Com 15.206 comercializações, o setor já tem crescimento de 217% em um ano. Abril de 2024 foi o segundo mês com o maior número de vendas de carros elétricos e híbridos no Brasil na história, atrás apenas de dezembro de 2023. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O líder da categoria é o BYD Dolphin Mini, com 2.469 emplacamentos em Março.
Vale a pena ficar de olho não só nas vendas mas também nas cotações de seguro de carros elétricos. Somos uma plataforma referência em cotações no Brasil, com mais de 48 milhões de cotações mensais.
Veja abaixo o ranking dos veículos elétricos mais cotados na plataforma da Agger:
Apesar de números ainda tímidos em relação aos veículos de combustível álcool e gasolina, os elétricos e híbridos vieram para ficar. Por isso, é importante, que você, corretor de seguros, fique atento a essa tendência.
Na plataforma Agger, por exemplo, o número de cotações desse tipo de veículo entre os corretores de seguros cresceu 800% em um ano (entre 2023 e 2024).
E as seguradoras, têm aceitado esse tipo de veículo?
Muitas seguradoras têm aceitado esse tipo de veículo. Por exemplo, a Bradesco Seguros possui um seguro pensado especialmente para veículos elétricos. Afinal, é um veículo que exige alguns cuidados diferentes dos carros movidos a combustível tradicional, como por exemplo, necessidade de reboque até uma estação de abastecimento elétrica, e carregamento portátil. Outro ponto importante é a cobertura para o cabo de carregamento do VE – original de fábrica. A grande maioria das companhias oferecem seguro adicional para o equipamento, e vale a cotação, já que um cabo novo pode custar de R$ 1.300 a R$ 2.000, conforme o veículo. (Fonte:https://quatrorodas.abril.com.br/carros-eletricos/seguro-de-carro-eletrico-e-mais-caro-fizemos-as-contas).
E tão importante quanto a cobertura do carro elétrico é a assistência técnica oferecida. São automóveis que exigem manutenção capacitada, portanto, é importante consultar a lista de credenciadas da seguradora.
“Com a mudança de comportamento do consumidor, que está cada vez mais atento às questões sustentáveis, temos uma crescente adoção de veículos elétricos e, consequentemente, surge a necessidade de seguros específicos para esse tipo de veículo. As seguradoras estão se adaptando a esse cenário e desenvolvendo produtos que atendam às necessidades dos proprietários de veículos elétricos, como cobertura para baterias e recarga, além de considerar as características técnicas desses veículos na precificação dos seguros”, aponta Gabriel Ronacher, CEO da Agger.
A boa notícia é que com a evolução do mercado é natural que o seguro desses veículos também fiquem mais acessíveis. Como é um mercado que está evoluindo muito rápido na oferta de seguro de carros elétricos, é preciso que você, corretor de seguros, fique atento e cote sempre em diversas seguradoras. Para isso conte com o multicálculos da Agger que permite que você faça diversas cotações de forma muito rápida.
___
Gostou dessas dicas? Então não deixe de acompanhar o Tô por Dentro que está sempre atualizado com dicas para você corretor de seguros.