Se você quer saber como criar um site para corretoras de seguros, tenha em mente que esta é uma das estratégias digitais mais importantes para aumentar a sua visibilidade e autoridade no mercado atual, que é sempre tão dinâmico.
Ter uma presença online bem estruturada não é mais uma opção, mas uma regra. Hoje em dia, ela é fundamental, não apenas para atrair novos clientes, mas também para oferecer um atendimento mais ágil e personalizado para uma audiência que desaprendeu a esperar, e se acostumou a ter tudo para “ontem”.
Prova disso é que, agora, muitas pessoas recorrem à internet para pesquisar sobre seguros antes de tomar qualquer decisão.
Por isso, é importante que o site da corretora de seguros não seja apenas informativo, mas também fácil de navegar e repleto de recursos que os ajudam na tomada de decisões.
Um site bem desenhado pode fazer toda a diferença na hora de converter visitantes em clientes leais do seu produto ou serviço, mostrando a sua experiência, diferença e a variedade de soluções que pode ofertar.
No artigo de hoje, nós vamos descobrir como criar um site para corretora de seguros, levando em consideração desde a escolha da melhor plataforma até a importância da produção de conteúdo, que pode não faltar. Boa leitura.
Por que criar um site é tão importante assim?
Criar um site é importante, especialmente no contexto atual, porque ele serve como uma vitrine digital que representa a sua marca, o seu serviço ou o seu negócio para o mundo todo — 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Em um cenário cada vez mais digital, a maioria dos consumidores começa as suas decisões de compra e pesquisa de serviços na internet.
Para uma corretora de seguros, pensar em como criar um site significa estar disponível e acessível para um público muito maior do que seria se contasse apenas com o seu estabelecimento físico.
Um site oferece visibilidade e profissionalismo. Para muitos consumidores, a confiança na corretora de seguros é fundamental.
Ter uma presença online sólida, com informações claras, depoimentos de clientes, detalhes sobre produtos e serviços, e formas de contato facilitadas, ajuda a criar uma relação de confiança com o cliente em potencial.
Qual é a diferença entre site, blog e perfil nas redes sociais?
Antes de descobrir como criar um site, é importante que você tenha em mente que uma plataforma não anula a outra. Cada uma dessas ações de marketing possui um objetivo diferente que, se alcançado, forma uma comunicação capaz de converter melhor.
Em outras palavras, se possível, tenha os três – site, blog e perfil nas redes sociais. Em uma pesquisa recente do Cetic, órgão responsável pelo estudo de indicadores do uso da internet no Brasil, a porcentagem de empresas brasileiras que possuem um website é de 57%; enquanto a quantidade presente nas redes sociais subiu de 36% para 51%.
Quanto aos blogs, existem poucas estatísticas. A expectativa é que o número seja ainda menor, o que revela uma brecha na comunicação dos seus concorrentes, e uma oportunidade incrível para a sua.
Mas, afinal de contas, para que serve cada uma das plataformas e por que ter os três é a melhor opção para você?
Os sites funcionam como uma espécie de vitrine, já que não são renovados com tanta frequência. No caso de sites de empresas, o site serve principalmente para trazer informações básicas — como preços, produtos e canais de contato.
Um blog é caracterizado por funcionar como uma revista virtual, permitindo engajar os visitantes com o conteúdo publicado continuamente. Ele é altamente dinâmico e pode conter dicas, guias, artigos, infográficos e conteúdos disponíveis abertamente para todos os visitantes.
Os perfis em redes sociais, por sua vez, servem para atrair e se relacionar com o seu público. Ali, o conteúdo é consumido rapidamente e logo deixa de aparecer para as pessoas, o que exige publicações recorrentes e bastante interativas.
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Considerando essas diferenças, o blog serve melhor ao propósito de gerar demanda, enquanto o site é mais qualificado para atender e direcionar a demanda já existente. Já as redes sociais servem para se relacionar em tempo real com a sua audiência e podem ajudar a viralizar a sua marca ou serviço.
Quais são os tipos de site que existem?
