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Proposta de Seguro: Saiba como apresentar uma proposta de seguro irrecusável

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Índice

Uma proposta de seguro bem feita é um passo essencial para a conquista de um cliente e uma possível fidelização. Sabemos que o corretor precisa exercer a função de mediar a relação entre seguradoras e clientes e, para isso, a proposta do seguro é um momento crucial para que conquiste o cliente e incentive ele a aderir um serviço que atenda suas necessidades. 

Para isso, é importante que a proposta seja bem elaborada, mantendo uma boa comunicação com o cliente. A fim de ajudar nessa missão, separamos algumas dicas de como apresentar uma proposta de seguro irrecusável. Confira!

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Conheça o que é a proposta de seguros e dicas | Foto: freepik

Proposta de Seguro: o que é

A proposta de seguro nada mais é que um documento apresentado pelo corretor ao cliente antes da aquisição definitiva do seguro. Esse documento é elaborado após a negociação do corretor com a empresa seguradora, que em seguida é apresentado ao cliente, que deve assinar o documento para que a seguradora decida se aceitará o risco ou não posteriormente. 

Proposta de Seguro: para que serve

A proposta de seguro é uma forma de esclarecer o contrato para o cliente, explicando detalhes da possível negociação com a seguradora. Assim, a proposta serve como uma forma do cliente entender melhor o contrato, percebendo se ele realmente vai atender suas necessidades para considerar se vale a pena fechar a negociação. 

Além disso, a proposta também inclui as informações sobre o perfil e bem do cliente que deseja receber o seguro. Nesse momento, também, é importante confirmar as informações, que serão analisadas posteriormente pela empresa a fim de decidir se vão aceitar a proposta ou não. 

Proposta de Seguro: Dicas para apresentar uma proposta irrecusável

Compreendendo que esse processo é essencial para a aquisição do contrato por parte do cliente, é necessário entender como apresentar uma proposta de seguro irrecusável. 

A seguir, veja algumas dicas que podem ajudar: 

Contemple as necessidades do cliente

Um dos pontos mais importantes nessa etapa de proposta de seguro é mostrar ao cliente que você entende suas necessidades, apresentando uma proposta que faça sentido para o perfil dele. 

Tomar cuidado com isso ajuda o cliente a perceber que você se preocupou em fazer propostas personalizadas, que a proposta realmente é uma necessidade para ele, por isso, torna-se irrecusável.

Produza bons layouts

Para muitas pessoas, isso pode parecer besteira, mas acredite, faz toda a diferença! A boa escolha do layout, ou seja, um design, disposição das informações, formatação, ajuda a passar profissionalismo, além de facilitar a visualização e entendimento do cliente sobre a proposta. 

Por isso, evite acrescentar informações desorganizadas, tome cuidado com a escolha das fontes, que precisam ser legíveis e de um tamanho que não atrapalhe a leitura, também tome cuidado com excesso de cores e distribuições de imagens, às vezes, menos é mais. 

Claro que um corretor de seguros não precisa ser um expert em design, mas apresentar uma proposta de um projeto organizado é essencial para a imagem do profissional.

proposta de seguro Como apresentar uma proposta de seguro
Exemplo de uma proposta organizada. | Foto: Agger.

Explique bem os detalhes

Outro ponto importante é explicar bem os detalhes do contrato. Nesse sentido, é importante entender o perfil do cliente e seu nível de entendimento sobre contratos. Assim, é necessário explicar com profundidade os detalhes da proposta. Uma boa estratégia para ajudar na visualização do cliente sobre detalhes de difícil entendimento é adotar exemplos. 

É comum que muitas pessoas não entendam detalhes sobre negociações, por isso, sempre mostre preocupação com o entendimento do cliente. Isso fará toda diferença! 

Esclareça as formas de pagamento

As formas de pagamento geralmente são pontos essenciais para o fechamento de um contrato ou não, isso porque existem pessoas que têm preferência ou disponibilidade para pagar apenas de uma maneira. Assim, é importante que se esclareça todas as formas de pagamento, explicando detalhes como possíveis diferenças de valores em cada forma de pagamento. 

É importante também esclarecer sobre prazos de pagamento e possíveis indenizações. Dessa forma, as chances do cliente se sentir mais seguro ao fechar o contrato são bem maiores.

Apresente a proposta de seguro a partir de um roteiro

Com as dicas que demos acima, existem muitos detalhes que precisam ser lembrados na hora de apresentar uma proposta irrecusável. Assim, é importante que essas questões sejam apresentadas de forma clara para facilitar o entendimento do cliente e não parecer ideias soltas e confusas. 

Por isso, é importante organizar um roteiro para a apresentação da proposta do cliente, o que vai ajudar a não deixar nenhuma informação de lado e deixar tudo mais claro. Mas vale lembrar que o roteiro é um norte e muitas vezes é preciso sair um pouco dele, principalmente para atender às dúvidas do cliente. 

Proposta de Seguro: Benefícios de uma proposta bem feita

Mas, afinal, quais são os benefícios de apresentar uma boa proposta de seguros?! Veja alguns deles: 

Credibilidade

Uma proposta de seguro bem feita mostra para o cliente o profissionalismo do corretor, que pode aproveitar esse momento para mostrar competências profissionais como organização, boa oratória, bom atendimento ao cliente, boa comunicação, entre outras coisas.

Assim, uma proposta bem feita pode revelar um profissional competente que se preocupa com os mínimos detalhes, ajudando a consolidar a credibilidade do corretor. 

Maiores chances de adesão à proposta

Quando uma proposta é apresentada de forma convincente, as chances de ela ser aderida são maiores. Isso porque o cliente vai perceber que aquela proposta realmente faz sentido em sua realidade e pode ser convencido de que é uma necessidade, e, portanto, uma necessidade que não pode deixar passar

Fidelização do Cliente

Um bom atendimento sempre traz frutos. Por isso, quando uma proposta é bem apresentada, o cliente pode perceber o cuidado do profissional com o processo e em atender suas necessidades individuais. 

Ao perceber a competência do profissional e seu trabalho personalizado, esse cliente pode ser fidelizado, procurando o corretor para fechar seguros futuros. 

Com essas dicas, é possível apresentar uma proposta de seguro irrecusável e fidelizar cada vez mais clientes. Gostou de conhecer essas dicas?! Para mais conteúdos como esse continue acompanhando a Agger!

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Redação Agger

Há 30 anos no mercado, a Agger, parceira de corretores com a maior plataforma de gestão e cotações de seguros do Brasil, é uma empresa líder em número de clientes e em geração e análise de dados de seguros. A empresa, que está presente em 95% dos municípios brasileiros, oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras e está transformando a distribuição de seguros no Brasil. Por meio da Plataforma Agger, que atende um terço dos corretores ativos no Brasil, possui mais de 13 mil clientes e uma base de mais de 62 mil usuários, realizando mensalmente mais de 48 milhões de cotações de seguros. Além disso, a empresa atua em 14 ramos de seguros e 36 seguradoras credenciadas.

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