fbpx

Seguro aluguel vale a pena? Veja como funciona

Entenda todos os detalhes sobre o seguro aluguel

Índice

Seguro fiança vale a pena? Veja como funciona

Se você não quer que os seus clientes passem por tantas burocracias, é necessário saber mais sobre o seguro aluguel. Confira tudo sobre ele:

O que é seguro aluguel?

Afinal, o que é o seguro de aluguel? Essa é uma questão bastante comum e que é facilmente respondida. O seguro aluguel serve como uma alternativa para que a pessoa saia do padrão de alugar um imóvel com um fiador, pois nesse processo não é necessário o fiador e, também, não tem a demanda de caução. Desse modo, essa operação pode ser conhecida por outro termo. Ela é muitas vezes chamada de seguro fiança ao invés de seguro aluguel.

Ele é considerado um serviço que se faz por meio de alguma seguradora. Desse modo, a pessoa que aluga o imóvel vai ter que pagar um determinado valor para a empresa, pois é assim que fica um acordo que garanta o aluguel junto a imobiliária.

Mas, por qual motivo isso existe? Em geral, essa alternativa se torna mais atraente, por conta da substituição do papel do fiador, além de encerrar toda aquela burocracia que possa existir no processo do aluguel. Além disso, pode evitar o constrangimento da solicitação.

Como funciona o seguro fiança?

Portanto, se seu cliente está querendo alugar um imóvel, é importante que você entenda e o instrua sobre como o seguro fiança funciona. Como foi dito anteriormente, esse procedimento é realizado em contato direto com as empresas ou imobiliárias e que tem um intermediário sendo feito pela corretora de seguros.

Após esse contato inicial que surge com o encontro do imóvel do desejo da pessoa, é o momento de mostrar todos os documentos necessários para que sejam concluídas as etapas do serviço. Assim, a documentação que são solicitadas são essas:

Seguro Fiança

Seguro Fiança

Após a entrega dessas documentações necessárias, o seu cliente deverá passar por uma análise de crédito mais aprofundada sobre a sua situação, caso seja aprovado, ele poderá fazer a assinatura em relação a apólice do seguro fiança, logo depois disso ele deve seguir as etapas conhecidas de aluguel do apartamento ou casa.

Portanto, quando é feito todos esses processos, a seguradora fica totalmente com a responsabilidade sobre os pagamentos do aluguel pelo inquilino, ou seja, se ele não cumprir com os seus deveres, a empresa que deverá fazer o pagamento do valor para a imobiliária.

O que o seguro fiança cobre?

Você deve estar atento sobre o que esse procedimento cobre. Pois, ele é algo bastante usado por aluguéis de imóveis residenciais ou comerciais. Portanto, deve constar no documento da apólice tudo que pode ser cobrado do aluguel, mas também o que as despesas que serão cobertas pela empresa. Saiba quais são:

  • IPTU;
  • Condomínio;
  • Água;
  • Luz;
  • Gás;
  • Pintura interna;
  • Pintura externa;
  • Danos ao Imóvel;
  • Multas Contratuais em caso de rescisão antecipada.

Vantagens e desvantagens do seguro aluguel

Todo processo de aluguel passa por etapas que podem ou não agradar o seu cliente. É muito normal. Contudo, é necessário que se tenha noção sobre todas as etapas para que você não seja surpreendido com algo. Portanto, vamos listar algumas dessas vantagens e desvantagens que possam existir nesse caminho do seguro aluguel.

Confira abaixo:

Vantagens

São elas:

  • Uma das etapas que mais agrada as pessoas é que ela não necessita de um fiador, fugindo do procedimento tradicional que nós conhecemos;
  • Como é um processo com meios mais modernos, essa etapa não é muito burocrática. Algo que facilita a eficiência;
  • Todas as fases que estão em torno da contratação são mais agilizadas.

Desvantagens

Confira:

  • Possui um custo de 8% a 12% no preço do aluguel para o locatário;
  • Necessidade de comprovação da renda e mostrar outros documentos;
  • Após cerca de 60 dias do descumprimento do acordo deve ser repassado o valor do aluguel.

Como contratar o seguro aluguel

Agora que você entende melhor sobre os processos existentes sobre o seguro aluguel é necessário saber como fazer a contratação desse serviço. Assim, como nós explicamos nesse conteúdo, é uma etapa que não necessita de fiador ou caução, por isso, acaba se tornando um serviço do corretor.

Desse modo, o corretor que foi responsável por uma imobiliária deverá fazer todos os procedimentos que envolvem a contratação do seguro aluguel, ou seja, ela cuidará de toda a burocracia, como documentação que são pedidas para que seja feita a locação daquele imóvel que a pessoa quer.

A partir disso, a seguradora deve fazer uma avaliação mais minuciosa sobre o perfil financeiro da pessoa. Este passo serve para esclarecer qual é a atual situação financeira desse possível locatário e que fique claro também se ele é uma pessoa que cumpre com os seus deveres ou não para prosseguir sobre o seguro aluguel.

Se você está pensando em contratar um serviço mais fácil para potencializar todo o seu trabalho, a Agger surgiu no mercado para levar todo o cuidado aos seus clientes e reunir seguradoras, corretores e segurados. Para obter mais informações sobre a Agger e seguro aluguel, acesse o site e fique por dentro de tudo.

Picture of Redação Agger

Redação Agger

A Agger, com mais de 29 anos de mercado, é a maior plataforma de gestão e cotações de seguros no Brasil. Oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras, transformando a distribuição de seguros no Brasil. Unindo tecnologia, experiência e conhecimento especializado, sua plataforma oferece cotações, controle de apólice e comissões, cálculos e outros serviços, com informações rápidas, diversas e confiáveis, em mais de 14 ramos de seguros.

Compartilhe esse artigo

Talvez você goste

Sistema de Gestão para corretores de seguros

Como atender transportadoras

Entenda tudo sobre o Plano de Regulação da SUSEP

Controle de sinistro: como fazer uma gestão eficiente

Conheça o Aggilizador Agger.
plugins premium WordPress