A grande verdade é. Abrir um TikTok, Instagram ou qualquer outro canal digital é fácil. O difícil é manter. Então, antes de sair abrindo novos canais digitais para a sua corretora de seguros, é importante que você faça a pergunta: “Esse canal digital é importante para minha corretora de seguros?” e, além disso: “Eu consigo mantê-lo?”
Para responder essas perguntas tão importantes, siga lendo nosso artigo.
Informações gerais sobre o TikTok
O TikTok chegou para ficar. A rede social chinesa surgiu em 2014, com o nome de Musical.ly. A rede social se popularizou em 2019, chegando ao Brasil em 2018, e é basicamente composta de vídeos curtos. Inicialmente se popularizou com as famosas “dancinhas”, ou seja, pessoas anônimas que faziam passos de dança ao som de músicas, mas aos poucos foi ganhando novos formatos, como os desafios, as lives (vídeos ao vivo), e os comentários em vídeos feitos por outros tiktokers (como são chamados os criadores dessa rede).
Além dos conteúdos humorísticos e musicais, diversos influenciadores e criadores de conteúdo optaram por iniciar a produção de conteúdo para este canal. Hoje, na rede, é possível encontrar não somente criadores, mas também marcas já consagradas no mercado brasileiro, como o Itaú, Magazine Luiza, entre outras, que apostam no poder de viralização dessa rede.
Por conta da importância do TikTok no cenário mundial, concorrentes como o YouTube, por exemplo, lançaram os Shorts, e o Instagram o recurso de vídeos chamados Reels. Outra rede no mesmo estilo ganhou importância mundial, a chamada Kwai, que inclusive conta com patrocínio em programas como o BBB 24, por exemplo.
Entre as plataformas de vídeo online, o TikTok ocupa a terceira posição no Brasil. Veja o gráfico abaixo gerado por meio de dados da Kantar/IBOPE Media:
Vamos a 37 importantes fatos do TikTok segundo o Hootsuite:
- TikTok alcançou 1.92 bilhões de usuários em 2023;
- Douyin, a versão chinesa do TikTok tem 750 milhões de usuários ativos diariamente.
- TikTok é o aplicativo mais baixado em 40 países.
- Em 2023, foi o quinto mais baixado na Apple App Store.
- Já foram negociados mais de 50 bilhões na NASDAQ em nome do TikTok.
- TikTok tem limitado seu uso de tempo de tela entre o público adolescente.
- 90% dos usuários afirmam que TikTok os faz mais felizes.
- Para as marcas, aparece como sétima marca mais confiável.
- 18,2% da audiência mundial do TikTok é formada pelo público feminino entre 18 e 24 anos.
- 18% são homens da mesma idade.
- 29% dos usuários abrem o aplicativo diariamente.
- Os estadunidenses adultos consomem 4.43 bilhões de minutos por ano na plataforma.
- 2 a cada 3 estadunidenses adolescentes usam a plataforma.
- Os millennials usam a plataforma 2.3 vezes mais que outras plataformas para postar vídeos.
- Os usuários de TikTok estão propensos a comprar novos produtos 1.4 vezes mais que os de outras plataformas.
- A maioria dos tiktokers usam o formato de storytelling.
- Os tutoriais são muito populares na plataforma.
- 76% dos usuários Gen X frequentam também os cinemas.
- 40% dos americanos usam a plataforma como plataforma de busca.
- 43% dos usuários usam a plataforma para buscar notícias.
- 53% dos usuários estão em busca de conteúdos divertidos.
- A Gen X usa o TikTok para consumir podcasts.
- Em U.K, 1.2x da Gen Z usa a DM (mensagens diretas) para se comunicar com as marcas após efetuar compras.
- TikTok é usado por usuários que desejam lembrar de títulos de filmes e programas de TV.
- Gen Z está propensa 1.8x a comprar produtos recomendados pela sua comunidade.
- 95% dos filipinos buscam a plataforma para olhar conteúdo de finanças.
