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O uso da Tecnologia no mercado de seguros

O uso da Tecnologia no mercado de seguros

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Em uma pesquisa publicada pela OpenAI (empresa criadora do Chat GPT), o setor de seguros, é o segundo setor que pode ter mais impacto da Inteligência Artificial, ficando atrás apenas do setor bancário. E,segundo a ESECS-PJ (2019), 65% das empresas neste setor vislumbram com entusiasmo a chegada da tecnologia. O fato é que o brasileiro é um grande entusiasta da tecnologia. Veja, o caso do PIX por exemplo: essa tecnologia chegou e já conquistou o coração dos brasileiros e é um dos sistemas de pagamento mais inovadores do mundo todo. O Brasil lidera o ecossistema Latam Insurtech. Quase nenhuma Insurtech atua fora do Brasil. (Dados da Insurtalks) e esse mercado tem o potencial de crescimento em até 22% ao ano, chegando em até 1000 Insurtechs até 2025 segundo dados da mesma fonte.

O termo insurtech vem da união da abreviação da palavra seguro (insurance, em inglês) com a abreviação da palavra tecnologia (technology, em inglês). Em resumo, uma insurtech é uma startup que atua no mercado de seguros e que usa da tecnologia para a criação, distribuição e administração dentro do negócio de seguros. 

Portanto, é impossível não enxergar com otimismo o mercado de seguros no Brasil. Atualmente, ainda participa apenas 3,6% no PIB, contra 6 a 10% observado em mercados maduros (SUSEP – 11º Relatório de análise e acompanhamento dos mercados supervisionados / Maio 2023) e ocupa a décima sétima posição no ranking mundial de mercado de seguros. (Swiss Re Institute).

Muitos dizem que é um mercado já saturado, mas a tecnologia certamente irá causar uma reviravolta no setor, proporcionando a ele muito mais fôlego para se reinventar e prosseguir. Assim como algumas profissões irão se transformar e outras até serão extintas por conta do avanço tecnológico, o mesmo acontecerá com empresas que não aderem ao uso da tecnologia.

 

Agora, a pergunta que não quer calar: você saberia dizer o quanto sua corretora de seguros está preparada para essas mudanças? Entenda, não estamos falando de futuro mas sim de uma realidade latente. Portanto, esse assunto deve estar na pauta de todo gestor de corretora de seguros e deve ser um tema tratado com prioridade e relevância.

Para te ajudar a pensar sobre o assunto, separamos abaixo alguns assuntos prioritários dentro de uma corretora de seguros quando o assunto é tecnologia.

Cotação de Seguros

Certamente essa é a tarefa mais repetida pelos corretores de seguros. A cada nova cotação, é necessário acessar os sistemas das seguradoras. E lá se vai pelo menos uns 3 acessos diferentes. Se você ainda faz isso manualmente, perceba quanto tempo você leva nessa tarefa manual. É muito tempo! Por isso, existem ferramentas multicálculos disponíveis no mercado de seguros. Essas ferramentas são capazes de acessar o site das seguradoras e capturar os dados para você, para que você consiga visualizar tudo só com um único acesso. A ferramenta multicálculo da Agger, o Aggilizador, faz em segundos o que você levaria muito tempo para fazer. Ela funciona assim como o “robô do Google” que captura os dados dos sites no mundo todo, ou seja, esse robô inteligente acessa os sites das seguradoras, gera uma cotação e captura a resposta da seguradora com os dados da apólice.

O Aggilizador faz isso captando dados de 35 seguradoras em 14 ramos.

Atendimento ao Cliente

Hoje temos que lidar com diversos canais, não é mesmo? É WhatsApp, Telefone, Ligações, E-mails, Redes Sociais…ufa, quanta coisa! Para não perder o fio da meada, ou melhor, a conversa com o cliente que fica cada parte em cada lugar, existem sistemas Omnichannel, onde é possível armazenar toda a conversa em um só lugar. São sistemas que se integram ao WhatsApp, E-mail e Ligações e dessa forma permitem essa organização tão imprescindível para o dia a dia. A omnicanalidade também é um assunto em alta em diversos setores, e não é diferente no setor de seguros, pois com o surgimento do digital, diversas “portas” foram abertas para relacionamento com o consumidor e esse consumidor quer ser atendido de forma contínua e coerente independente do canal no qual ele aciona as empresas.

Gestão da Corretora de Seguros

Além de gerir o cliente é preciso gerir a corretora de seguros. Controlar as comissões dos demais corretores de seguros, entre outras informações. Fazer isso manualmente é uma tarefa árdua, por isso, existem sistemas de gestão de corretoras de seguros, que, ao imputar os dados essenciais, irão gerar gráficos automáticos. Gráficos estes que são capazes de proporcionar uma leitura interessante da saúde atual da corretora de seguros, além de possibilitar certa previsibilidade para os próximos meses. A Agger possui um gestor capaz de gerar gráficos sobre sua corretora de seguros. Quer saber mais sobre a importância dos gráficos nas corretoras de seguros? Então leia nosso artigo sobre esse tema aqui.

Marketing

Não menos importante, está a frente de marketing. Através do marketing é possível atrair novos possíveis clientes para sua corretora de seguros, por isso, essa frente jamais deve ser ignorada. Felizmente existem muitos sistemas nessa área que são capazes de ajudar você, corretor de seguros, a fazer uma gestão eficiente de todos os seus canais de divulgação digitais. Sim, é possível agendar postagens, gerar imagens através do uso de inteligência artificial, criar campanhas automatizadas, gerar relatórios automáticos, criar alertas e muito mais. 

Gostou dessas dicas? Então não deixe de acompanhar o Blog Agger que está sempre atualizado com dicas para você corretor de seguros.

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Redação Agger

Há 30 anos no mercado, a Agger, parceira de corretores com a maior plataforma de gestão e cotações de seguros do Brasil, é uma empresa líder em número de clientes e em geração e análise de dados de seguros. A empresa, que está presente em 95% dos municípios brasileiros, oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras e está transformando a distribuição de seguros no Brasil. Por meio da Plataforma Agger, que atende um terço dos corretores ativos no Brasil, possui mais de 13 mil clientes e uma base de mais de 62 mil usuários, realizando mensalmente mais de 48 milhões de cotações de seguros. Além disso, a empresa atua em 14 ramos de seguros e 36 seguradoras credenciadas.

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