fbpx

O que todo corretor de seguros iniciante precisa saber

Índice

Você está interessado em iniciar no mercado de seguros? Então nesse artigo você vai poder descobrir quais são seus primeiros passos nessa carreira.

Vale a pena ser corretor de seguros?

A resposta é que sim. O mercado de seguros ainda tem 3,6% de participação no PIB, contra 6 a 10% observado em mercados maduros. (SUSEP – 11º RELATÓRIO DE ANÁLISE E ACOMPANHAMENTO DOS MERCADOS SUPERVISIONADOS – MAIO 2023). O Brasil ocupa a décima sétima posição no ranking mundial de mercado de seguros. (SWISS RE INSTITUTE). O setor teve um crescimento deve ter um crescimento em 17,7% para o segmento de automóveis em 2024 (CNSEG).

Como iniciar nesse mercado

  • Através da formação no mercado

Para se tornar corretor de seguros, você precisa cumprir algumas regras, são elas:

Regras:

Quer saber o passo a passo detalhado da SUSEP? Confira aqui.
O tempo para cumprir a aprovação no exame depende da sua dedicação diária nos estudos. Você pode fazer esse processo durante 30 dias, desde que tenha pelo menos 4 horas de dedicação aos estudos por dia. 

  • Como angariador

Caso você não queira iniciar logo pelo exame e cadastro, você pode atuar como angariador. O angariador atua junto a um corretor de seguros formado, e é uma oportunidade de aprender e atuar dentro do mercado sem necessariamente investir tempo e dinheiro para a certificação. É um ótimo caminho, pois muitos corretores de seguros podem investir na certificação e depois descobrir que não é aquilo que realmente gostariam de exercer.
O angariador atua exercendo todas as atividades do corretor de seguros formado e então a comissão pode ser dividida. Em torno gira entre 50%-50% ou 60%-40%.
Um dos receios das corretora de seguros e corretores de seguros formados é que o angariador roube sua carteira de clientes. Portanto, caso você queira iniciar como angariador, sugerimos que você deixe claro que essa não é sua intenção e um contrato pode resolver esse receio.
Veja que essa é uma ótima oportunidade de trabalho Home Office, pois você só precisa de um computador, celular e acesso a internet. Procure corretoras de seguros da sua região e ofereça seu trabalho, mostrando sempre profissionalismo. Para a corretora de seguros será bom, pois você poderá ser uma nova fonte de captação de clientes, sem que ela precise investir um valor inicial. O seu resultado financeiro vai ser proporcional ao seu esforço.

  • Desenvolvendo parcerias

Outra forma de iniciar é fazendo parcerias, ou seja, você pode atuar como corretor de seguros em saúde e o seu parceiro em auto, por exemplo. Assim vocês compartilham da mesma carteira e podem comercializar produtos diferentes.

  • Trainee

O mercado ainda está carente de bons corretores de seguros, por isso, existem corretoras de seguros que inclusive investem na formação de novos corretores de seguros oferecendo um salário base e treinando esse corretor de seguros na profissão.

Quanto ganha um corretor de seguros?

Veja que essa é uma profissão para quem tem coragem, pois os resultados são proporcionais ao seu esforço. Não é um emprego, mas sim, uma carreira.Se você está disposto a ter seu resultado financeiro proporcional ao seu esforço, então você pode ser um corretor de seguros. A comissão pode ficar entre 40% para seguro residencial e 25% para auto, ou seja, você pode observar que a comissão varia muito entre o ramo de atuação do seguro.  A natureza da comissão varia também entre pessoa física e jurídica. Se você quiser mais detalhes, pode conferir em nosso artigo sobre remuneração.

Extra

Além dos requisitos da área, o corretor de seguros iniciante pode:

  • Abrir um CNPJ

É possível atuar como pessoa física através da emissão de RPA (Recibo de Pagamento Autônomo). No entanto, a retenção de impostos é de 27,5%, enquanto a tributação pelo Simples pode girar em torno de 6%.

  • Investir na criação de uma marca e marketing digital

Para a captação de clientes, é necessário que esse corretor de seguros tenha formas  de captação de novos clientes. O Marketing Digital é uma excelente forma de captação de prospects (possíveis clientes). Para investir nos canais digitais, como redes sociais, links patrocinados e ademais, é necessário ao menos ter uma marca. A marca além de ajudar na captação dos clientes, também ajuda na fidelização e mostra profissionalismo. Aqui no nosso blog temos diversos artigos sobre o tema.

  • Investir em sistemas

Geralmente as profissões home office ou que trabalham com um certo nível de digitalização, exigem investimento em sistemas. E é o caso da profissão de corretor de seguros. No nosso blog sempre falamos sobre o tema da tecnologia, pois esse permeia essa profissão. Sistemas que facilitam na cotação, como por exemplo, o Aggilizador, ou o Gestor, que facilita na administração da corretora de seguros são importantes. Demais sistemas que ajudam na gestão do cliente no dia a dia, como um CRM (Customer Relationship Management) também podem ser importantes.  Quer entender com mais detalhes como funcionam esses sistemas? Leia o nosso artigo aqui.

  • Manter-se atualizado

Assim como em toda profissão, é importante manter-se atualizado sobre a área. Quanto mais informações você tiver sobre a área, mais insights importantes você terá. Coloque o blog da Agger no seu Favoritos para que você possa acompanhar sempre as notícias do setor.

Vantagens em ser corretor de seguros

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que existem alguns investimentos a serem feitos, o que é necessário em qualquer profissão. Mas esses investimentos podem te trazer alguns retornos que são eles:

  • Flexibilidade de tempo

O corretor de seguros autônomo, ou seja, que trabalha por conta própria pode atuar no seu tempo. Isso pode trazer maior qualidade de vida e possibilidade de conciliar a vida pessoal com a profissional. Por isso vemos muitas mulheres que são mães cada vez mais interessadas nesse mercado, por exemplo.

  • Ganhos em escala

Diferente de alguém que tem um salário fixo, o corretor de seguros autônomo poderá ter ganhos exponenciais no decorrer do tempo.Quanto mais clientes esse corretor de seguros tiver na carteira, maior serão seus ganhos. 

  • Trabalhar de onde quiser

Alguns corretores de seguros gostam de ter um escritório fixo, já outros preferem atuar 100% home office. Mesmo que sua corretora de seguros cresça e você precise de funcionários, é possível manter o modelo 100% online.

E agora é com você! Espero que você tenha entendido os desafios e as vantagens dessa profissão tão importante, que é a de corretor de seguros. Conte com a Agger como sua parceira oficial nessa trajetória.
Gostou dessas dicas? Então não deixe de acompanhar o Blog Agger que está sempre atualizado com dicas para você corretor de seguros.

Picture of Redação Agger

Redação Agger

A Agger, com mais de 29 anos de mercado, é a maior plataforma de gestão e cotações de seguros no Brasil. Oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras, transformando a distribuição de seguros no Brasil. Unindo tecnologia, experiência e conhecimento especializado, sua plataforma oferece cotações, controle de apólice e comissões, cálculos e outros serviços, com informações rápidas, diversas e confiáveis, em mais de 14 ramos de seguros.

Compartilhe esse artigo

Tags

Talvez você goste

Gestão financeira para corretora: potencialize os seus resultados com tecnologia

O papel do corretor de seguros no futuro

Pós-Vendas para Corretora de Seguros

Afinal, seguro condomínio vale mais a pena que seguro residencial? Entenda

Conheça o Aggilizador Agger.
plugins premium WordPress