fbpx

O papel do corretor de seguros no futuro

Índice

    Existe um burburinho no mercado, e isso é fato. Muitos acreditam que com o avanço da tecnologia muitas profissões irão deixar de existir em um futuro próximo. E uma dessas profissões, poderia ser o de corretor de seguros. Mas por que muitos acreditam nisso? Simplesmente pelo fato de que com o avanço das tecnologias e do Open Insurance, os clientes poderiam comprar todos os seus seguros online sem intermediação. Mas será essa uma verdade? Lendo o artigo: “Tendências para o mercado de seguros em 2024” que apesar do título traz um vislumbramento mais adiante sobre o mercado, é possível entender que mesmo nesse cenário de mudanças, a Susep incluiu na Resolução CNSP 450/22 a figura do corretor de seguros, ou seja, o mercado reconhece a importância dessa figura para garantir o sucesso do mercado segurador.

     

    Mas será que além do próprio mercado segurador, o cliente também reconhece a importância dessa figura?  Segundo a pesquisa da Globo realizada em Dezembro de 2019 o corretor de seguros ainda se mostra como figura importante para ser consultada para tirar informações e contratar. 

     

    E isso deve mudar no futuro? Quando se trata de falar do futuro é importante olhar tendências de países como a China, por exemplo.  Veja o vídeo abaixo. Lojas chinesas de roupas estão usando modelos reais que caminham em esteiras no famoso passo “catwalk” para mostrar as roupas no lugar de manequins virtuais ou estáticos.

    Fonte: https://vm.tiktok.com/ZMMmjFQmP/

     

    E você deve estar se perguntando: “Mas o que isso se relaciona com o mercado segurador?” A resposta é: “Tudo”. Isso mostra que quanto mais o ser humano está “mergulhado” em tecnologia mais ele precisa do contato humano. Veja que após a pandemia rapidamente o mercado de eventos voltou a todo vapor, mesmo contrariando muitas pesquisas que diziam que o ser humano deixaria de fazer algumas coisas de forma física para fazer apenas digitalmente. Pesquisas mostram que caso um bebê humano não tenha o contato físico adequado durante seu desenvolvimento ele pode ter seu desenvolvimento intelectual afetado ou até mesmo vir à morte. Sendo assim, o contato entre seres humanos é algo que não pode ser substituído por tecnologia, pois esse é um dos principais fatores que nos faz humanos. O corretor de seguros faz justamente esse papel. É ele que “liga” a seguradora ao cliente de forma humana. Esse “link” humano além de importante para manter as relações saudáveis, também se faz fundamental para tirar dúvidas conforme vimos na pesquisa anterior. O cliente não vai até o ChatGPT pesquisar sobre seguros ou contratá-los, mas sim ao corretor de seguros. Afinal, o cliente espera que esta figura esteja sempre antenada sobre as seguradoras e seus produtos.

     

    Portanto, se pudéssemos resumir, o papel do corretor de seguros é de humanizar a contratação de seguros, tornando-a mais acessível e menos burocrática ao cliente. Isso sem falar na necessidade do corretor de seguros desenvolver um papel consultivo a todo momento, mostrando-se uma fonte segura de informações.

     

    Além disso, o corretor de seguros do futuro é aquela figura que não é substituída pela tecnologia mas alia-se a ela. Com o uso da inteligência artificial e sistemas, o corretor de seguros ganha agilidade, performance e precisão necessárias para exercer seu papel. “(…) Foi justamente a inovação tecnológica do setor que ajudou os corretores de seguros tradicionais a sobreviverem e saírem mais fortes dessa ameaça. É certo que as startups não deixaram de existir, mas o avanço tecnológico chegou para equipar os corretores e auxiliá-los a vender mais e de forma mais eficiente”, disse Gabriel Ronacher, CEO da Agger para a Revista Cobertura. Leia mais sobre a matéria aqui.  matéria aqui.

     

    Nós da Agger, pensamos nisso o tempo todo e entendemos que temos o papel de olhar para o futuro e proporcionar à você corretor de seguros, informações que te ajudem a atender seu cliente cada vez melhor. Por isso, preparamos para você, esse E-book com comandos que você pode usar no ChatGPT 100% gratuito e esse artigo sobre IA no mercado de seguros. 

     

    Aproveite e conheça também nosso multicálculos e gestor que colocam sua corretora de seguros com um pézinho no futuro.

     

    Se ainda não está convencido, leia esse nosso artigo, se ainda vale a pena ser corretor de seguros, confira alguns números e tire suas próprias conclusões. E não se esqueça, nosso Instagram @aggersistemas está sempre aberto para você, e que dessa forma, possamos cada vez mais discutir questões importantes como essa e outras mais! Te esperamos lá!

    Picture of Redação Agger

    Redação Agger

    A Agger, com mais de 29 anos de mercado, é a maior plataforma de gestão e cotações de seguros no Brasil. Oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras, transformando a distribuição de seguros no Brasil. Unindo tecnologia, experiência e conhecimento especializado, sua plataforma oferece cotações, controle de apólice e comissões, cálculos e outros serviços, com informações rápidas, diversas e confiáveis, em mais de 14 ramos de seguros.

    Compartilhe esse artigo

    Tags

    Talvez você goste

    Como se cadastrar no site das Seguradoras

    SUSEP: Passo a passo para tirar sua certificação. [2024 UPDATED]

    Templates Personalizáveis Agger para Impulsionar sua Presença Digital!

    Como vender seguros de forma mais eficiente com 8 dicas

    Conheça o Aggilizador Agger.
    plugins premium WordPress