Descobrir quais são as diferenças e características dos variados tipos de comunicação digital é importante para saber como criar um site perfeitamente ajustado à sua estratégia. Sendo assim, nós detalhamos cada um deles para que fique bem claro o porquê de usá-los no seu plano de marketing.
● Site Institucional Estático: um site institucional funciona como o cartão de visita de uma empresa, marca ou produto dentro do cenário digital. Ele reúne as informações mais relevantes sobre o negócio, sempre de forma rápida e bastante objetiva. Ou seja, ele não tem um back-end ou área de administração para atualizar os conteúdos e informações.
● Site Dinâmico: o site dinâmico também pode ser usado para projetos institucionais. A diferença está no uso da linguagem de programação, permitindo que você atualize os conteúdos e informações, tornando a página mais funcional e proporcionando uma experiência completa para os usuários. Um exemplo de site dinâmico é quando você cria por uma plataforma, como a WordPress ou Wix, e tem a área de administrador para que você atualize o que precisar.
● E-commerce: o e-commerce é uma loja virtual, um site que tem como objetivo vender produtos ou serviços. Nas páginas, o usuário encontra o que faz parte do portfólio de uma empresa, assim como os valores, detalhes sobre os itens e formas de pagamento.
● One Page: é um formato que apresenta todo o conteúdo em uma única página. Assim, o usuário não precisa navegar por diferentes abas e categorias: encontra tudo apenas ao rolar a página.
● Redes Sociais: as redes sociais são páginas em que uma marca pode se relacionar com a sua audiência, através de conteúdos relevantes que aumentam o engajamento e a interação com os usuários.
● Blogs: os blogs servem como uma revista virtual, ou seja, uma marca pode publicar regularmente conteúdos do interesse da sua audiência. A plataforma é perfeita para iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo, esclarecer dores do seu público e aumentar a relevância da marca dentro da internet.
● 3 em 1: é possível ter um site institucional com blog e e-commerce. Uma das opções para quem precisa dos 3 tipos de sites em um só é o WooComerce, que transforma o WordPress em um e-commerce com blog e páginas institucionais. Sem mais delongas, chegou a hora de descobrir como criar um site do zero. Continue a sua leitura para conhecer as etapas e os passos que devem ser dados!
Passo-a-passo para criar o seu site do zero!
Criar um site é um passo importante para corretoras de seguros que buscam fortalecer a sua presença online e atrair mais clientes. Um site bem estruturado e profissional funciona como um cartão de visitas digital, oferecendo credibilidade e acessibilidade para o seu negócio.
Agora, nós vamos fornecer um passo-a-passo prático sobre como criar um site do zero, mesmo que você não tenha experiência com programação ou designer. Pronto? Com as orientações certas, você será capaz de construir uma plataforma que representa a sua marca e forneça todas as informações necessárias.
1. Registre um domínio
O domínio, também conhecido como URL, é o endereço do seu site. Ou seja, aquilo que os visitantes digitam na barra do navegador para chegar ao seu site. Existem várias categorias de domínio, e as mais comuns são .com e .com.br.
Para ter um domínio, é necessário registrá-lo e pagar por ele. Mas, não se preocupe com os custos: se o seu domínio não for concorrido e ainda não foi registrado por ninguém, o valor de investimento é baixo, algo próximo de R$ 30,00 por ano.
Caso você queira uma categoria de domínio diferente, como .net, .org, .online e outros, recomendamos o registro do domínio pela Registro.br ou pela GoDaddy.
Importante: se você quer garantir que outras pessoas não aproveitem o domínio com o nome da sua marca, pode comprar mais de uma categoria e direcionar as visitas para o site com o domínio que você escolheu como principal.
2. Hospede o seu site
Se o domínio é o endereço do seu site, a hospedagem é o “terreno” que está nesse endereço. É nela que ficam todas as páginas, imagens e arquivos do seu site, para que os visitantes possam acessá-los.
Para escolher a melhor hospedagem, considere o tamanho do seu site, a previsão de acessos por dia e o orçamento disponível. A Hostinger, por exemplo, oferece vários tipos de hospedagem, desde as básicas compartilhadas até servidores dedicados.
