O mercado de seguros está em constante expansão e só este ano deve crescer 10%, segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg). Sendo assim, a melhor coisa que você como corretor de seguros pode fazer para acompanhar o crescimento desse mercado é se preparar para isso.
Pensando em te ajudar, separamos aqui 10 dicas de como ser um corretor de seguros de sucesso e, para te motivar ainda mais, ao final do texto, vamos te contar as principais vantagens de atuar nesse mercado. Confira!
5 dicas do que fazer para ser um bom corretor de seguros
Ser um bom corretor de seguros envolve vários fatores e, para ter sucesso nessa profissão, é preciso, além de estar sempre disposto a melhorar, cultivar algumas boas práticas do profissional bem-sucedido.
Veja só as dicas que separamos para você:
Conheça bem o funil de vendas
O funil de vendas é uma estratégia de marketing que descreve as etapas pelas quais um cliente em potencial passa até se tornar um cliente efetivo. Ele é dividido em diferentes fases, que geralmente incluem conscientização, interesse, consideração, decisão e fidelidade.
Cada fase do funil tem suas próprias táticas de marketing e vendas que são aplicadas para atrair e convencer os clientes em potencial a se tornarem clientes efetivos.
Por exemplo, na fase de conscientização, o objetivo é apresentar a empresa e seus produtos ou serviços para o maior número possível de pessoas que têm potencial de fidelização. Já na fase de interesse, o objetivo é fornecer mais informações e esclarecer dúvidas sobre o produto ou serviço.
Para o corretor de seguros, é importante conhecer bem o funil de vendas porque isso o ajuda a entender as necessidades e comportamentos do cliente em potencial. Sabendo em qual fase do funil de vendas o cliente está, é possível personalizar as abordagens de venda e oferecer soluções que correspondam às suas necessidades.
Por exemplo, uma pessoa que está na fase de conscientização pode estar procurando informações gerais sobre seguros, enquanto uma que está na fase de consideração pode estar buscando informações mais específicas sobre um determinado tipo. Compreender essas diferenças permite que você adapte sua abordagem e ofereça o produto ou serviço certo na hora certa.
Faça networking
Networking é o processo de estabelecer e manter relacionamentos profissionais com pessoas que possam ajudar a promover seus negócios e carreira. Isso pode incluir colegas de trabalho, clientes, fornecedores, parceiros de negócios e outros profissionais que trabalham na mesma área.
Para o corretor de seguros, o networking pode ser extremamente importante. Isso porque ao estabelecer relacionamentos com outros profissionais da área de seguros, o corretor pode ter acesso a novos clientes em potencial, além de aprender com a experiência de outros profissionais e obter informações sobre tendências e mudanças no mercado.
Além disso, o networking pode te ajudar a se tornar uma referência na área. Quando outros profissionais conhecem você e confiam no seu trabalho, eles podem te indicar para clientes em potencial ou para outras pessoas que precisam de serviços de seguros.
Organize sua rotina
Organizar a rotina é uma parte fundamental do trabalho do corretor de seguros e é essencial para ser um bom profissional. A rotina organizada permite que o corretor atenda a seus clientes de maneira eficiente e eficaz, além de permitir que ele mantenha um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Ao organizar sua rotina, você pode estabelecer horários específicos para realizar atividades importantes, como responder a e-mails, fazer ligações, visitar clientes antigos e prospectar novos. Isso ajuda a garantir que todas as tarefas importantes sejam realizadas de maneira adequada e que nada seja esquecido.
A organização da rotina também permite que você gerencie melhor seu tempo. Com um planejamento bem estabelecido, você pode priorizar as tarefas mais importantes e otimizar suas horas de trabalho, maximizando a produtividade e minimizando o estresse e a sobrecarga.
Trabalhe por segmentos
Ao trabalhar por segmentos, o corretor de seguros pode se especializar em uma determinada área de atuação, como seguros de vida, seguros de saúde, seguros de automóveis, entre outros. Isso permite que ele desenvolva um conhecimento mais aprofundado sobre os produtos e serviços disponíveis nesse segmento e ofereça aos seus clientes as melhores soluções para suas necessidades específicas.
Além disso, ao se especializar em um segmento, o corretor pode se tornar uma referência na área e ser procurado por clientes que buscam um serviço especializado e personalizado. Isso pode gerar uma rede de contatos mais qualificada e fidelizada, o que pode trazer vantagens competitivas em relação a outros corretores que atuam de forma mais genérica.
Atualize-se nas inovações
Atualizar-se nas inovações é fundamental para se manter competitivo e se tornar um profissional bem-sucedido.
O mercado está em constante evolução e novas tecnologias e tendências surgem o tempo todo, o que pode significar novas oportunidades para os corretores que estiverem atualizados.
