fbpx

Gestão de seguros: veja como agilizar o trabalho com tecnologia

Se você quer ser gestor de seguros ou saber melhor o que é gestão de seguros, continue lendo este artigo

Índice

Gestão de seguros: veja como estar mais capacitado para o mercado, oportunidades e dicas

O mercado de seguros teve um crescimento significativo nas últimas décadas e continua em franca expansão, com perspectivas promissoras para os próximos anos. A diversificação da oferta de produtos, a estabilidade da moeda nacional e o foco crescente das pessoas em seu patrimônio e futuro são alguns dos fatores que contribuem para esse quadro favorável. E, por isso, o curso de gestão de seguros é bastante procurado.

Hoje em dia, é possível segurar quase tudo de valor e os tipos mais comuns são automotivo, habitação, saúde, transações imobiliárias e negócios.

O desenvolvimento da indústria de seguros também aumentou a demanda por profissionais nesta área. O mercado busca profissionais que tenham uma visão ampla do negócio previdenciário e de seguros, além de que sejam capazes de atuar em diversas áreas.

O ingresso nessa carreira é possível por meio de cursos técnicos. Sendo assim, descubra como funciona o curso de Tecnólogo em Administração de Seguros, quais os conteúdos abordados e onde fazer a graduação!

Se você quer ser gestor de seguros ou saber melhor o que é gestão de seguros, continue lendo este artigo
Se você quer ser gestor de seguros ou saber melhor o que é gestão de seguros, continue lendo este artigo. | Foto: Freepik.

O que é estudado em um curso de Gestão de Seguros?

O programa de Tecnólogo em Gestão de Seguros, com duração de dois anos, desenvolve profissionais capazes de gerir mercados de seguros e fornece aos alunos uma visão estratégica ampla do mundo dos negócios.

Também conhecido como Administração de Seguros e Previdência, este curso tem em seu currículo um conjunto de disciplinas fundamentais e teóricas de matemática financeira, legislação pertinente a seguros e administração.

No entanto, a maioria das cargas horárias é preenchida com disciplinas específicas para a prática desse profissional. Abordam temas como cálculo de provisões, gestão de riscos, técnicas de venda e consultoria, desenvolvimento de novos produtos e os mais diversos tipos de seguros e suas características.

O programa é oferecido de forma presencial e, ao final da graduação, o aluno deve realizar um Estágio Supervisionado ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área, conforme a exigência de cada docente.

A graduação técnica em Administração de Seguros (também conhecida como Administração de Seguros e Previdência) é recente, com apenas duas instituições de ensino oferecendo cursos credenciados pelo Ministério da Educação (MEC).

Grade curricular de Gestão de Seguros

A grade do curso é o conjunto de assuntos que um aluno estudará em um curso. Veja abaixo um exemplo de algumas matérias que podem ser abordadas em um curso de Gestão de Seguros:

  • Administração de Marketing;
  • Administração De Recursos Humanos I;
  • Ambiente de Negócios em Seguros;
  • Ambiente Internacional de Seguros ;
  • Cultura Empreendedora;
  • Direito Comercial;
  • Direito do Seguro.

Saiba o que você deve levar em conta ao buscar um curso de Gestão de Seguros

Devem participar do curso aqueles que buscam estimular o aprendizado e entender as melhores práticas de gestão de seguros, como: avaliação de riscos, desenvolvimento de novos produtos e cálculo de provisões. Os alunos estudarão disciplinas relacionadas a operações e gerenciamento de seguros, administração de seguros e bens e acidentes.

O sucesso de um corretor de seguros depende mais do que da qualidade do serviço. Você pode oferecer o melhor serviço, mas se a equipe não for treinada, todo o trabalho será desperdiçado. Para isso, é importante investir no seu capital humano e, por meio dele, sua empresa pode se reinventar para alcançar os resultados desejados e se destacar no mercado. 

Uma das formas de implementar esse processo é por meio de cursos de especialização em seguros.

Como é o mercado de trabalho para tecnólogos em Gestão de Seguros?

Os cursos de gestão de seguros são responsáveis por preparar profissionais para trabalhar em equipe e entender as diferentes etapas que compõem o processo técnico, comercial e de sinistros.

Ao final do curso, os tecnólogos em administração de seguros  saem prontos para planejar, coordenar, executar e avaliar seguros e outras atividades relacionadas ao setor. Uma visão estratégica e competitiva é um dos requisitos para se sair bem na área.

No mercado de trabalho, os profissionais podem ingressar em corretoras, seguradoras, fiscalizadoras de riscos e sinistros. Você também pode optar por trabalhar em um setor corporativo que possua um departamento de gestão de riscos, além de outras áreas do mercado de seguros.

O tipo de formação para o curso de gestão de seguros é: Tecnólogo. O mercado de seguros movimentou US$ 1,2 trilhão em ativos e cresce a uma taxa média anual de 6%, mesmo durante a pandemia.

Profissionais formados em Gestão de Seguros encontram oportunidades de trabalho nas seguintes áreas:

  • Companhia de seguros
  • Banco
  • Instituição de crédito
  • Empresa de Inspeção de Riscos e Sinistros
  • Departamentos de gestão de riscos de empresas de diferentes setores
  • Consultor de corretora de seguros

Atribuições de um gestor de seguros

Dentre as principais atividades que os tecnólogos em gestão de seguros podem realizar, citamos:

  • Supervisiona equipes das áreas comercial e técnica da indústria de seguros.
  • Crie um plano de seguro.
  • Disposições de cálculo.
  • Desenvolver novos produtos de seguros e previdência.
  • Analise o imóvel a ser segurado.
  • Desenvolver estratégias para minimizar o risco para as seguradoras.
  • Notifique o segurado durante a vigência do contrato.

Como o treinamento é voltado para a gestão das atividades de seguros e previdência, os tecnólogos em administração de seguros também estão aptos a abrir seu próprio negócio, seja como corretor de seguros ou como consultor na área.

[rock-convert-cta id=”570″]

Conheça a Agger

A Agger existe para simplificar e potencializar o trabalho do corretor de seguros. Com mais de 7.500 clientes em todo o Brasil, nossos sistemas trazem a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras.

Com foco no mercado de seguros desde a nossa fundação, contamos com 27 anos de muita experiência e mais de 45.000 usuários em nossos sistemas. Somos apaixonados por pessoas e acreditamos que nosso crescimento constante só é possível porque aqui fazemos e crescemos juntos.

Atuamos com foco no corretor e utilizamos as melhores tecnologias disponíveis no mercado para atender nossos clientes com excelência. Se você tem interesse em saber mais sobre gestão de seguros e potencializar seu trabalho como corretor, acesse o site.

Picture of Redação Agger

Redação Agger

A Agger, com mais de 29 anos de mercado, é a maior plataforma de gestão e cotações de seguros no Brasil. Oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras, transformando a distribuição de seguros no Brasil. Unindo tecnologia, experiência e conhecimento especializado, sua plataforma oferece cotações, controle de apólice e comissões, cálculos e outros serviços, com informações rápidas, diversas e confiáveis, em mais de 14 ramos de seguros.

Talvez você goste

Aprenda como lidar com clientes que dizem que o seguro está caro

Como vender seguros de forma mais eficiente com 8 dicas

5 Plataformas para ajudar Corretores de Seguros

Eventos do Mercado de Seguros em 2024

Conheça o Aggilizador Agger.
plugins premium WordPress