Mês de férias chegando, hora de férias!Isso para seu cliente, para você, corretor de seguros, ótima oportunidade de fazer dinheiro vendendo seguro viagem!
Interesse em seguro viagem de 01/01/2023 até 01/01/2024
A boa notícia é que o seguro viagem é procurado o ano todo com forte procura nas férias de Dezembro e Janeiro. No entanto, aproveitar as sazonalidades, como às férias de Julho pode ser um ótimo gancho para que corretores de seguros possam associar seus produtos na jornada do cliente.
Vamos a alguns insights para que você, corretor de seguros, possa vender mais seguro viagem:
Interesse em seguro viagem em distribuição por estado.
Ei, corretor de seguros, do Distrito Federal, olha só o volume de buscas por “seguro viagem” na sua região. Ótima oportunidade para alavancar suas vendas, não? Corretores de seguros de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina também tem uma população que procura por esse tipo de produto.
Dica quente: Os seguros mais procurados são para Porto Seguro e para viagens internacionais, o que acha de fazer uma campanha sobre seguro viagem para essas regiões?
Agora que você já entendeu as tendências do momento para seguro viagem vamos falar um pouco mais sobre esse produto para que você ao final da leitura deste artigo esteja afiado para vender mais!
Seguro viagem: como funciona e dicas para vender mais
Quem planeja uma viagem dificilmente pensa nos possíveis imprevistos. Apesar de indesejados, eles podem aparecer e, nesse sentido, existe uma maneira de os viajantes conseguirem resolvê-los sem dores de cabeça: com a contratação de um seguro viagem.
Como funciona o seguro viagem?
Não existe uma modulação única e “oficial” de como funciona o seguro viagem. Dessa forma, as diferenciações vão ocorrer de acordo com as determinações de cada plano e de cada seguradora.
Entretanto, é possível definir uma fórmula geral de construção para um seguro viagem e, a partir dela, incluir outras diretrizes que personalizam cada plano e diferenciam a seguradora ou o corretor da concorrência.
Os pacotes geralmente aumentam de valor de acordo com as coberturas garantidas e com as características próprias do lugar ao qual o cliente irá viajar. Se a saúde do destino for mais cara e de difícil acesso, por exemplo, o preço do seguro será mais alto.
Para acionar o seguro viagem, é preciso que o corretor de seguros garanta canais de atendimento a distância, exatamente porque o cliente estará em uma viagem. Em alguns casos, a contratação é feita de forma totalmente digital. Para acionar o seguro, o segurado pode utilizar o WhatsApp, o e-mail ou ligar para um dos canais de atendimento.
Nos casos de cobertura para contas médicas, a situação mais comum é o cliente acertar diretamente com o hospital e enviar os comprovantes para o corretor de seguros, que, posteriormente, entrará em contato com a seguradora que fará a devolução do dinheiro (integral ou não, conforme o que foi determinado na apólice).
Na Europa, existe o Tratado de Schengen e, todos os países que fazem parte dele, não permitem a entrada de turistas sem que eles tenham feito um seguro viagem com a cobertura mínima de 30 mil euros. Então, no caso de viagens para esses destinos, é importante que o corretor já tenha um plano específico.
O que o seguro viagem cobre?
As coberturas de um seguro viagem geralmente podem ser divididas em duas instâncias: as referentes aos acontecimentos durante a locomoção até o destino e as que garantam a saúde dos segurados durante a viagem, em si.
No sentido das locomoções, é comum o oferecimento de indenização por viagem cancelada ou interrompida, assim como por extravio ou perda de bagagem pela companhia aérea. Alguns seguros ainda cobrem furtos, roubos e até despesas jurídicas.
Já pensando na saúde, o seguro viagem costuma cobrir as despesas médicas e com medicamentos. Além disso, é oferecida assistência odontológica 24 horas.
Em casos de internação, os pacotes geralmente cobrem o acompanhamento, garantindo que o segurado possa receber visitas durante a hospitalização e a repatriação.
Em situações mais graves, como em caso de invalidez permanente ou parcial durante a viagem, os seguros oferecem uma indenização. Outros serviços, caso haja falecimento do segurado, são a repatriação e a assistência funerária.
Dicas para vender seguro viagem
Mesmo que alguns países na Europa obriguem os visitantes a fazer um seguro viagem, não são todos os destinos que possuem a mesma determinação. Nos Estados Unidos, por exemplo, a contratação deste serviço é opcional.
Por isso, tentar vender um seguro viagem pode ser um pouco mais complicado. Isso ocorre porque há grande tendência de as pessoas enxergarem este tipo de proteção como um gasto a mais, considerado desnecessário. Assim, para vender mais, é importante ter algumas dicas em mente (confira abaixo).
Além dessas dicas, é crucial investir no desenvolvimento da imagem do corretor de seguros. Para isso, é indispensável o uso de tecnologia e de criação de conteúdo que consiga ilustrar a importância de um seguro viagem.
Apresentação do produto
Boa parte da venda de um seguro viagem está na forma como o corretor de seguros apresenta o produto para o seu possível cliente. O primeiro grande ponto é que o profissional precisa conhecer plenamente o seu produto, para poder atender as expectativas do turista.
Dessa forma, o corretor de seguros também precisa reconhecer quais são as principais preocupações desse possível cliente e mostrar como existe um plano de seguro viagem específico para atendê-lo. Esta reunião deve ser mais descontraída, como uma conversa.
Identifique o perfil do cliente
Muitos dos desdobramentos de uma reunião para a apresentação do produto estão no reconhecimento de perfil do cliente feito pelo corretor de seguros.
Se for uma viagem de negócios, por exemplo, as chances de um acidente reduzem a preocupação – que se volta aos empecilhos do percurso. Por outro lado, se o viajante for um aventureiro, estará mais suscetível a riscos de uma hospitalização, por exemplo.
Já vender para um turista nato, que viaja constantemente, é uma tarefa mais simples, pois ele sabe que imprevistos acontecem com frequência.
Faça propaganda de seu serviço
As duas dicas anteriores ajudam o corretor de seguros a convencer o seu possível cliente da enorme importância da contratação de um seguro viagem. Feito isso, é preciso passar para o segundo passo: a diferenciação dos planos concorrentes.
Nesse momento, é interessante que o corretor mostre que a sua cobertura é a melhor – e que realmente faça propaganda de seu próprio serviço. É exatamente neste cenário que os itens de tecnologia, por exemplo, são usados como processo de fidelização dos clientes.
A tecnologia é indispensável para a venda de seguro viagem e para informar a importância desse serviço. Com o uso do multicálculo Aggilizador, da Agger, o corretor de seguros confere todas as opções de cotações de seguro viagem em instantes e pode oferecer a melhor opção para o segurado de forma rápida e prática. Clique aqui e saiba mais.
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