Por exemplo, o avanço da tecnologia tem permitido o desenvolvimento de novos produtos e serviços de seguros, como seguros para dispositivos móveis, seguros cibernéticos, entre outros. Corretores que conhecem essas inovações e sabem como oferecer esses produtos e serviços têm uma vantagem competitiva em relação a outros corretores que não estão tão atualizados.
Outra vantagem das inovações é que elas podem te ajudar a automatizar e otimizar seus processos de trabalho, reduzindo o tempo e o esforço necessários para realizar tarefas repetitivas e burocráticas.
Inclusive, a Agger trabalha com soluções que podem te ajudar muito na otimização do seu tempo no trabalho!
5 Dicas do que NÃO fazer para ser um bom corretor de seguros
Para completar nossa lista de 10 dicas para ser um corretor de seguros de sucesso, separamos a seguir 5 práticas que você deve eliminar da sua vida profissional.
Confira:
Deixar informações incompletas sobre seus clientes
O corretor de seguros deve sempre prestar atenção e coletar todas as informações necessárias sobre seus clientes para evitar deixar informações incompletas. Isso porque a falta de informações pode prejudicar ambos.
E um dos principais motivos para isso é que a falta de dados importantes sobre o cliente pode resultar em uma cobertura insuficiente ou inadequada, prejudicando a experiência dele com seus serviços.
Ignorar a relação de longo prazo com seus clientes
O corretor de seguros não deve ignorar a relação de longo prazo com seus clientes porque essa relação é fundamental para o sucesso de sua carreira. Manter um relacionamento próximo e duradouro com os clientes não só ajuda a fidelizá-los, mas também pode gerar novas oportunidades de negócio e uma reputação positiva no mercado.
Mentir para seu cliente
Essa dica é um tanto óbvia, porém necessária. O corretor de seguros não deve mentir para seu cliente por diversos motivos.
Em primeiro lugar, a mentira vai contra os princípios éticos e de integridade da profissão de corretor de seguros. Você tem o dever de agir com honestidade e transparência em todas as suas interações com os clientes.
Além disso, a mentira pode ter consequências graves para os dois. Se você mentir para o cliente sobre a cobertura de uma apólice, por exemplo, isso pode resultar em uma situação em que o cliente não esteja adequadamente coberto em caso de sinistro, o que pode ter um impacto financeiro significativo para ele e pode levar a uma reclamação formal ou até mesmo um processo legal.
Fora que a mentira pode prejudicar sua reputação, e a credibilidade é muito importante nesse meio.
Não saber negociar
Saber fazer negócios é uma habilidade que todo corretor de seguros de sucesso precisa ter. Não adianta seguir todas as outras dicas que demos se você não sabe como conversar com seu cliente e negociar nos momentos necessários.
Um corretor que não sabe negociar pode acabar perdendo o cliente ao invés de capturá-lo.Por isso, utilize as palavras corretas para despertar gatilhos-mentais, negocie valores, mostre competência e nunca esqueça de levar a sério possíveis prazos combinados entre vocês.
Não investir em autoconhecimento
Por mais abstrato que possa parecer, para ser um corretor de seguros de sucesso, é importante ter a mentalidade de uma pessoa de sucesso. E não basta apenas investir em conhecimentos sobre o seu mercado de atuação, mas também é preciso investir em autoconhecimento, reconhecendo seus pontos fortes e fracos como pessoa e profissional.
Assim, é importante trabalhar nossos pontos fracos, uma vez que eles podem atrapalhar o desenvolvimento profissional. É preciso ter resiliência e muito jogo de cintura para lidar com os desafios da profissão sem deixar que isso atrapalhe seu desempenho. Por isso, para melhorar como profissional, não é necessário investir em autoconhecimento e melhorar a mentalidade.
Vantagens de ser um corretor de seguros
Agora que você já sabe o que fazer e o que não fazer para ser um bom profissional do ramo de seguros, vamos te contar quais são as vantagens de fazer parte desse mercado.
Ser um corretor de seguros pode trazer diversos benefícios. Um deles é a possibilidade de ter uma flexibilidade maior em relação ao horário de trabalho. Como corretor, é possível definir seus próprios horários e trabalhar de acordo com as suas necessidades pessoais e familiares.
Outra vantagem é o potencial de ganhos significativos. Os corretores de seguros geralmente trabalham com comissões, o que significa que seu potencial de ganhos está diretamente relacionado ao número de vendas que fazem. Se você é um bom corretor e tem uma base de clientes leais, pode ganhar um salário considerável.
Além disso, o trabalho oferece um bom crescimento profissional. O setor de seguros está em constante evolução, o que significa que os profissionais do meio devem acompanhar a tendência.
Gostou das dicas e de saber mais sobre as vantagens de atuar como corretor de seguros? Para ser um profissional ainda melhor e usufruir ainda mais das vantagens do mercado, conte com a Agger! Nossas soluções facilitam seu dia a dia e te fazem dedicar mais tempo ao que realmente importa: seu cliente.