A renovação faz parte do processo de pós-vendas da Corretora de Seguros. É um processo extremamente importante. Para você ter uma ideia de sua importância, somente no ano de 2024 (de janeiro até junho) 64,6% das cotações realizadas na Agger, plataforma de multicálculo, foram de renovações. Além disso, tem uma frase de Philip Kotler, referência mundial em marketing que nos faz pensar: “Conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”. Então, agora que você já se convenceu da importância das renovações para uma corretora de seguros, vamos arregaçar as mangas e mãos à obra!
Durante a renovação é possível que você, corretor de seguros, possa ajustar algumas coberturas e comissão. Além disso, você pode oferecer novos seguros de outros ramos. Veja nesse artigo mais sobre expansão de ramos.
Descubra neste artigo algumas dicas de como conduzir a renovação com seu cliente.
Notificando a renovação
Recomendamos que você avise seu cliente ao menos um mês antes sobre a renovação da apólice para que ele possa se preparar. Neste momento, veja se existe alguma alteração no bem segurado, assim como alguma possível mudança no estilo de vida do segurado que possa influenciar na mudança de cobertura.
Fazendo novas cotações
Não deixe de fazer novas cotações em outras seguradoras para garantir que você esteja oferecendo a melhor condição para seu cliente.
Ajustando comissões
Nesse momento você pode ajustar a comissão seja mais ou menos, para que a operação fique no ganha a ganha ou seja, você e seu cliente ganham com a renovação.
Não deixe para última hora!
A antecipação estratégia na renovação das apólices de seguros é extremamente recomendada nessa ocasião. Indica-se pelo menos 30 dias de antecedência pode ser uma atitude um tanto quanto facilitadora, já que não só se garante a continuidade da proteção, mas também se obtém tempo hábil para fazer cotações, ajustar coberturas e também atender às necessidades específicas do cliente dentro do prazo estipulado. Sinalizar o cliente de forma prévia.
Mantenha uma comunicação regular e proativa com os clientes, destacando os benefícios da renovação e esclarecendo dúvidas sobre a classe de bônus e outras vantagens. Além disso, realize uma avaliação completa das coberturas atuais, propondo ajustes conforme as mudanças nas necessidades do cliente ou explorando novas oportunidades em diferentes ramos de seguro. Essa abordagem fortalece o relacionamento com seu cliente promovendo uma confiabilidade maior, como também abre espaço para explorar novas oportunidades de seguros em diferentes segmentos, proporcionando uma experiência mais completa e tranquila para ambas as partes e agregando valor ao serviço. Para garantir mais segurança para você, corretor de seguros, é crucial assegurar a renovação o quanto antes.
Não deixe de comunicar a classe de bônus para o cliente
Nem todo o cliente sabe qual sua classe de bônus ou entende para que serve. É um momento oportuno para explicar como funciona a classe de bônus e para que serve.
A comunicação próxima com o segurado é essencial nesse período de renovação. Use e abuse dos canais que facilitam essa comunicação, tal como telefone, Whatsapp.
Fazendo renovações utilizando o Aggilizador
Caso você possua o Aggilizador, sistema de multicálculos da Agger, o sistema pode te avisar sobre datas próximas de renovação e caso o cliente não renove, você pode indicar para o sistema te avisar no futuro para tentar fazer a captação novamente desse cliente perdido. Entendemos que essas são funções que facilitam a vida do corretor de seguros no dia a dia, uma vez que não é fácil gerenciar a carteira de forma manual.
Veja como é fácil fazer uma renovação utilizando o Aggilizador:
Acessar a Tela de Consulta Principal:
- Navegue até o menu “SEGUROS” no sistema Aggilizador.
- Use a opção de “CONSULTA PRINCIPAL” para visualizar todos os contratos vigentes.
Selecionar o Documento a Ser Renovado:
- Na tela de consulta, busque pelo cliente ou pela apólice que deseja renovar usando filtros específicos, como nome do cliente ou número da apólice.
- Clique no contrato para abrir os detalhes da apólice.
Iniciar o Processo de Renovação:
- Com o contrato selecionado, vá até a opção “MAIS OPÇÕES”.
- Escolha a opção “RENOVAR APÓLICE”.
Preencher os Detalhes de Renovação:
- O sistema vai abrir uma tela onde você poderá atualizar as informações da apólice para a renovação.
- Verifique e ajuste os detalhes como período de vigência, coberturas e condições especiais.
- Caso a renovação seja automática pelo sistema, as informações do novo período já estarão preenchidas.
Salvar e Confirmar a Renovação:
- Após revisar e confirmar todos os dados, clique em “GRAVAR” para salvar as alterações.
- A apólice renovada substituirá a antiga, mantendo o histórico da apólice original.
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