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O corretor deve avisar sobre o fim da vigência do contrato?

imagem simbolizando a segurança e tranquilidade oferecidas pelos seguros

Índice

O seguro é uma ferramenta vital para garantir tranquilidade e proteção financeira em diversos cenários. Afinal, quem não deseja ter a certeza de que, diante de imprevistos, haverá um respaldo?

Entretanto, existe um aspecto que, muitas vezes, é um ponto de dúvida entre vendedores e corretores de seguros: a renovação do contrato de seguro. E surge a pergunta: será que as seguradoras ou os corretores de seguros têm a obrigação de alertar seus clientes quando o contrato estiver prestes a expirar? Neste artigo, explicamos essa e outras questões essenciais. Boa leitura!

Avisar ou não o segurado sobre o final de vigência do contrato?

A vigência do contrato, por padrão, é de 12 meses. Assim, ao fim desse período, a cobertura cessará, já que a maioria dos contratos não tem cláusula de renovação automática. Portanto, o segurado precisa estar ciente de que, após esse prazo, é preciso renovar sua apólice de seguro para manter a proteção.

A questão central é: quem deve alertar o segurado? Em grande parte dos contratos, a responsabilidade de renovação é do segurado. Isso significa que não há uma obrigatoriedade formal do corretor de seguros ou da seguradora de comunicar sobre o fim da vigência.

Entretanto, como corretor de seguros, informar proativamente seus clientes pode ser um diferencial no seu serviço, garantindo assim a satisfação e a fidelização do consumidor.

O que diz a SUSEP?

A Circular SUSEP nº 251, de 15 de abril de 2004, provê orientações relativas à aceitação de propostas e ao início da vigência da cobertura em contratos de seguro, entre outras disposições. Entretanto, essa regulamentação não especifica claramente a responsabilidade do corretor de seguros em comunicar ao segurado, como no caso de um término do contrato de seguro.

É válido ressaltar que a interação entre corretor de seguros e segurado se baseia em valores de clareza e integridade, envolvendo o compartilhamento de informações precisas e oportunas. Ainda assim, a regulamentação específica sobre a notificação do fim da vigência do contrato por parte do corretor de seguros não é explicitada nesta circular.

Como abordar o cliente para renovação do contrato?

Como visto anteriormente, a Circular SUSEP nº 251/2004 não detalha especificamente a obrigação de o corretor de seguros avisar seu cliente sobre o final da vigência do contrato de seguro. Contudo, o mercado de seguros trabalha sob princípios fundamentais como transparência, ética e boa-fé.

Dessa forma, mesmo não havendo uma obrigatoriedade expressa, a notificação pode se tornar uma prática essencial para a fidelização e a satisfação do cliente. Mas como realizar essa abordagem de maneira eficaz? Abaixo, detalhamos pontos cruciais sobre como abordar o cliente para a renovação do contrato.

Antecipe-se e planeje suas ações

A antecipação é a chave para uma abordagem de renovação bem-sucedida. Afinal, deixar tudo para a última hora pode gerar estresse pela pressa, o que, consequentemente, acaba comprometendo a confiança do cliente. Portanto, estabelecer uma estratégia de renovação com antecedência é fundamental para assegurar uma transição suave.

Com o avanço da tecnologia, diversas ferramentas estão à disposição dos corretores de seguro. Utilizar recursos, como calendários virtuais, apps de organização de atividades e, especialmente, plataformas de gestão pode ser extremamente útil. Eles ajudam a programar lembretes, garantindo que nenhuma data ou tarefa importante seja esquecida.

Além disso, é essencial manter as informações e documentações dos segurados atualizadas. Lembre-se de que uma renovação pode demandar dados recentes ou documentos adicionais. Antecipando-se, você minimiza a possibilidade de atrasos ou contratempos.

Portanto, ao adotar uma abordagem planejada, o corretor de seguros não só facilita o processo de renovação para o cliente como também apresenta uma imagem de profissionalismo e dedicação, fortalecendo a confiança na relação profissional.

Personalize o atendimento ao consumidor

Na era digital, os consumidores recebem constantemente ofertas padronizadas. Destacar-se nesse cenário, portanto, acaba exigindo uma abordagem personalizada. Para o corretor de seguros, isso não se limita a simplesmente chamar o cliente pelo nome; envolve entender profundamente suas necessidades e expectativas.

Para começar, revisite as interações anteriores com o segurado. Ao se referir a conversas passadas ou detalhes específicos da apólice anterior, você mostra que valoriza a relação individual com cada cliente. Adicionalmente, esteja atento às informações que o segurado compartilhar voluntariamente sobre mudanças em sua vida que possam influenciar suas necessidades de seguro.

