fbpx

O uso de diversos canais de atendimento em seguros

Índice

Com a digitalização, as corretoras de seguros foram colocadas à prova sobre novos desafios. O principal deles, é o desafio de como lidar com tantos canais de atendimento, principalmente no ambiente digital. É WhatsApp, e-mail, redes sociais, ligações… Socorro! E você é um só, não é mesmo?

E agora? O que fazer? Bem, infelizmente não tem jeito. Todas as empresas, desde as “eupresas” até às multinacionais, estão lidando com esse mesmo desafio. Esse desafio é uma realidade e continuará sendo. E, o maior desafio disso, é que o cliente enxerga a empresa como uma só, ou seja, ele deseja ter uma linha de comunicação contínua com a empresa, independente do canal que ele esteja. E ele também deseja que seu problema seja resolvido no canal que ele iniciou o atendimento, ou seja, nada de passar o cliente para outro canal durante um processo.

Mas como fazer isso na prática? Continue lendo esse artigo para descobrir.

 

Em primeiro lugar é necessário entender que existem duas formas de atendimento em canais. O primeiro é chamado de multicanalidade ou multicanal, e o segundo é chamado de ominicanalidade ou omnichannel.

 

Multicanal

Todas as empresas são multicanais. Para ser multicanal, basta que você tenha mais de um canal de atendimento. Se você tem telefone e WhatsApp, por exemplo, você já é uma corretora de seguros multicanal. O problema de ser apenas multicanal é que a comunicação com o cliente fica prejudicada, porque o que ele conversou em um canal, não continua no outro. Não precisamos dizer o quanto isso é prejudicial, né? O cliente sente que não está sendo ouvido, que a comunicação fica incompleta, fora que muitas vezes ele precisa repetir coisas que já foram ditas, e isso pode ser cansativo e entediante. Tudo isso prejudica a experiência que o cliente tem com o atendimento da sua corretora de seguros. Para resolver todos esses problemas, é preciso ser omnichannel. 

 

Ominichannel

No Omnichannel sua corretora de seguros consegue gerir a comunicação com o cliente em mais de um canal de forma única. A comunicação passa a ser fluída e você não passa seu trabalho para o cliente (pede para o cliente desligar o telefone e mandar um e-mail, por exemplo). Para ser omnichannel é necessário implementar um sistema omnichannel, ou seja, um sistema que unifica todos os seus canais de atendimento em um só. Os canais possíveis de unificação em geral são: ligações, sms, e-mail marketing, WhatsApp, redes sociais e chatbots.

Para que a implementação de um sistema de omnichannel em sua corretora de seguros seja bem sucedida siga os passos:

  1. Mapeie todos os fluxos de comunicação da sua corretora de seguros. Por exemplo: atendimento a novos clientes, sinistralidade, pós-vendas, boletos vencidos, etc;
  2. Mapeie todos os canais de atendimento de sua corretora de seguros. Por exemplo: telefone (todos os números disponíveis), WhatsApp (todos os números disponíveis), e-mails (todos disponíveis), etc.
  3. Designe cada canal de atendimento de acordo com o fluxo de comunicação. Por exemplo: comunicação de sinistralidade, deve ser feito por qual canal? E novos clientes, devem iniciar o atendimento por qual canal? Você pode designar canais diferentes por finalidades, desde que isso esteja claro para o usuário desde o início.
  4. Crie uma estratégia de mensuração. Mensure sempre. Somente através da mensuração será possível entender se a estratégia está dando certo. Para tal, crie indicadores que irão te ajudar nessa mensuração. Recomendamos que use o NPS e o CSAT.
  5. Por fim, escolha um sistema que atenda todas as suas necessidades. Pesquise as ferramentas de mercado, preços, funcionalidades e recomendações.

 

Corretora de Seguros. Seja Omnichanel.
Corretora de Seguros. Seja Omnichanel.

 

Gostou dessas dicas? Então não deixe de acompanhar o Blog Agger que está sempre atualizado com dicas para você corretor de seguros.

Picture of Redação Agger

Redação Agger

A Agger, com mais de 29 anos de mercado, é a maior plataforma de gestão e cotações de seguros no Brasil. Oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras, transformando a distribuição de seguros no Brasil. Unindo tecnologia, experiência e conhecimento especializado, sua plataforma oferece cotações, controle de apólice e comissões, cálculos e outros serviços, com informações rápidas, diversas e confiáveis, em mais de 14 ramos de seguros.

Compartilhe esse artigo

Talvez você goste

Gestor de Seguros: Saiba estratégias de como manter a equipe engajada e produtiva

SUSEP: Passo a passo para tirar sua certificação. [2024 UPDATED]

Como se cadastrar no site das Seguradoras

Tipos de seguro: saiba quais são os mais procurados do Brasil

Conheça o Aggilizador Agger.
plugins premium WordPress