fbpx

Afinal, seguro condomínio vale mais a pena que seguro residencial? Entenda

Entenda quais as diferenças entre seguro predial e residencial

Índice

Entenda as diferenças entre seguro residencial e condomínio

Seguro condomínio é um serviço já bastante conhecido, e utilizado por pessoas em todos os lugares do mundo, mas e o seguro condomínio e o seguro residencial, você sabe o que é cada um deles, e como eles podem te beneficiar de uma maneira geral? Confira abaixo um pouco mais sobre o que é cada um desses serviços e como eles podem trazer benefícios aos seus clientes, moradores de tal complexo habitacional.

Cada vez mais se caminha para uma super utilização dos ambientes residenciais, isto é, desde o início da pandemia, até então, houve um aumento bastante significativo na quantidade de funções que o ambiente residencial passou a ter. Quando se pensa no âmbito dos condomínios e prédios, essa mudança foi relativamente mais suave, mas em ambientes totalmente residenciais, como condomínios de casas, isso foi significativamente afetado.

O que é seguro condomínio?

Seja condomínio de prédios ou casas, é bastante comum a cena de mau uso dos espaços comuns, que acaba gerando desgaste e até mesmo uma danificação permanente de algo nesses espaços. Fato é que normalmente esses reparos nas áreas comuns acabam sendo feitos com base no próprio pagamento da tarifa mensal do condomínio, já que parte disso acaba sendo para a contratação direta de um seguro condomínio.

Por isso, o seguro condomínio nada mais é do que uma cobertura para danos nas áreas comuns do empreendimento, ou seja, áreas que são utilizadas por diversos moradores, como playground, salões de festas, quadras, churrasqueiras, etc. No caso de prédios além da cobertura das áreas comuns, a cobertura abrange também toda edificação, além das partes estruturais dos apartamentos.

Como funciona o seguro condomínio?

O seguro condomínio é uma ferramenta oferecida por diversas seguradoras, para garantir a manutenção e o reparo constante de danos gerados a áreas comuns e que possuem impacto na vida dos demais moradores. Desse modo, é de responsabilidade do próprio condomínio, mas quando organizado por uma associação de moradores, cabe ao próprio síndico a contratação desse serviço.

Desse modo, cabe ao síndico do condomínio, ou à própria empresa que administra o espaço, fazer estudos e avaliar a necessidade de cobertura para determinados serviços e áreas, uma vez que mais produtos são criados e serviços novos são oferecidos.

O que o seguro condomínio cobre?

O seguro condomínio cobre diversos aspectos de reparação quando afeta o coletivo, portanto, quando se trata de reparos como reparos elétricos, enchentes, alagamentos, manutenção de encanamentos, roubos de bens do condomínio e diversos outros serviços. Além disso, é fundamental avaliar se há uma cobertura de roubos e furtos dos moradores dentro das dependências do condomínio, ou ao menos, nas áreas externas a ele.

As coberturas previstas pelo seguro são para atender o condomínio em si e não de modo individual a cada uma das residências lá presentes.

Diferença do seguro condomínio para o seguro residencial

Ambos os serviços de seguros são válidos e não se anulam, já que a atuação de um é justamente onde o outro não atua. Normalmente os seguros residenciais possuem diversos aspectos que protegem de praticamente qualquer coisa, o morador e a sua unidade, seja ela de casa, apartamento, em condomínios ou não. Já o seguro do condomínio, prevê a atuação em prol do coletivo, mas não em casos individuais excepcionais.

Desse modo, é fundamental entender a complexidade de cada um dos serviços para explicá-los claramente aos seus clientes na hora de vender esses dois tipos de seguros. Para isso, o mais fácil é entender que o seguro residencial é contratado de maneira individual para proteger aquilo que é individual, ou seja, a unidade do seu cliente.

Por exemplo, caso aconteça uma grande enchente no condomínio e todas as casas tenham sido afetadas pela enchente, a atuação vai ser do serviço de seguro do condomínio, uma vez que afetou o coletivo, ou seja, todas as casas do condomínio.

Em contrapartida, caso uma enchente por acidente acabe afetando a unidade do seu cliente que contratou um seguro residencial, e apenas ela, a atuação será por meio deste seguro que tem como foco a cobertura de danos causados à residência do contratante. Na maioria dos casos como esse, o seguro condomínio não pode fazer nada.

Vantagens e desvantagens do seguro para condomínio

O seguro para condomínio oferece diversas vantagens e coberturas que são por lei obrigatórias, tais quais, a cobertura por incêndio, explosões, queda de raios, acidentes aéreos, mas também podem ser mais sofisticados, essa é a cobertura mínima prevista por lei.

Ter um serviço de seguro condomínio é fundamental para garantir o amparo dos moradores e do próprio condomínio como uma instituição, no momento em que acontecem determinados acidentes. Por isso, é necessário embutir nos valores do condomínio essa taxa já que é de suma importância que os moradores não precisem arcar com mais custos, depois que acontecer um grande acidente que pode afetar os moradores emocionalmente também.

A grande desvantagem é que por ser um serviço amplamente oferecido, é necessário realizar algumas pesquisas prévias na hora de fechar um contrato, até mesmo pelo fato de ser um serviço bastante caro, tendo em vista a complexidade dos reparos que precisam ser realizados.

Agora que você já conhece a diferença entre seguro condomínio e seguro residencial, se tornou bem mais fácil garantir aos clientes a maior cobertura possível. A Agger veio para simplificar e potencializar o trabalho do corretor de seguros. Com mais de 7.500 clientes em todo Brasil, possui sistemas que trazem a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras, tendo foco no mercado de seguros desde a fundação.

Picture of Redação Agger

Redação Agger

A Agger, com mais de 29 anos de mercado, é a maior plataforma de gestão e cotações de seguros no Brasil. Oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras, transformando a distribuição de seguros no Brasil. Unindo tecnologia, experiência e conhecimento especializado, sua plataforma oferece cotações, controle de apólice e comissões, cálculos e outros serviços, com informações rápidas, diversas e confiáveis, em mais de 14 ramos de seguros.

Compartilhe esse artigo

Talvez você goste

ChatGPT: 7 comandos para otimizar sua rotina de corretor

Gestão do tempo: 10 dicas para produtividade

Gráficos e dados melhoram a gestão das corretoras?

Gestão de equipe: Veja como formar líderes e sucessores

Conheça o Aggilizador Agger.
plugins premium WordPress