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Como vender seguros de forma mais eficiente com 8 dicas

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Saiba como vender seguros de forma mais eficiente com 8 dicas

Estudos e análise de mercado são fundamentais quando se propõe a venda de qualquer serviço ou produto para um público geral. Além de auxiliar no desenvolvimento de estratégias, são importantes para potencializar os lucros e atender os clientes de modo satisfatório. Dessa forma, confira algumas dicas de como vender seguros de forma mais eficiente.

Fato é que a venda de seguros se dá de maneira muito prática e eficiente, nos modelos que existem no mercado. Apesar disso, eficiência não necessariamente significa que o serviço entregue é bom ou excepcional, mas sim que é capaz de resolver os problemas e garantir a cobertura daquilo que está sob proteção do seguro.

Apesar disso, com o desenvolvimento de novos produtos, coberturas mais abrangentes, e outros fatores, é importante entender que é sim necessário o desenvolvimento de novas técnicas de venda de seguros para conseguir assim entregar não só aquilo que “resolve”, mas também o melhor serviço de atendimento possível, de acordo com as necessidades trazidas pelo cliente. Dessa forma, você saberá como vender seguros pela internet de uma maneira segura.

Para isso, além do desenvolvimento de um bom produto, é fundamental pensar nas técnicas de abordagem e uma explicação prática de tudo aquilo que o seguro cobre e daquilo que não cobre, uma vez que essa má compreensão pode acabar causando desentendimentos com os clientes e isso pode ser ruim para a reputação da corretora, mesmo que se tenha razão.

Para te ajudar, a Agger criou um Roteiro completo de Qualificação de Prospect, que você pode acessar de forma fácil e ágil clicando aqui. 

6 técnicas de venda de seguros

Confira quais são:

1. Foque no produto e no cliente

O produto, assim como o cliente, são os principais aspectos dessa negociação, portanto o corretor de seguros deve falar sobre os principais pontos do produto de seguro que lhe está sendo oferecido, assim como deve ouvir o cliente e entender se aquele ou outro produto oferecido pela corretora conseguem se encaixar naquilo que ele precisa. Essa fase precisa ser o mais explícito e claro possível uma vez que qualquer “má compreensão” pode levar a assinatura ou a não assinatura de um contrato, que pode causar arrependimento posterior.

Por mais que o foco da empresa sejam as vendas, é fundamental entender que não é para ser a qualquer custo. Dentro do marketing geral, existe uma frase bastante popular que insinua que não há nada mais eficiente que o marketing boca a boca, ou seja, quando uma pessoa compra um produto gosta e recomenda. Mas, há também a questão do marketing negativo, que é quando a pessoa não gosta do produto e influencia os demais a não o comprar. Por isso, uma venda forçada, não é uma boa solução na maioria dos casos.

Para ajudar você neste processo, a Agger possui um e-book 100% gratuito que vai te ajudar com abordagens persuasivas e comerciais com a ajuda da Inteligência Artificial, ficou curioso? Então acesse E-book | ChatGPT para corretores de seguro (agger.com.br)

2. Apresente de forma clara

Nesse caso, todos sabem que dentro do meio da corretagem de seguros existem diversos termos e burocracias que precisam ser seguidos, além de nomes específicos para determinadas coberturas e que costumam não ser de conhecimento geral. Desse modo, o corretor deve exercer o papel de tradutor, como uma espécie de glossário, sendo fundamental na hora de auxiliar a compreensão dos diversos termos propostos em contrato, garantindo a compreensão geral daquilo que está sendo falado.

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3. Simpatia e compreensão

Dentro do mundo de vendas, é muito importante entender que às vezes o produto pode nem ser o melhor, mas se o vendedor for o melhor, ele consegue vender qualquer produto, a qualquer pessoa. Para isso, o corretor deve entender que as vendas são a atividade laboral dele e que fazem uma composição nos seus vencimentos, desse modo, ao atender o cliente a simpatia e a compreensão devem ser fundamentais, para que não passe uma imagem de que o corretor está fazendo um “favor” ao cliente só por estar ali.

4. Não fale de concorrência

É muito importante que para você vender o seu produto, serviço ou qualquer outra coisa, você trabalhe nas divulgações da noção do próprio produto. Isso quer dizer que não é para você comparar com produtos de outras empresas, ou sequer citar o nome de concorrentes nesse mercado. Deixe que a pesquisa seja realizada pelo próprio cliente, ou então caso você seja perguntado sobre.

5. Saiba responder todos os possíveis pontos negativos

Isso é fundamental, todos os serviços de corretagem possuem pontos que beneficiam o cliente, e pontos que beneficiam a seguradora, desse modo, é essencial que esses pontos estejam evidentes no processo de contratação para que não haja nenhuma divergência durante o processo. É melhor evitar uma venda, do que possuir um cliente satisfeito com o serviço oferecido e fará marketing negativo do seu produto.

6. Ênfase naquilo que é positivo

Apesar de trazer todos os pontos, enfatizar os pontos positivos é justamente o que faz um vendedor conseguir concretizar a venda. Enfatizar não quer dizer exagerar ou supervalorizar, mas sim deixar claro e ressaltar os benefícios.

2 dicas de como vender seguros pela internet

Confira as dicas:

1. Invista em marketing digital

A primeira estratégia é o investimento em marketing digital para garantir o maior alcance possível dentro da busca de clientes, isso se deve excepcionalmente ao fato de que é necessário que as pessoas conheçam o seu produto para que elas possam ao menos se interessar por ele.

Aumentando o alcance, é importante trazer essas pessoas para conhecer o seu produto e é justamente aí que surge a importância da criação de um site otimizado, e de um atendimento online bem-feito.

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2. Agende reuniões via chamada de vídeo

É um fato que as chamadas de vídeo são um grande facilitador nas vendas principalmente no período pandêmico e pós-pandêmico. Com isso, é muito importante trazer essa interação humana mesmo que para o âmbito online e para isso, marcar reuniões para esclarecer dúvidas e demais questões é uma ótima forma de conseguir aproximar o cliente. Por isso, ao agendar uma reunião, na hora de abordar o cliente basta utilizar as mesmas técnicas de como vender seguros com modelo convencional.

Agora que você sabe diversas dicas de como vender seguros, faço o convite para que você conheça a Agger. A Agger existe para simplificar e potencializar o trabalho do corretor de seguros. Com mais de 7.500 clientes em todo o Brasil, possui sistemas que trazem a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras. Com foco no mercado de seguros desde a fundação, são 27 anos de muita experiência e mais de 45.000 usuários.

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Redação Agger

A Agger, com mais de 29 anos de mercado, é a maior plataforma de gestão e cotações de seguros no Brasil. Oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras, transformando a distribuição de seguros no Brasil. Unindo tecnologia, experiência e conhecimento especializado, sua plataforma oferece cotações, controle de apólice e comissões, cálculos e outros serviços, com informações rápidas, diversas e confiáveis, em mais de 14 ramos de seguros.

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