fbpx

Gestor de Seguros: Saiba estratégias de como manter a equipe engajada e produtiva

gestor de seguros equipe engajada como ter uma

Índice

O gestor de seguros tem diversas funções em sua rotina de trabalho que visam a comercialização de seguros, como prever riscos, criar políticas de ações, entre outras coisas. Mas um bom gestor precisa, também, engajar sua equipe a fim de mantê-la produtiva e potencializar os resultados, alcançando objetivos cada vez mais altos. 

Mas você sabe como um gestor de seguros pode manter uma equipe engajada?! A seguir, confira estratégias que podem revolucionar o trabalho do gestor a partir do incentivo ao engajamento da equipe!

gestor de segurosequipe engajada como ter uma
Saiba como o gestor de seguros pode manter uma equipe engajada. | Foto: Pexels.

 

Gestor de Seguros: Importância de se ter uma equipe engajada 

A expressão “vestir a camisa da empresa” é bastante comum no mercado, mas muitas empresas não entendem seu verdadeiro significado. Um profissional engajado é justamente esse que “veste a camisa” do local onde trabalha, mas ele faz isso porque construiu uma relação com a empresa, tendo prazer em realizar suas funções com motivação, desejando contribuir para a melhoria e o alcance de metas da empresa. 

Assim, a importância de ter uma equipe engajada é justamente potencializar os resultados do trabalho, aumentando a produtividade, a qualidade do trabalho, já que esse profissional está motivado a dar seu melhor, e a cooperação para alcançar metas e melhorias para a empresa de maneira geral. 

No entanto, é importante destacar que o engajamento da equipe não é algo espontâneo, mas precisa ser incentivado pela empresa, que deve estreitar a relação com seu funcionário, a fim de que ele realmente se sinta parte do ambiente que está inserido. E aí entra o gestor de seguros, que precisa implementar estratégias que incentivem o engajamento da equipe. 

Gestor de Seguros: Benefícios de uma equipe engajada 

Para além de aumentar a produtividade, uma equipe engajada traz diversos outros benefícios para o funcionamento da empresa. É por isso, que o gestor de seguros que busca ter sucesso não pode negligenciar o engajamento de sua equipe. Veja a seguir 3 benefícios de ter uma equipe engajada: 

Motivação para realizar tarefas 

Uma das principais consequências do engajamento é a motivação. Quando um profissional está inserido em um local de trabalho que se sente confortável, ele tende a se sentir mais motivado a realizar suas tarefas. Quando falamos de conforto, podemos pensar nas mais diversas maneiras que um profissional pode se sentir bem no local de trabalho, tanto em aspectos físicos, em que se tem um ambiente acolhedor e confortável, quanto em aspectos psicoemocionais, no qual é possível despertar um conforto que cause a sensação de pertencimento ao local. 

Esse profissional que sente que é importante para a empresa, vê-se motivado para fazer suas funções, o que vai refletir nos resultados tanto em aspectos qualitativos como quantitativos.

Retenção de talentos 

Ao criar um laço com um profissional que se sente parte da empresa e se vê engajado em trabalhar neste local, a empresa conquista mais um benefício: a retenção de talentos. Isto quer dizer que ela conquista bons profissionais, que, por estarem motivados, entregam seus melhores resultados e, como esses profissionais estão engajados e gostam de seu trabalho, a empresa consegue manter uma equipe talentosa e competente. Com isso, evita-se a perda de bons profissionais que deixam as empresas por não terem sido valorizados.

Redução de custos 

Uma equipe engajada apresenta resultados melhores tanto em aspectos qualitativos como quantitativos, assim como já citamos. Por conta disso, há uma melhora significativa da produtividade. Com isso, é possível evitar o excesso de despesas com diversos profissionais, uma vez que mais vale uma equipe engajada que entregue toda a sua potencialidade do que uma equipe grande que entrega pouco de si por não estar motivada. 

Assim, um dos benefícios de manter uma equipe motivada é justamente reduzir os custos, uma vez que se tem profissionais competentes que entregam seu máximo e elevam os resultados da empresa. 

Gestor de Seguros: Como engajar a equipe 

Agora que já falamos sobre a importância e os benefícios de manter uma equipe engajada, vamos explorar as estratégias que podem ajudar o gestor de seguros nessa missão. Veja: 

Cultura organizacional com base em engajamento 

Toda empresa precisa ter sua cultura organizacional, que nada mais é que um conjunto de valores e características da dinâmica de políticas internas de uma empresa. É importante, entretanto, que essa cultura organizacional tenha uma base engajada. 

