É inegável que as formas de comunicação estão cada vez mais evoluídas, facilitando a vida de quem quer se comunicar. Hoje, temos várias opções de comunicação para negociar seguros. Desde um direct em alguma rede social até uma ligação, mas os principais e também foco da nossa conversa hoje são: E-mail e WhatsApp. Qual a melhor forma de negociar seguros?
Sem dúvidas, a comunicação por e-mail é mais formal e, por isso, pode transmitir uma impressão de seriedade na negociação, além de permitir o envio para mais de um destinatário ao mesmo tempo. Porém, leve em conta o tempo que cada conversa levará.
Já o WhatsApp é uma forma de comunicação informal, direta e, para muitos, mais íntima, já que os envolvidos podem, na maioria dos casos, saber quando o outro lado recebeu, visualizou ou está online, por exemplo. Além disso, é muito fácil enviar um áudio ao invés de digitar uma mensagem mais detalhada sobre um assunto tão complexo quanto seguro.
Mas qual é o melhor?
Nem sempre a comunicação informal é a melhor opção. Por exemplo, no envio de um orçamento para um seguro empresarial, o caminho da formalidade utilizando inclusive formas de tratamento mais respeitosas, como Senhor(a), Prezado(a), etc., pode ser mais adequado.
Já em uma negociação mais pessoal, como um seguro automóvel, por exemplo, para pessoa física, é comum e até indicado utilizarmos o WhatsApp para troca de informações, uma vez que a negociação é diretamente com o segurado e a contratação ocorre de forma mais rápida e fluida, sem grandes burocracias.
Mas olha isso: segundo a revista Valor Investe, 80% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para se comunicar com as marcas. Então, talvez adotar uma postura mais formal pode aliar a rapidez do WhatsApp à formalidade do E-mail.
Sendo assim, qual a melhor forma de comunicação para negociar seguros?
A resposta é: só você sabe. Cada cliente, situação e negociação têm suas próprias particularidades. Somente você conhece seu cliente e isso pode ser um diferencial na hora de disputar uma renovação com algum concorrente. Por isso, a dica é: esteja presente onde seu cliente prefere ser atendido, seja via e-mail, WhatsApp ou qualquer outro meio de comunicação.
Para todos os casos, nossas ferramentas da Agger estão preparadas para estar onde seu cliente está. Seja enviando um orçamento pelo Multicálculo ou a proposta para assinatura digital, você tem a opção de enviar por e-mail, WhatsApp ou gerar um link para enviar por qualquer outro canal.
_
Gostou dessas dicas? Então não deixe de acompanhar o Tô por Dentro que está sempre atualizado com dicas para você corretor de seguros.