3. Escolha um construtor de sites
Um construtor de sites oferece temas prontos e funcionalidades adicionais, que você pode combinar e personalizar para criar uma página ajustada com a identidade visual da sua marca ou serviço.
1 – Hostinger: o criador de sites da Hostinger oferece mais de 150 templates customizáveis e também já vem com inteligência artificial que pode criar um site do zero pra você.
2 – Elementor no WordPress: outro bastante usado é o Elementor, que é um construtor de páginas dentro do WordPress. Depois de instalado como plugin, você pode contar com uma configuração rápida e bonita, diminuindo o custo de desenvolvimento e oferecendo controle total sobre o seu site de seguros.
3 – WordPress (com ou sem Elementor): falando nisso, temos o WordPress, que é a plataforma usada para criar 43,5% dos sites do mundo. Além do Elementor, é possível também comprar temas de sites prontos e instalar no seu WordPress, alterando apenas os textos e outros elementos para que as páginas reflitam a personalidade da sua marca.
4 – Wix além de plataforma, a Wix fornece um construtor intuitivo, fácil de mexer e com mais de 900 templates para editar e personalizar. Ele também permite integrações, caso você precise de algum recurso avançado para o seu site de seguros.
A pergunta que fica é: WordPress ou Wix como plataforma? A nossa dica: se você prefere criar um site rápido e não precisa de tanta personalização, talvez Wix seja a melhor opção. Mas, se você quer criar um site e pretende instalar recursos avançados de personalização no futuro, talvez seja melhor a WordPress.
4. Defina o seu objetivo
Agora chegou a hora de pensar no objetivo do site da sua corretora de seguros! Algumas funções são bem comuns em quase todas as páginas:
● Apresentar produtos e serviços;
● Auxiliar as pessoas a encontrarem o endereço físico da sua empresa;
● Reforçar a confiabilidade por meio de depoimentos e cases;
● Divulgar materiais educativos e outras ofertas para gerar leads;
● Abrir um canal de contato com a sua empresa.
É claro que todas essas funções podem estar muito bem distribuídas em seu site, mas nós recomendamos que você defina um objetivo principal para evitar que a sua página inicial acabe poluída por excesso de informações.
5. Liste as seções do seu site
Tão importante quanto saber como criar um site é ter definido, já de antemão, o que será oferecido dentro dele. A maioria dos sites acaba contendo as seções mais comuns:
● Página inicial;
● Quem somos;
● Produtos ou serviços;
● Clientes, geralmente destacando os maiores e mais conhecidos;
● Portfólio ou cases de sucesso;
● Contato via formulário, além dos endereços e dos telefones.
A razão para os sites serem formados por essas páginas é apenas uma: costuma funcionar. Repare que esses itens reúnem o que a maioria dos clientes querem saber a respeito de quase toda empresa.
6. Escolha um tema
Opte por um tema responsivo, ou seja, adaptado para diversos padrões de tela. Sites feitos com um tema responsivo conseguem se adaptar para uma exibição otimizada.
Essa característica é importante porque, atualmente, muitos usuários acessam sites por meio de aparelhos móveis, como tablets e smartphones.
Caso o seu website não seja de fácil navegação ou visualização, você pode perder tráfego e ser penalizado no seu posicionamento nos principais mecanismos de busca, como o Google.
7. Produza o conteúdo
Agora que o “como criar um site” já não é mais um problema, chegou o momento de colocar a mão na massa e produzir o conteúdo que a sua audiência terá acesso! As dicas para escrever as informações de cada página são simples:
● Defina o tema central do seu site;
● Crie uma lista de tópicos para facilitar a escaneabilidade;
● Divida os tópicos em subtópicos;
● Revise os tópicos para garantir que fazem sentido;
● Transforme os seus tópicos em textos;
● Revise o seu conteúdo.
Em toda a produção de conteúdo, leve em consideração o seu público-alvo. Ele usa as siglas que você aplicou no seu artigo ou é preciso explicá-las? Quais são as suas dores e desejos? Como o seu produto ou serviço pode resolvê-los?