Por exemplo, se o cliente mencionar que comprou um novo imóvel ou fez alguma mudança significativa, essa é uma oportunidade para discutir coberturas relevantes. A chave é sempre basear suas recomendações nas informações que o cliente escolheu compartilhar com você, garantindo também que ele se sinta respeitado e compreendido em todas as interações.

Ofereça valor, não apenas preço

No cenário competitivo de seguros, é comum que a discussão sobre renovação de apólices seja direcionada quase exclusivamente ao preço. Mesmo que os gastos tenham grande importância, priorizá-los exclusivamente pode transformar a relação com o cliente em uma simples troca monetária.

Sendo assim, ao abordar o cliente, é fundamental destacar como o seguro oferecido vai ao encontro das necessidades individuais dele, proporcionando segurança, tranquilidade e proteção para diferentes aspectos da sua vida.

Portanto, em vez de se concentrar em descontos ou em como seu preço é competitivo, concentre-se nas características exclusivas da apólice que você está oferecendo. Pode ser uma cobertura mais abrangente, um atendimento ao cliente excepcional ou benefícios adicionais que vão além da apólice padrão.

Conte com a tecnologia a seu favor

Na atualidade, marcada pelo avanço digital, os corretores de seguros que incorporam a tecnologia ao seu cotidiano não só melhoram seus procedimentos como também enriquecem a interação com seus clientes.

O uso de sistemas de gestão como o Aggilizador é uma escolha acertada. Com ele, você pode registrar e acompanhar todas as interações, garantindo um atendimento mais personalizado.

Com o Aggilizador, você pode não apenas lembrar datas de renovação, mas também acessar informações sobre preferências, feedbacks anteriores e detalhes de apólices passadas. Além do Aggilizador, ferramentas como aplicativos de organização e plataformas de gestão podem ser grandes aliados.

A tecnologia pode até mesmo ser uma aliada na hora de apresentar propostas. Em vez de enviar documentos físicos ou longos e-mails, considere utilizar plataformas de apresentação on-line ou até mesmo videoconferências para explicar detalhes da apólice. Isso moderniza sua abordagem e permite um diálogo mais interativo e esclarecedor.

Dicas extras: como abordar o cliente para a venda de novos produtos no momento da renovação?

A hora de renovar uma apólice de seguro é mais do que um simples procedimento, é uma chance valiosa para aprofundar o vínculo com o cliente e introduzir ofertas que possam suprir outras demandas que ele tenha.

Entretanto, é fundamental tratar o tema com sensibilidade e planejamento, assegurando que a proposta seja pertinente e acolhida positivamente. Pensando nisso, também trouxemos abaixo algumas dicas para abordar seu cliente de maneira eficaz.

Conheça o perfil do cliente

Para oferecer produtos e serviços que realmente ressoem, é vital ir além do superficial. Entenda as emoções, aspirações e preocupações que motivam seu cliente. O que ele realmente valoriza? Quais são suas principais inseguranças ou seus desejos?

Ao conhecer profundamente seu perfil — não apenas seu histórico, mas também suas aspirações e medos —, você estará em posição de oferecer soluções que realmente se alinham ao que ele busca e precisa.

Destaque os benefícios

Ao apresentar um produto, não se atenha apenas às suas características técnicas. Pense no valor tangível que ele traz à vida do cliente. Se um produto oferece assistência 24/7, por exemplo, vá além de mencionar essa especificidade.

Fale sobre a tranquilidade de saber que, em qualquer adversidade, o cliente não estará sozinho. Ao transformar características em experiências e benefícios tangíveis, você conecta o produto às reais necessidades e aos desejos do consumidor.

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Gostou dessas dicas? Então não deixe de acompanhar o Tô por Dentro que está sempre atualizado com dicas para você corretor de seguros.

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Redação Agger

Há 30 anos no mercado, a Agger, parceira de corretores com a maior plataforma de gestão e cotações de seguros do Brasil, é uma empresa líder em número de clientes e em geração e análise de dados de seguros. A empresa, que está presente em 95% dos municípios brasileiros, oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras e está transformando a distribuição de seguros no Brasil. Por meio da Plataforma Agger, que atende um terço dos corretores ativos no Brasil, possui mais de 13 mil clientes e uma base de mais de 62 mil usuários, realizando mensalmente mais de 48 milhões de cotações de seguros. Além disso, a empresa atua em 14 ramos de seguros e 36 seguradoras credenciadas.

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