Isso quer dizer que o engajamento precisa ser enraizado nos valores da empresa e as lideranças, no caso aqui o gestor de seguros, precisa dar exemplo a equipe. Por isso, todas as suas atitudes dentro da empresa devem ser exemplo de engajamento para inspirar a equipe.

Valorize os indivíduos 

Uma pesquisa científica mapeou a satisfação de trabalhadores com seus respectivos empregos e mostrou que 37% dos trabalhadores entrevistados não estavam satisfeitos com o atual emprego, enquanto apenas 9% responderam estar satisfeitos. 

A falta de satisfação é um grande empecilho para alcançar o engajamento da equipe e aumentar os resultados. Diversos fatores estão atrelados a essa insatisfação e um deles é a falta de valorização dos funcionários por parte da empresa. 

Por isso, valorizar os profissionais é essencial para estimular a motivação. Entre práticas que podem valorizar o profissional podemos citar exemplos como reconhecimento a partir de práticas como feedbacks positivos, bonificações, comemorações de conquistas, agradecimentos, etc. 

Assim, a valorização dos profissionais está entre um dos pilares mais importantes para que a equipe vista a camisa da empresa e demonstre engajamento.

Busque boas lideranças 

Mais uma estratégia que pode ser aplicada para melhorar o engajamento é a escolha adequada de lideranças. Apesar do gestor de seguros estar em uma posição de liderança, a organização de uma empresa se dá em diversos níveis de liderança. Por isso, não adianta ter uma liderança boa se as pessoas que ocupam outros níveis de liderança não agem como deveriam. 

Assim, é importante buscar lideranças que possam ajudar a alcançar os objetivos da empresa e, principalmente, que também estejam engajadas e, além de dar exemplo, saibam adotar estratégias que ajudem a estimular o engajamento da empresa. 

 

Gestor de Seguros: O que pode vir com a falta de engajamento 

Como citamos ao longo deste texto, o engajamento traz diversos benefícios e é muito importante para potencializar os resultados da empresa. Mas e quando não se tem engajamento, quais seriam as consequências para a empresa? Confira algumas delas: 

Falta de produtividade 

Um profissional que não está engajado apenas exerce suas funções sem motivação e prazer. Por isso, o rendimento fica bem abaixo quando comparado a um profissional engajado. Assim, ele faz o “básico” e, por não se sentir reconhecido e valorizado, não é estimulado a entregar todo o seu potencial. Assim, uma empresa que não tem uma equipe engajada não consegue explorar todo o potencial de sua equipe e não conquista uma empresa com boa produtividade. 

Baixa integração da equipe 

Uma empresa que não estimula o engajamento da equipe pode acabar construindo uma atmosfera de trabalho ruim, em que há pouca integração dos funcionários, dando abertura, muitas vezes, para desentendimentos e a sensação de não pertencimento. 

Falta de reconhecimento da empresa no mercado 

Quando os profissionais não são engajados pela empresa, eles podem acabar saindo frustrados da equipe, por motivos como a falta de valorização. A saída recorrente de profissionais da sua empresa, que, muitas vezes, permanecem na equipe por pouco tempo e ainda saem frustrados, pode causar uma imagem ruim da empresa no mercado de atuação. Essa má impressão ainda pode prejudicar o engajamento de futuros profissionais e até em negociações. 

Gostou de saber mais sobre a importância do gestor de seguros manter uma equipe engajada?! Para mais conteúdos como esse, acesse aqui.

Picture of Redação Agger

Redação Agger

A Agger, com mais de 29 anos de mercado, é a maior plataforma de gestão e cotações de seguros no Brasil. Oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras, transformando a distribuição de seguros no Brasil. Unindo tecnologia, experiência e conhecimento especializado, sua plataforma oferece cotações, controle de apólice e comissões, cálculos e outros serviços, com informações rápidas, diversas e confiáveis, em mais de 14 ramos de seguros.

Talvez você goste

7 cursos gratuitos para carreira em seguros [UPDATED]

Eventos do Mercado de Seguros em 2024

Gestor de Seguros: Saiba estratégias de como manter a equipe engajada e produtiva

LGPD para corretores de seguros: como a lei afeta o mercado segurador

Conheça o Aggilizador Agger.
plugins premium WordPress