Procurando uma forma mais simples de começar? Use o Google Sites
Quando você procurou por “como criar um site para corretora de seguros”, imaginou que seria mais fácil ou muito mais difícil? Caso você faça parte do segundo grupo, nós também podemos te ajudar com uma segunda opção.
O Google Sites é uma ferramenta gratuita do Google que permite a criação de sites de forma intuitiva, sem a necessidade de conhecimentos avançados em programação ou design. Para criar um site na plataforma, você pode seguir os seguintes passos:
● Acesse o Google Sites em sites.google.com;
● Faça login na sua conta do Google;
● Escolha um modelo ou comece do zero;
● Defina um domínio, que pode ser o gratuito do Google ou um próprio;
● Personalize o cabeçalho e outras informações;
● Crie as páginas do site;
● Preencha o site com conteúdo;
● Publique o site.
Apesar de algumas pessoas pensarem nessa ferramenta para criar um site inicial, o WordPress.com pode ser uma alternativa mais fácil e evitar retrabalhos no futuro.
Como criar um site impacta as suas negociações?
Saber como criar um site impacta diretamente nas negociações de um corretor de seguros ao estabelecer uma presença online mais profissional e confiável para a audiência.
Quando alguém busca por informações sobre seguros, o primeiro lugar que ele vai procurar é a internet – e ter uma página bem estruturada te destaca da concorrência.
Um site bem feito oferece a você, corretor, uma plataforma para apresentar de forma clara e organizada os produtos e serviços oferecidos.
Ele pode incluir informações detalhadas sobre os tipos de seguros, simulações de preços e FAQs, permitindo que o cliente tire dúvidas e faça escolhas mais informadas.
Por falar em simulações de preços, nós temos outra dica muito importante para você
A verdade é que para se destacar em um mercado tão concorrido quanto o seu, não basta aprender como criar um site e enchê-lo de conteúdos que sejam capazes de educar e estabelecer uma relação de confiança. Você também precisa ter todas as informações do seu cliente na palma da sua mão, de maneira clara e rápida.
E para te ajudar a automatizar vários processos, nós criamos o Aggilizador. Ele possui funcionalidades para facilitar cálculos, organização e gestão de documentos, além de consultas, agilizando o trabalho das corretoras de seguros e reduzindo o tempo dedicado a tarefas repetitivas e manuais.
O Aggilizador permite a realização de cálculos de seguros em várias seguradoras simultaneamente, cobrindo diferentes tipos de seguros como automóveis, residenciais, caminhões, vida e multiprodutos. Com essa função, você tem economia de tempo e precisão nas suas negociações.
Ele também baixa automaticamente propostas, apólices, endossos, extratos de comissões, e notificações de parcelas em atraso diretamente do site da seguradora, reduzindo erros e também o tempo gasto em tarefas administrativas, mantendo a documentação sempre atualizada e acessível.
A plataforma perfeita para corretores de seguros
Além de tudo isso, o Aggilizador tem uma função chamada “Sua Corretora Digital”, que transforma o seu site em um cartão de visitas online.
O melhor é que, junto com uma presença digital, ele integra funcionalidades importantes para a gestão e prospecção de clientes.
Aqui estão alguns dos recursos que você pode aproveitar dentro dessa função do Aggilizador:
· Formulários integrados para coletar informações de clientes, incluindo dados para calcular seguros;
· Integração desses dados para cálculos diretamente no Aggilizador, otimizando a sua cotação e o retorno ao cliente;
· Servidor em nuvem: segurança e praticidade;
· Aggilizador Mobile: acesso gratuito para consultas;
· Envio ágil de cotações por WhatsApp e e-mail;
· Landing Page para captação de leads e dados;
· Ferramentas para agendar e acompanhar prospecções futuras.
Você já aprendeu como criar um site para corretoras de seguros. Se quiser simplificar esse processo e otimizar todos os seus cálculos para alcançar e fechar mais clientes de seguro, é só clicar aqui e conhecer todas as funções do Aggilizador.
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