fbpx

Corretor de seguros: vale a pena ser um em 2024? [2024 UPDATED]

Índice

O corretor de seguros é uma espécie de mediador entre o cliente e uma empresa seguradora, facilitando o processo para adquirir seguros, tanto da parte da empresa quanto do cliente. O mercado tem se mostrado promissor, mas a profissão, como qualquer outra, traz vantagens e desafios. Tendo isso em vista, será que ainda vale a pena ser corretor de seguros em 2024

A seguir, entenda as funções, vantagens, desafios e se vale a pena investir na carreira de corretor de seguros em 2024! 

vale a pena ser corretor de seguros em 2023
Saiba se vale a pena ser corretor de seguros em 2024. | Foto: Pexels.

Corretor de seguros: o que faz

Como já adiantamos, o corretor de seguros atua mediando a relação entre o cliente e uma empresa seguradora. Mas agora vamos explicar com mais detalhes como esse contato costuma ocorrer. 

 

Geralmente, o cliente procura um corretor de seguros a fim de encontrar a melhor opção de seguro para algum pertence ou até mesmo para si mesmo, como o caso do seguro de vida. Entre exemplos de seguros comuns, podemos citar o seguro de carro, o seguro de saúde, o seguro residencial, entre outros. Mas vale destacar que existem seguros para os mais diversos tipos de produtos e necessidades. 

 

Nesse sentido, entre as funções do corretor de seguros está calcular cotações de seguros em diferentes empresas para apresentá-las para seu cliente, esclarecer termos legais do seguro que podem gerar dúvidas ao cliente, entender o perfil e desejos do cliente a fim de trazer as melhores opções possíveis, além de orientar ao longo da duração do contrato. 

 

Assim, mesmo que o cliente assine um contrato com a seguradora, o corretor de seguros continua assumindo a função de medir esse diálogo e tirar dúvidas. Conheça as principais responsabilidades de um corretor de seguros.

Corretor de seguros: vantagens

Para entender se a profissão de corretor de seguros vale a pena em 2024, precisamos falar sobre suas vantagens. Por isso, conheça a seguir as principais vantagens da profissão: 

 

 

Flexibilidade no horário

Uma das principais vantagens de ser um corretor de seguros em 2024 é a flexibilidade de horário. Com as mudanças das dinâmicas da sociedade contemporânea, a flexibilização do trabalho tem se tornado cada vez mais vantajosa, sendo uma opção que dá autonomia ao trabalhador e permite que ele possa investir melhor em outras áreas de sua vida profissional e pessoal. Assim, é possível potencializar a qualidade do trabalho a partir de uma flexibilidade que pode ser adaptada às individualidades do profissional. 

 

No caso do corretor de seguros, ele pode atuar de maneira autônoma, em uma corretora de seguros, ou abrir uma empresa própria. Assim, a profissão costuma permitir escolher locais e horários de trabalho dependendo do modelo de trabalho escolhido. 

 

Remuneração proporcional a produtividade

Outra vantagem da profissão é que a remuneração é proporcional à produtividade do profissional. Assim, o retorno conquistado está ligado ao nível de trabalho do corretor de seguros

 

Nesse sentido, ter um salário proporcional ao desempenho estimula ainda mais a produtividade, o que, muitas vezes, não acontece em trabalhos que possuam remuneração fixa, tendo em vista que a qualidade e quantidade da produção não vai afetar em nada no retorno financeiro deste profissional. 

Administrar um escritório próprio

Além de poder trabalhar de forma autônoma, também é possível abrir um escritório próprio, abrindo uma corretora de seguros. Ter um negócio próprio, se alinhado com boas estratégias para se consolidar no mercado, pode trazer um bom retorno financeiro e contribuições que podem tornar o profissional cada vez mais capacitado dentro deste mercado. 

 

Corretor de seguros: desafios

Não podemos deixar de falar dos desafios também, afinal, como toda a profissão, ser corretor de seguros também tem seus desafios. Confira, a seguir, os principais deles: 

 

Cultivar rede de contatos

Uma das maiores dificuldades da carreira de corretor de seguros é cultivar a rede de contatos. Nesse caso, é importante que o profissional mantenha uma boa relação e proximidade com seus clientes, pensando em fidelizar os clientes para que eles sempre retornem e consumam seu serviço. 

 

Assim, estreitar essa relação pode ser um dos desafios do corretor de seguros, e é preciso criar estratégias para superar este desafio. 

 

Adequar-se aos diferentes clientes

Mais um desafio é se adequar às diferenças de cada cliente. Isso porque o corretor de seguros precisa entender as particularidades de cada cliente, como seus gostos, necessidades, condições sócio-econômicas, entre outras coisas. 

 

Entender essas particularidades ajuda o profissional a oferecer serviços personalizados aos clientes, o que ajuda a fidelizá-los e a ter um diferencial que pode fazer com ele se destaque no seu mercado de ação. 

 

No entanto, apesar da aproximação com o cliente trazer uma série de vantagens, a estratégia também pode ser difícil de ser implementada, tornando-se um dos desafios da profissão. 

 

Assim, é sempre importante para o corretor de seguros investir em atendimentos personalizados e mostrar ao cliente que ele deseja conhecê-lo para atender suas necessidades da melhor forma possível. 

 

Lidar com a tecnologia

Assim como em outras profissões, a tecnologia passa a ser um aliado do corretor de seguros, desde que ele não se oponha ao uso dela e saiba trabalhar minimamente com o uso de computador, celulares e sistemas de informação.

 

Corretor de seguros: vale a pena em 2024?

Mas, afinal, vale a pena ser corretor de seguros em 2024? Depois de tudo o que vimos sobre a profissão ao longo deste texto, podemos concluir que, como qualquer outra profissão, ser corretor de seguros tem vantagens, mas também desafios. 

 

O mercado de seguros tem crescido e se mostrado promissor, segundo a CNSeg deve crescer 11% em 2024, por exemplo,  mas a decisão pela escolha da profissão precisa levar em conta questões além da remuneração e potencial do mercado, que, claro, não podemos deixar de citar que são ótimas vantagens. Se ainda tem dúvidas sobre a potencialidade desse mercado, leia sobre as tendências do mercado de seguros para 2024.

 

Mas a decisão é bastante individual e é importante ponderar as vantagens e desafios da profissão, colocando tudo na balança e percebendo se, para você, vale a pena enfrentar certos desafios para ter certas vantagens. Assim, o perfil de cada é um muito importante para essa decisão. 

 

Todavia, em relação ao potencial do mercado segurador e às oportunidades de trabalho, podemos dizer que ser corretor de seguros em 2024 é algo a se considerar, principalmente para quem se vê na profissão e acredita que se encaixaria bem no mercado.

 

Decidi ser um corretor de seguros!

Se você já se decidiu em ser um corretor de seguros, então vamos para os próximos passos:

 

 

Picture of Redação Agger

Redação Agger

A Agger, com mais de 29 anos de mercado, é a maior plataforma de gestão e cotações de seguros no Brasil. Oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras, transformando a distribuição de seguros no Brasil. Unindo tecnologia, experiência e conhecimento especializado, sua plataforma oferece cotações, controle de apólice e comissões, cálculos e outros serviços, com informações rápidas, diversas e confiáveis, em mais de 14 ramos de seguros.

Talvez você goste

Multicálculo de seguros: Entenda como utilizar no dia a dia [UPDATED]

Marketing digital para vender seguros online

Controle de sinistro: como fazer uma gestão eficiente

Funil de vendas: o que é e como potencializá-lo com multicálculo?

Conheça o Aggilizador Agger.
plugins premium WordPress