com o tipo de seguro. Entretanto, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem contratar esse serviço. 

A importância de uma boa cobertura 

Muitas são as situações em que um seguro pode ser solicitado. As indenizações vão variar de acordo com a lista de cobertura estipulada ainda na apólice. Entretanto, quando se é contratado um plano com poucas coberturas, muitos problemas começam a surgir. 

Essas situações adversas giram em torno das pequenas nuances que definem se o seguro cobre ou não. Alguns seguros não cobrem furto, por exemplo, mas, sim, danos ao veículo. Nesse caso, se o veículo for encontrado pela polícia após um furto, todo quebrado, o seguro cobre ou não? 

Todas essas situações devem estar previstas dentro de uma apólice, que ocorre de forma extremamente semelhante a um contrato. E, ter uma boa cobertura, ajuda a diminuir alguns estresses, como a do exemplo citado, além de conseguir definir o que é ou não responsabilidade do seguro. 

Etapas para a realização de uma apólice de seguros 

A realização de uma apólice é de inteira responsabilidade do corretor e deve estar pronta em cerca de 15 dias após a contratação do serviço. Se já tiver passado o período de carência, o cliente tem direito a indenização mesmo se a apólice não estiver pronta. 

Por ser um documento, é interessante contar com a ajuda de um advogado para a sua elaboração. Além disso, é crucial que seja um trabalho bem minucioso. 

Informações que devem estar contidas 

A estruturação de uma apólice de seguros é relativamente fácil. O corretor deve se atentar para que todas as informações que identifiquem o seu cliente e o item segurado estejam incluídas e seguidas de todas as diretrizes que regem o plano contratado. 

Assim, em primeiro lugar, é necessário que a apólice tenha o nome completo, a data de nascimento, o número do RG, o CPF e o endereço de residência da pessoa que contratou. Sobre o veículo segurado, é preciso ter no documento o seu modelo, o número do Renavam, o ano de fabricação, o ano do modelo e o número do chassi. 

Já a respeito do serviço contratado, é preciso que a apólice defina a data de início e de término do seguro (que é o tempo de vigência), o tipo de franquia escolhido, a lista de todas as coberturas inclusas e o valor disponível pela seguradora por cada uma delas. 

A apólice deve ter a explicação para todos os casos, prevendo possíveis situações que possam influenciar no valor do seguro, ou seja, devem ficar explícitos os deveres do cliente. 

Após o documento ficar pronto, é crucial uma leitura final que ajude a corrigir os possíveis erros ​e verificar se tudo que o documento indica realmente foi firmado entre o corretor e o seu cliente. 

Cancelamento ou alterações 

Existem algumas situações em que a apólice é cancelada. Nesse caso, o segurado perde completamente o direito ao acesso às coberturas previstas, por descumprir algumas das regras básicas. 

O segurado não pode mentir ou omitir informações que tornem o automóvel sujeito a maiores riscos ou que possam interferir no valor final do seguro. 

Também há a possibilidade de se fazer alterações na apólice de seguros. Essas mudanças giram em torno dos dados pessoais do cliente ou dos termos dos planos contratados. Para isso, o corretor precisa fazer um endosso, que irá corrigir a apólice original.

Como consultar uma apólice de seguros 

Para consultar uma apólice de seguros é bem simples. Todo o processo pode ser feito pela internet, tendo atendimento imediato e estando completamente disponível no site da SUSEP. Para acessar a página, basta clicar aqui

Sendo um corretor, o registro na SUSEP é algo indispensável. É este órgão que irá controlar e fiscalizar esse tipo de serviço. Para consultar a apólice, é crucial ter em mãos o número em que ela ou o endosso foi registrado. 

Dependendo do caso, também é necessário ter um número de Código Controle. Além disso, no momento de informar todos esses códigos, pode ser necessário indicar o CPF ou o CNPJ do segurado.

O registro da apólice segue a seguinte estrutura: 

  • SSSSSAAAAFFFFRRRRNNNNNNNEEEEEE

Em que:

  • SSSSS: Código da sociedade seguradora na SUSEP;
  • AAAA: Ano de emissão da apólice;
  • FFFF: Identificador da sucursal da emissão da apólice;
  • RRRR: Código do ramo da operação;
  • NNNNNNN: Número sequencial por ramo de operação;
  • EEEEEE: Número sequencial do endosso (se houver) dentro da apólice a que está vinculado. 

A apólice de seguros é um documento que realmente não é fácil de ser feito, por isso, para os corretores, nenhuma ajuda é dispensável. Com a plataforma da Agger, todos esses processos são bem simplificados e se tornam menos burocráticos. Clique aqui e conheça!

– – –

Gostou dessas dicas? Então não deixe de acompanhar o Tô por Dentro que está sempre atualizado com dicas para você corretor de seguros.

Picture of Redação Agger

Redação Agger

Há 30 anos no mercado, a Agger, parceira de corretores com a maior plataforma de gestão e cotações de seguros do Brasil, é uma empresa líder em número de clientes e em geração e análise de dados de seguros. A empresa, que está presente em 95% dos municípios brasileiros, oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras e está transformando a distribuição de seguros no Brasil. Por meio da Plataforma Agger, que atende um terço dos corretores ativos no Brasil, possui mais de 13 mil clientes e uma base de mais de 62 mil usuários, realizando mensalmente mais de 48 milhões de cotações de seguros. Além disso, a empresa atua em 14 ramos de seguros e 36 seguradoras credenciadas.

Compartilhe esse artigo

Talvez você goste

Pós-Vendas para Corretora de Seguros

Gestor de Seguros: Saiba estratégias de como manter a equipe engajada e produtiva

Seguro Residencial: Saiba como oferecer aos clientes

Estratégias para Crescer e Expandir sua Corretora de Seguros

Conheça o Aggilizador Agger.
plugins premium WordPress