- 54% dos proprietários de empresas tem utilizado a plataforma em busca de geração de novos negócios.
- 1 em 4 proprietários de negócios usam a plataforma para influenciar venda de produtos.
- 15% da verba de marketing são alocadas na plataforma.
- 53% dos proprietários de negócios pretendem aumentar o investimento na plataforma no próximo ano.
- O ROAS (retorno sobre investimento publicitário) é mais alto que o da TV convencional.
- É uma plataforma para descoberta rápida de novos produtos.
- Os anunciantes esperam um retorno de 2 dólares a cada 1 dólar investido.
- Consumidores amam gastar dinheiro na plataforma.
- A parceria com os criadores de conteúdo e a plataforma agregam valor às marcas.
- Comprar no TikTok traz felicidade para os usuários.
- TikTok está melhorando a impressão de marcas do mercado automotivo na Indonésia.
Os dados do Brasil refletem a realidade mundial. O influenciador Felca chocou os brasileiros ao mostrar que chegou a faturar R$2 mil por hora em lives NPCs que basicamente são transmissões ao vivo imitando personagens de games que fazem movimento ao ganhar prêmios que os visitantes da live distribuem ao streamer. (Fonte: Portal Insights)
Live realizada pelo influenciador Felca
Devo estar no TikTok?
Com tantos números quase assustadores em relação à rede, você deve estar se perguntando se deve estar lá. É importante frisar que a maior parte dos consumidores do TikTok são jovens da geração Z, ou seja, entre 16 a 24 anos, sendo 41% do total de usuários presentes na plataforma. (Fonte: Web Company). Outro dado chocante, mostra o elevado consumo da plataforma por crianças. Portanto, a primeira pergunta que você deve fazer é, seu público é este? Analise a idade média da sua base de clientes e observe se a idade do seu público está entre o público jovem. Mesmo que não esteja, talvez, faça parte da sua estratégia focar na venda de seguros para esse público, criando conteúdos como, por exemplo, orientando a aquisição do primeiro seguro. Além da idade do público responda às seguintes questões:
- Qual o tipo de conteúdo e frequência que eu posso postar?
Conforme já dito anteriormente, vimos que conteúdos humorísticos, com storytelling e tutoriais fascinam os usuários da plataforma. Portanto, pense em criar conteúdos instrutivos com uma dose de humor. E lembre-se, que o segredo de qualquer rede social está em manter uma frequência relativamente alta de postagens e como dificilmente alguém vai acompanhar seu conteúdo olhando seu feed de vídeos, mas sim, apenas rolando o feed infinito de vídeos disponíveis no “for you”, ou seja, vídeos que aparecem para o usuário como indicação, será necessário postar com certa frequência para ser lembrado. O bom é que não é necessário ser um produtor profissional de vídeos. Um dos grandes diferenciais da plataforma é justamente o uso de vídeos caseiros misturados com os infinitos recursos de filtros, etc, que a plataforma tem.
- Como fazer sucesso na rede social?
A grande verdade é que não existe uma receita de bolo para viralizar nas redes sociais, se fosse assim, todo mundo o faria. No entanto, dominar a rede social sendo um usuário assíduo dela, aplicar bom uso das tags, aplicar humor na dose certa, saber contar boas histórias e memes, criar conteúdo constante e talvez até criar uma persona simpática e atraente parece ser algo comum entre os tiktokers famosos.
Buscando por “corretor de seguros” no TikTok já é possível ter uma boa ideia do que é produzido por lá. Veja só esse conteúdo produzido pela Honda com o meme “Diga que você é corretor de seguros, sem dizer que é corretor de seguros?” que teve 11.500 curtidas, 48 comentários, 18 salvos e 261 compartilhamentos. Esse último número mostra o alto poder de viralização da rede.
Clique aqui para visualizar o conteúdo
Com base em todas essas informações, será possível afirmar que te vejo em breve na rede vizinha? 🙂
Gostou dessas dicas? Então não deixe de acompanhar o Blog Agger que está sempre atualizado com dicas para você corretor de seguros.