A vida das pessoas já está sendo modificada com a popularização da IA, e para as corretoras de seguros não é diferente.
O cotidiano do mercado segurador com a inteligência artificial teve seu avanço acelerado e mudanças drásticas, como a recomendação de produtos do setor para o cliente e a cotação de seguros.
Confira nosso artigo e entenda como a IA no mercado de seguros está gerando transformações no setor, democratizando e trazendo novidades em 2024.
IA no mercado de seguros: oportunidades e desafios para corretores
A IA no mercado de seguros muda a experiência do cliente e insere as empresas do segmento nessa transformação digital.
As ferramentas vão sendo popularizadas, facilitando processos e ficando disponíveis para um número cada vez maior de negócios, gerando expectativas de crescimento para empresas de diversos portes, provando o impacto da IA no mercado de seguros.
Por isso, entenda como a IA no mercado de seguros está gerando transformações também nesse nicho, democratizando e trazendo novidades em 2024.
A ascensão da IA no mercado de seguros
O cotidiano do mercado segurador com a inteligência artificial teve seu avanço acelerado e mudanças drásticas, como a recomendação de produtos do setor para o cliente e a cotação de seguros.
Então, o mercado de seguros opera fazendo emissões de apólices e outros processos com inteligência artificial, lidando com uma quantidade enorme de dados em todas as etapas da cadeia de valor de seguros. Enquanto isso, a interação com o consumidor é a maior beneficiária nesse processo todo.
Como a utilização de IA irá influenciar na oferta e na precificação de produtos
A precificação de apólices, com personalização, pareceres assertivos e outros retornos positivos são possíveis com o uso da IA. Veja impactos diretos da inteligência artificial que beneficiam o consumidor final também.
Cross-sell inteligente
Essa estratégia está diretamente ligada ao futuro do seguro usando a personalização e a segmentação nas vendas.
Por isso, a inteligência artificial está revolucionando o setor de seguros. Com o uso de redes neurais e aprendizado de máquina, é possível fazer vendas cruzadas, como o cross-sell, por causa da melhora na segmentação do perfil de clientes e leads.
Assim, as empresas compreendem os clientes de modo que conseguem vender mais oferecendo soluções complementares.
Novos modelos de precificação
A IA no mercado de seguros auxilia na precificação em alguns ramos de negócios das seguradoras e na precificação de produtos e serviços, trazendo agilidade e precificando de forma mais adequada, investindo em tecnologia.
Logo, as empresas mudam processos para reagir em tempo real, revisando taxas e transformando cenários com o uso da Big Data também para promover essas transformações.
Big Data e inteligência competitiva
A IA faz o trabalho pesado no ramo de seguros ao analisar riscos com o uso intensivo da tecnologia, adotando sistemas que cruzam os dados, como a Big Data.
Ou seja, baseando-se na análise de dados, é possível traçar cenários na medição de riscos olhando para fontes externas de dados georreferenciados a fim de precificar apólices e criar novos produtos.
Sensoriamento Remoto
Reduzir a incerteza na regulação de sinistros do mercado de seguros fazendo análises de monitoramento de risco está associado a análise de dados também com o uso de tecnologia como drones e radares, por exemplo.
Assim, analisar dados de sensores usando essas tecnologias possibilita calcular riscos com a contribuição do sensoriamento remoto para a tomada de decisão.
Dessa forma, o sensoriamento remoto pode identificar riscos de sinistros de forma objetiva.
Benefícios da utilização da IA na redução de custos
As empresas de seguros melhoram a produtividade e as relações com clientes usando a tecnologia e, também, sua eficiência.
Isso porque a IA reduz custos e ainda torna o processamento de solicitações de seguros mais rápido.
Entenda como os custos diminuem enquanto o trabalho dos agentes de empresas de seguros também se torna mais eficiente, agradando a clientes e com impacto no preço das apólices.
Regulação de sinistros
As novas tecnologias permitem a regulação de sinistros com uma análise mais precisa, eficiente e detalhada da avaliação de riscos mediante as condições do mercado.
A IA analisa uma grande quantidade de dados e informações, com histórico de sinistros e informações do segurado, possibilitando decisões mais assertivas por causa da tecnologia.
Assim, com base nessa análise, plataformas que preveem riscos permitem a regulação de sinistro de maneira muito mais precisa e subscrição de risco.
Prevenção de fraudes
A análise de dados também ajuda a detectar fraudes, reduzindo as chances de que elas ocorram em tempo real devido à sinalização de transações suspeitas.
Logo, a IA e o machine learning verificam casos de ocorrências anteriores, a consistência das informações e alimentam a máquina com esses dados fornecidos, aprendendo com o perfil das ocorrências ao longo do tempo.
Quais são os desafios na adoção plena da IA no mercado de seguros?
Ao adotar a IA, o mercado brasileiro enfrenta desafios como gargalos na cultura organizacional que dificultam o alinhamento estratégico e a colaboração de todos os setores da empresa.
Veja como superá-los usando a inteligência artificial para transformar os desafios em soluções ao alinhar a inovação com a cultura da empresa, gerando maior eficiência estratégica para as empresas do mercado brasileiro.
Quantidade de dados armazenados
A IA precisa de uma grande quantidade de dados para fazer o trabalho pesado de treinar modelos de aprendizagem de máquina e, a partir desses dados compilados, ajudar na tomada de decisão.
Por isso, a aplicação da IA apresenta um grande impacto nas decisões de um seguro contra riscos e na operação das seguradoras.
Segurança e privacidade
As questões de segurança e privacidade são essenciais para garantir o uso dos dados de clientes de forma ética.
Ou seja, é importante as boas práticas de uso para que não haja riscos ao cliente e para ter informações de qualidade que vão além da segurança de dados, um fator fundamental para as companhias seguradoras. Afinal, os modelos desenvolvidos são bem treinados enquanto protegem adequadamente os dados dos clientes.
Alinhamento cultural
Para adotar a inteligência artificial no mercado de seguros, essa transformação digital exige uma mudança cultural também.
As práticas são de evolução contínua rumo à promoção de uma cultura colaborativa, colhendo os benefícios da IA com conhecimento técnico e o alinhamento cultural para entender como a tecnologia deve ser avaliada.
A IA ajuda empresas que fortalecem sua cultura organizacional e usam as estratégias de IA para melhorar a produtividade.
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O mercado de seguros está em constante evolução, portanto escolha falar com um de nossos especialistas para superar os desafios impostos pela novidade e inovação das novas tecnologias, conhecendo nossos produtos para corretoras de seguros.