fbpx

Faça o planejamento da sua corretora de seguros

Faça o planejamento da sua corretora de seguros

Índice

Vivemos num mundo VUCA. Sabe o que significa? Um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. Nesse mundo, planejar parece que perde o contexto, pois tudo amanhã pode mudar. 

 

Mas, a verdade é que o contexto de “planejamento” mudou. Antes as empresas preparavam um ano todo de planejamento e seguiam à risca aquilo que estava planejado. Hoje, as empresas continuam planejando o ano, mas o que mudou é que as empresas precisam estar mais atentas e abertas às mudanças. Se adaptar e ser flexível é extremamente importante no mundo VUCA. 

 

Outras empresas já preferem fazer planejamentos trimestrais ou semestrais. Definir o tempo do planejamento de sua corretora de seguros depende de algumas variáveis, como, por exemplo, a fase em que está seu negócio. Em negócios maduros às mudanças costumam ser menores, então o planejamento anual parece fazer mais sentido, já em negócios novos às mudanças são mais contínuas, por isso planejamentos curtos podem fazer mais sentido.

 

Além de entender o tempo de duração do planejamento, é importante entender o que exatamente planejar?

 

O primeiro passo é você ter uma ou mais metas. Essa meta funciona como o objetivo final a ser alcançado e o planejamento define o caminho ou possíveis caminhos que você irá percorrer até chegar a esse objetivo. Pense em um planejamento de uma viagem, por exemplo. Você primeiramente escolhe seu destino (meta) e então planeja o caminho (como chegar lá). Você pode escolher diversas datas, meios de transporte, o que levar, checa a temperatura e documentos e tudo isso faz parte do planejamento da viagem. Se você planejar mal ou não planejar, poderá ter problemas com gastos desnecessários, além de outras surpresas desagradáveis como, por exemplo, não ter local para se hospedar, não conseguir visitar aquele lugar favorito por falta de reserva, entre outros. Na empresa funciona da mesma forma, não adianta estipular uma meta se o planejamento não for adequado.

 

Geralmente as empresas escolhem o final do ano para começar a planejar o próximo ano. Existem empresas que já tem os próximos anos todos planejados. Mas se você ainda não fez o planejamento da sua corretora de seguros, corre que ainda dá tempo!

 

Os tipos de planejamento

O planejamento se divide em: estratégico, tático e operacional. Vamos utilizar outra analogia para explicar esse ponto. Agora pense em um time de futebol. O técnico faz o planejamento estratégico, ou seja, define em linhas gerais quais serão os jogadores que entrarão em campo, aonde eles irão se posicionar, e quais as possíveis jogadas eles podem realizar. Quando o time entra em campo, o técnico se posiciona ao lado do campo como um maestro para orquestrar o planejamento tático. O planejamento tático é aquele que liga o planejamento estratégico ao operacional, ou seja, ele vai tentar garantir que aquele planejamento inicial de fato funcione no campo. E quem planeja e executa o plano operacional, acabam sendo os jogadores, estes, sim, fazem parte da operação. Apesar de todos os ensaios de jogadas e da estratégia geral definida, se a operação não é bem executada o time pode perder o jogo. 

 

Veja que o mesmo funciona com uma empresa. Geralmente o presidente e diretores definem o planejamento estratégico, ou seja, definem em linhas gerais onde a empresa quer chegar (tipos de clientes, áreas geográficas para possíveis expansões, áreas da empresa). Os gerentes são responsáveis pelo plano tático, ou seja, eles devem garantir que o seu time opere conforme o plano estratégico da companhia. Já quem está na operação deve agir no dia a dia a fim de garantir que no final o que foi executado está em conformidade com o que estava planejado. A resposta do “como” vamos chegar lá, é geralmente respondida no plano operacional, já “onde” devemos chegar, no plano estratégico. Quem está à frente do negócio não tem foco nos detalhes da operação no dia a dia, mas sim, numa visão almejada da companhia (visão futura). Quem está na operação já deve olhar os detalhes e entender o que precisa ser feito hoje para garantir que no fim a companhia esteja onde o planejamento estratégico almejou. 

 

Já o mercado funciona como o oponente no jogo de futebol, ou seja, apesar de tudo devidamente planejado, pode ser que nada funcione porque o mercado mudou, e o time que mais conseguir entender essas mudanças e se adaptar a elas poderá ser o campeão. Por isso, que assim como no jogo, constantemente as empresas mudam seu quadro de funcionários fazendo demissões e aquisições necessárias para garantir que no final, a empresa realmente atinja sua meta.

 

A importância do planejamento

Agora você já deve ter percebido o quão é importante o planejamento. Se o time de futebol tem um planejamento estratégico mal elaborado pelo técnico, o time perde. Se, o técnico, por sua vez, faz bem o seu trabalho, mas não consegue fazer com que seu time entenda o que ele quer, o time perde. E por sua vez, se os próprios jogadores não tiverem um bom desempenho, o time perde. Se o jogo mudar e o time não se adaptar, perde também.

 

Segundo o SEBRAE, 50% das empresas vão à falência nos cinco primeiros anos de vida. A grande maioria inicia as atividades já operacionalizando, ou seja, a mesma coisa que um time de futebol que entra no campo sem ensaiar às jogadas e pior, sem sequer saber como e onde chegarão. Você já imagina o desastre que seria esse time no campo, né? E por que com as empresas seria diferente?

 

Portanto, arregace as mangas e mãos à obra! Reúna seu time e comece hoje o planejamento estratégico da sua corretora de seguros. Coloque seus jogadores em campo devidamente preparados.

Gostou dessas dicas? Então não deixe de acompanhar o Blog Agger que está sempre atualizado com dicas para você corretor de seguros.

Picture of Redação Agger

Redação Agger

A Agger, com mais de 29 anos de mercado, é a maior plataforma de gestão e cotações de seguros no Brasil. Oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras, transformando a distribuição de seguros no Brasil. Unindo tecnologia, experiência e conhecimento especializado, sua plataforma oferece cotações, controle de apólice e comissões, cálculos e outros serviços, com informações rápidas, diversas e confiáveis, em mais de 14 ramos de seguros.

Compartilhe esse artigo

Tags

Talvez você goste

Seguros on-line: confira 6 estratégias de venda

Branding para corretoras de seguros

Lista de Cursos SUSEP para você fazer

Qualificação de prospect para corretores de seguros

Conheça o Aggilizador Agger.
plugins premium WordPress