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Como vender pelo WhatsApp é o assunto deste artigo. Vamos abordar o uso do WhatsApp como ferramenta de relacionamento e vendas, com dicas práticas e valiosas para sua corretora de seguros.

 

Por que utilizar o WhatsApp?

O WhatsApp é o aplicativo para smartphones mais utilizado pelos brasileiros. Ele é usado para conversar com clientes e fornecedores, fazer chamadas de áudio ou vídeo (recentemente passou a oferecer a opção de chamadas também no desktop) e também para fechar vendas, que tal? Se levarmos em conta que no Brasil a quantidade de smartphones ativos ultrapassa o número de habitantes, logo, a importância deste tipo de aplicativo de mensagens se torna ainda maior. Mas devido à maior variedade de recursos, o WhatsApp Business é a ferramenta indicada para os negócios.

 

Como vender pelo WhatsApp Business

A versão que foi desenvolvida pensando nas empresas oferece várias outras possibilidades. Portanto, se você ainda não conhece, vamos examinar mais de perto os recursos do WhatsApp Business que você pode começar a usar hoje mesmo.

 

Criar um Perfil da empresa

Em relação ao WhatsApp tradicional, a versão para negócios possibilita a criação de um perfil comercial. Assim, você pode inserir informações específicas sobre o negócio. Com isso, fica claro para quem está conversando com você que se trata de uma empresa.

 

Além de fornecer informações úteis para seus clientes, as contas comerciais ajudam as marcas a passar profissionalismo e a ganhar a credibilidade do usuário. O perfil comercial dá à sua corretora de seguros um “rosto” e uma identidade familiares. Vale destacar que, para ter um emblema “Verificado” ao lado do nome da sua corretora de seguros, o WhatsApp precisa confirmar que se trata de uma conta comercial verificada.

 

Siga os passos abaixo para instalar e fazer as primeiras configurações

  1. Faça o download do aplicativo WhatsApp Business no celular (Android ou iOS), mesmo que você já possua a versão tradicional do aplicativo;
  2. Concorde com os termos de uso e inclua um número de telefone da empresa;
  3. Insira o código que receber por SMS;
  4. Por último, preencha com atenção os dados solicitados (foto, nome da empresa, categoria etc.). Muita ATENÇÃO neste ponto, pois o aplicativo não permite editar o nome da empresa. Faça com muito cuidado para evitar dores de cabeça depois.

 

Dicas práticas de como vender pelo WhatsApp Business

 

Use um número exclusivo

Mesmo que o seu número de telefone seja conhecido e você tenha muitos contatos salvos, sugerimos que você use um número exclusivo da empresa para vender pelo WhatsApp. Além de ser “mais profissional”, você determina as regras de contato com a empresa, como dias e horários disponíveis para atendimento.

 

Mensagem de saudação ou boas-vindas

Utilize uma boa mensagem de saudação que os usuários receberão assim que iniciarem uma conversa com sua empresa. Assim, você consegue dar as boas-vindas e apresentar a empresa a um novo cliente potencial, sem atrasos na resposta. Isso é ótimo!

 

Mensagem de Ausente

Por meio do WhatsApp Business também é possível fazer a configuração das mensagens de ausência. Assim como a mensagem de saudação, é possível mandar uma mensagem para os clientes que estão tentando se conectar após o seu horário de trabalho. A ferramenta permite escrever uma mensagem personalizada ou mostrar seu horário de atendimento.

 

Utilize as listas de transmissão

Diferente de um grupo de WhatsApp que reúne usuários interessados em um determinado assunto, as listas de transmissão são a opção correta para usar na sua estratégia de como vender pelo WhatsApp. Já pude presenciar corretores de seguros que cometeram esse erro e tiveram que contornar uma reclamação de um cliente e isso acabou sendo visualizado por todos os outros clientes no grupo! E não queremos que isso aconteça, não é mesmo?

 

Para tanto, você deve utilizar somente a lista de transmissão, pois na prática, você conseguirá compartilhar conteúdos para muitas pessoas de uma só vez, porém, as respostas dos clientes sempre chegarão para você individualmente.

 

Mostre conteúdos

Crie e compartilhe posts, conteúdos em textos, links interessantes, imagens, áudios e vídeos relevantes e relacionados com os interesses dos seus clientes. Aqui também vale aquelas mensagens de boas festas, aproveite o feriado, promoções e ofertas.

 

Uma prática interessante e recomendada é de você ir testando a frequência dos envios e observando as reações. Não faça envios muito frequentes, comece devagar e alternando os tipos de mensagens. Dessa forma, você irá descobrir quais conteúdos geram mais engajamento e poderá tirar vantagens disso aprendendo como vender pelo WhatsApp cada vez melhor.

 

Crie sua primeira campanha de vendas

Sim! Você precisa tentar, mas precisa fazer isso com estratégia. Talvez pelo receio de ser invasivo, muitos corretores de seguros não se sentem à vontade para criar uma oferta de vendas em versão resumida e repassá-la aos contatos.

 

Entenda que você precisa arriscar e se você acertar na mensagem, com uma linguagem adequada e persuasiva, com uma boa página de conversão para os clientes, sua campanha de vendas tem tudo para ser bem recebida pelos contatos. A propósito, se você ainda não tem um site ou página com formulários de leads, leia este artigo e conheça uma solução eficaz para esse problema.

 

Divulgue o WhatsApp da sua empresa

Ao contrário de outras redes sociais, no WhatsApp as pessoas não acham umas às outras através do nome, localização ou por meio de hashtags. Sendo assim, para que seus clientes entrem em contato com você, divulgue o WhatsApp da sua empresa em outras plataformas como seu website, Facebook, Instagram e no Google. Para saber mais sobre como divulgar sua corretora de seguros na internet, leia este artigo sobre o assunto.

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Redação Agger

Há 30 anos no mercado, a Agger, parceira de corretores com a maior plataforma de gestão e cotações de seguros do Brasil, é uma empresa líder em número de clientes e em geração e análise de dados de seguros. A empresa, que está presente em 95% dos municípios brasileiros, oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras e está transformando a distribuição de seguros no Brasil. Por meio da Plataforma Agger, que atende um terço dos corretores ativos no Brasil, possui mais de 13 mil clientes e uma base de mais de 62 mil usuários, realizando mensalmente mais de 48 milhões de cotações de seguros. Além disso, a empresa atua em 14 ramos de seguros e 36 seguradoras credenciadas.

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