Sua corretora de seguros está com o crescimento estagnado? Está se sentindo oprimido pela concorrência cada vez mais acirrada? Sente que os clientes estão cada vez mais exigentes? Acredite, essas queixas são comuns entre os corretores de seguros. No entanto, o mercado de seguros ainda tem muito potencial de crescimento.
O Brasil ocupa apenas a décima sétima posição no ranking mundial de mercado de seguros (Swiss Re Institute). Países de primeiro mundo têm um crescimento mais lento se comparado a países em desenvolvimento, como o Brasil, por exemplo, onde ainda há espaço para crescimento. Quanto mais a economia do país cresce, mais bens são adquiridos e por consequência mais bens precisam ser assegurados. Além disso, ainda não é cultural do brasileiro, assegurar bens que não sejam automóveis, no entanto, o brasileiro também tem mudado a sua maneira de pensar em relação a proteção de bens.
Muitos brasileiros não sabem que é possível assegurar determinados bens, assim como muitos corretores de seguros acabam não se interessando em trabalhar com ramos diversos por acreditar que terá muitos poucos clientes provenientes daquele ramo. No entanto, se você corretor de seguros, souber trabalhar os ramos com sabedoria, será possível crescer sua corretora de seguros de maneira horizontal, ou seja, expandindo os ramos de atuação da sua corretora de seguros e ficando cada vez menos dependente do seguro auto, afinal, nunca foi interessante depositar os ovos numa mesma cesta, não é mesmo?
Expandindo os ramos de atuação da minha corretora de seguros
O segredo para fazer uma expansão inteligente é a análise do mercado que você está inserido. Vamos a alguns exemplos para que fique claro.
Seguro pecuário
Imagine que você é um corretor de seguros que atua em uma região onde as fazendas de gado são atuantes. Nesse caso é interessante que você ofereça seguro pecuário.
Seguro celular e notebook
Se você é um corretor de seguros que atua em grandes cidades, principalmente em locais onde há um índice grande de roubo de celulares e notebooks, você pode oferecer seguros para proteção desses bens. Veja no gráfico abaixo o número de celulares furtados só na cidade de São Paulo com detalhamento por região. Seu cliente mora ou trabalha nessas regiões? Ele sabe a quantidade de furto de celulares? Pois você pode usar suas redes sociais para divulgar esses números que certamente passam despercebidos pelo seu cliente, mas que podem servir de argumento de venda de um seguro dessa natureza.
Além disso, você consegue fazer divulgação paga nas redes sociais divulgando este seguro somente na região que deseja, que são conhecidas como propaganda por geolocalização. Imagine uma pessoa vendo sua propaganda utilizando o celular na rua enquanto caminha e percebe que a qualquer momento pode ser mais uma vítima a inflar esse gráfico?
Seguro de equipamentos industriais
Ampliando ainda mais a nossa lista de exemplos, caso você seja um corretor de seguros que mora perto de parques industriais, certamente atuar com seguros para proteção de equipamentos industriais faz sentido.
Perceba que independente da onde você atua, seja em uma cidade grande ou uma cidade do interior, existe algum mercado em potencial que precisa ser assegurado. Estude esse mercado, mapeie os principais clientes e faça a apresentação do seguro, seja através de uma prospecção ativa ou por propagandas por geolocalização como citado acima. Para apresentação deste seguro, não deixe de usar dados que confirmem o alto índice de roubos da região, ou então de possíveis perdas que aquele cliente possa ter caso seu bem seja subtraído ou danificado. É necessário que ele se convença que o seguro é um benefício e não um dinheiro jogado fora.
E não menos importante, é necessário que você, corretor de seguros, tenha uma ferramenta de multicálculo que atenda a diversos ramos, afinal, se você está pensando em crescer você também precisa de uma ferramenta que suporte esse crescimento. A ferramenta multicálculo da Agger atende a 14 ramos. Clique aqui e faça seu teste por 30 dias totalmente gratuito.
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