fbpx

Saiba tudo sobre o Seguro de Responsabilidade Civil

Índice

O seguro de responsabilidade civil mais conhecido é aquele que é contratado juntamente com o seguro auto que garante ao segurado um prêmio pago caso tenha danos a terceiros (moral, pessoal, material).

Geralmente é o prêmio que o segurado pede para colocar o valor mínimo, pois não reconhece a importância dele. No entanto, cabe ao corretor de seguros alertar o segurado sobre a importância de que o prêmio seja em um valor adequado, pois diversas situações podem ocorrer, como, por exemplo, batida em carros de luxo e até mesmo morte. Neste caso, o valor de R$ 30.000,00 comumente utilizado, por exemplo, será pouco para cobrir todos os gastos necessários.

Além disso, existem outros tipos de seguros de responsabilidade civil. Os seguros de responsabilidade civil são todos os que envolvem prêmios pagos a danos causados a terceiros, e não ao segurado diretamente.

 

Além do RCF-V citado acima, existem os seguros de responsabilidade civil:

  • profissional, que protege, por exemplo, um médico-cirurgião contra possíveis danos aos seus pacientes; 
  • geral, que pode alcançar várias situações, como eventos, shows, etc. 
  • para administradores e diretores (RC D&O);
  • riscos ambientais;
  • transportador rodoviário – carga;
  • explorador ou transportador aéreo (RETA);
  • riscos cibernéticos.

 

Respondendo as principais dúvidas dos corretores de seguros:

a) Qual o prêmio pago?

Cada seguradora tem um valor de prêmio máximo estipulado.

 

b) O prêmio é pago em caso de acidentes intencionais?

Não, somente atos involuntários.

 

c) Como funciona o sinistro?

O sinistro caracteriza-se quando o valor das reparações for fixado por sentença judicial, transitada em julgado, exarada em ação de responsabilidade civil contra o segurado, ou por acordo, entre ele e os terceiros prejudicados, com a anuência e concordância expressa da seguradora.

 

d) Quais os profissionais podem ter acesso ao seguro de responsabilidade civil?

Geralmente profissionais liberais, tais como: advogados, arquitetos, auditores, corretores de seguros, contadores, dentistas, enfermeiros, engenheiros, fisioterapeutas, médicos, notários e profissionais de cartórios, veterinários, agentes de viagens, contadores, profissionais de mídia e outros profissionais similares. Além disso, também existe a possibilidade de que as empresas que atuem nas áreas mencionadas contratem este seguro. No caso de alguns danos morais e principalmente danos ocasionados por cirurgias plásticas e estéticas é necessário observar se estes não se encontram nos riscos excluídos, pois caso seja assim é necessário a contratação de cobertura adicional.

Diretores, administradores, conselheiros e gerentes têm um seguro específico para eles, para protegê-los de possíveis danos causados por decisões inerentes a sua função profissional.

 

e) O seguro pode ser contratado somente por pessoa física?

Não, também pode ser contratado por pessoa jurídica, por exemplo, uma empresa pode contratar o seguro para seus administradores.

 

f) Geralmente, quais são as exclusões nesse tipo de seguro?

  • danos causados pelo segurado a seus ascendentes, descendentes, cônjuge, irmãos, parentes ou pessoas que morem com ele ou tenham algum vínculo econômico;
  • danos causados por culpa grave do segurado;
  • danos causados a empregados ou a pessoas que estão a seu serviço;
  • danos decorrentes de operação de carga e descarga;
  • atividades profissionais – esta cobertura é contratada no RC profissional. Na modalidade familiar, abrangida pelo RC geral, estão protegidas apenas as atividades profissionais dos empregados domésticos;
  • propriedade, uso ou condução de veículos de qualquer natureza, sejam terrestres, aéreos ou aquáticos, pois essas coberturas são contratadas separadamente em outra apólice;
  • obra de ampliação, demolição e manutenção extraordinária do imóvel segurado;
  • poluição, contaminação ou vazamento, a não ser em acidentes causados por fato imprevisto e não intencional durante o período de validade da apólice de RC familiar;
  • utilização do imóvel para fins que não sejam residenciais, ainda que as atividades exercidas estejam devidamente registradas e legalizadas, inclusive as de profissionais autônomos;
  • danos premeditados ou preexistentes;
  • casos fortuitos ou de força maior;
  • danos a bens ou animais que se encontrem sob a responsabilidade ou custódia do segurado;
  • danos originados pela infração ou pelo não cumprimento deliberado das leis;
  • danos materiais causados a outras pessoas, devido a acidentes provocados por fenômenos da natureza, como granizo, tromba d’água, alagamento e inundação (existem coberturas específicas para esses tipos de danos);
  • danos decorrentes de dolo, dolo eventual, culpa grave, atos de insanidade mental, alcoolismo e uso de substâncias tóxicas ou alucinógenas pelos integrantes da família segurada;
  • danos morais; e quaisquer acordos, judiciais ou não, que não sejam previamente aprovados pela seguradora.

 

Como vender seguros RC

Agora que você sabe sobre o seguro de responsabilidade civil, que tal oferecê-lo aos seus clientes? Caso você saiba a profissão de cada segurado é possível realizar uma abordagem personalizada falando sobre os benefícios de contratar esse seguro, afinal, é um seguro muito importante, no entanto, pouco explorado.

Também é possível fazer anúncios segmentados em redes sociais de acordo com a profissão do público, com um link direto para o site da sua seguradora explicando em detalhes o seguro RC.

Se você tem um CRM (Customer relationship management – Gestão de relacionamento com o cliente) com os e-mails e profissões de cada um, é possível disparar e-mails marketing automatizados e personalizados. 

Enfim, são diversas as formas de abordagem, o importante é sempre explicar para seu segurado as vantagens do RC conforme a atuação profissional dele.

Lembre-se que expandir os ramos na sua corretora de seguros é uma ótima forma de aumentar sua rentabilidade utilizando a mesma carteira. Saiba mais sobre expansão de negócios com a diversificação de ramos.

 

Gostou dessas dicas? Então não deixe de acompanhar o Blog Agger que está sempre atualizado com dicas para você corretor de seguros.

Picture of Redação Agger

Redação Agger

A Agger, com mais de 29 anos de mercado, é a maior plataforma de gestão e cotações de seguros no Brasil. Oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras, transformando a distribuição de seguros no Brasil. Unindo tecnologia, experiência e conhecimento especializado, sua plataforma oferece cotações, controle de apólice e comissões, cálculos e outros serviços, com informações rápidas, diversas e confiáveis, em mais de 14 ramos de seguros.

Compartilhe esse artigo

Tags

Talvez você goste

Seguros on-line: confira 6 estratégias de venda

Seguro Residencial: Saiba como oferecer aos clientes

Seguro Auto: Entenda como a baixa de preços pode impactar no mercado de seguros

Entenda o que é multicálculo: principais vantagens

Conheça o Aggilizador Agger.
plugins premium WordPress