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Encantando clientes da sua corretora

Encantando clientes da sua corretora

Índice

É assim que você se sente quando falamos em encantar clientes? Mas fique tranquilo, encantar os clientes não precisa ser algo misterioso ou difícil. E o objetivo desse artigo é justamente desmistificar esse tema!

Digamos que o encantamento do cliente é aquele “algo a mais” que sua corretora de seguros pode oferecer além de uma experiência positiva. Ou seja, estamos entendendo que a experiência positiva já ocorre, é consciente e medida, para então implementarmos o encantamento do cliente, que é considerada a “cereja do bolo” em uma estratégia focada em experiência do cliente. Veja nesse artigo, como você pode fazer esse “meio de campo” bem feito.

Se você ainda está com dúvidas sobre a experiência do cliente, consulte este nosso artigo sobre a jornada do cliente e também como ter diferenciais na sua corretora de seguros.

 

O que é encantamento do cliente

O encantamento do cliente também é conhecido pelo termo WoW Moment, WoW Experience ou somente momento WoW, ou seja, é aquele momento que você consegue arrancar um suspiro do cliente por ser surpreendido por algo inesperado.

Para exemplificar, vamos contar uma história que aconteceu aqui na Agger.  Uma cliente estava com muita dificuldade de gerir sua corretora de seguros, pois organização e sistema caminham juntos. Se o sistema não é usado da maneira adequada e nem alimentado com os dados necessários, por consequência, ele não funcionará e com isso a corretora de seguros continuará desorganizada.

Muitos corretores de seguros têm dificuldade em entender que para conseguir obter sucesso no uso de um sistema é necessário primeiramente organizar os dados de maneira estratégica e então alimentá-lo constantemente. Foi aí que a Agger entrou em ação.

Uma cliente gostaria de cancelar o sistema justamente porque não estava obtendo os resultados desejados. Nosso time de sucesso do cliente identificou que o problema não era no sistema, mas sim, que o time responsável por alimentar o sistema não estava conseguindo usá-lo corretamente e nem conseguia entender a importância de seu trabalho.

Um sistema de gestão de uma corretora de seguros, pode ser considerado o coração dela, se utilizado da maneira correta. Por isso, a atuação de quem trabalha alimentando o sistema é muito importante para a corretora de seguros.

Nosso time atuou com uma consultoria focada em organização durante 3 meses e no final de 3 meses a equipe não somente tinha entendido a importância do seu trabalho, como a corretora de seguros ganhou em performance e agilidade através da organização operacional, e é claro, com o apoio do sistema.

Essa é uma experiência WoW, ou seja, nossa cliente ligou esperando cancelar o sistema e foi surpreendida com uma solução que foi além do sistema.

Portanto, esse momento apesar de ser um momento surpresa para o cliente, ele deve ser um momento planejado e contemplado dentro da estratégia de marca da sua corretora de seguros. Vamos ver a seguir como colocar na prática esse tema.

 

Colocando o encantamento do cliente na prática

 

Mapeie as oportunidades

As grandes oportunidades moram nos detalhes, ou seja, são aqueles momentos dentro da jornada do cliente que ele está esperando receber algo pró-forma mas recebe algo além. Primeiro, você deve observar quais são os pontos de contato mais importantes dentro da jornada do seu cliente, por exemplo, cotação, renovação, sinistro e caso saia da normalidade dentro dessa jornada, o que pode ser feito para surpreender o cliente? Por exemplo, o cliente teve uma sinistralidade, e a seguradora está demorando com o retorno do sinistro. Você como corretora de seguros, como pode ajudar a diminuir a ansiedade do cliente? Mesmo que o problema não seja diretamente ocasionado por você, isso também pode impactar na jornada do seu cliente, portanto é papel seu como prestador de serviços resolver esses problemas, e entender como você pode transformar uma experiência negativa em positiva.

 

Dê autonomia

Sua equipe de atendimento ao cliente deve ter claro esse mapeamento, assim como também claro, quais são os possíveis desvios que aquela jornada do cliente pode ter, e como ele pode agir frente a isso com possíveis “pílulas de encantamento do cliente”. Muitos encantamentos exigem verba, ou seja, investimento na aquisição de materiais e envio dos mesmos. Se seu funcionário ou membro de time precisar aprovar cada aquisição dessas pílulas, ele simplesmente irá perder o timing do momento. Portanto, deixe essas pílulas de encantamento já aprovadas, algumas inclusive já produzidas e uma autorização de aquisição de novas pílulas se for necessário, assim seu time terá autonomia para identificar um possível momento de encantamento e agir com agilidade.

 

Dicas de pílulas de encantamento

 

Veja a seguir algumas dicas de pílulas de encantamento de cliente de acordo com algumas situações.

 

Pílula de encantamento para novos clientes

Todo início de relacionamento é sempre bom. E melhor ainda é começar esse relacionamento com  o pé direito. Que tal fornecer um kit boas-vindas para seu cliente?

Por exemplo, se seu cliente fechou contigo um seguro auto, porque não dar a ele um chaveiro personalizado com o logo da sua corretora de seguros que ele poderá usar em seu automóvel? Esse kit pode ser complementado com demais itens que podem ser usados no carro, como porta copos, porta celulares, lixeiras, etc.

 

Pílula de encantamento para problema em sinistros

Seu cliente teve problema com sinistralidade? Enquanto ele aguarda, o que acha de fornecer a ele um kit anti ansiedade? Esse kit pode ser composto de essências, bolinha anti stress e uma cartinha simpática escrita a mão.

 

Pílula de encantamento para aniversários

É aniversário do seu cliente ou de tempo de permanência na corretora? Que tal lembrar desse momento enviando um e-mail marketing especial, uma mensagem de felicitações pelo WhatsApp?

O cliente gosta de ser lembrado, não somente em momentos como atrasos no pagamento, mas também para criar relacionamento especial com sua marca. Lembre-se que seguro geralmente é acionado em momentos ruins da vida do seu cliente, então, nada mais justo que você corretor de seguros atue em todos os sentidos para minimizar os impactos desses momentos ruins.

Gostou dessas dicas? Então não deixe de acompanhar o Blog Agger que está sempre atualizado com dicas para você corretor de seguros.

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Redação Agger

Há 30 anos no mercado, a Agger, parceira de corretores com a maior plataforma de gestão e cotações de seguros do Brasil, é uma empresa líder em número de clientes e em geração e análise de dados de seguros. A empresa, que está presente em 95% dos municípios brasileiros, oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras e está transformando a distribuição de seguros no Brasil. Por meio da Plataforma Agger, que atende um terço dos corretores ativos no Brasil, possui mais de 13 mil clientes e uma base de mais de 62 mil usuários, realizando mensalmente mais de 48 milhões de cotações de seguros. Além disso, a empresa atua em 14 ramos de seguros e 36 seguradoras credenciadas.

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