fbpx

Marketing digital para vender seguros online

corretor de seguros analisando dados de marketing

Índice

Vender seguros online pode ser um desafio, mas com as estratégias de marketing digital certas, é possível alcançar o público ideal e aumentar as vendas.

A seguir, te explicamos melhor sobre como funciona o marketing digital, como ele pode ajudar na venda de seguros e a melhor forma de criar estratégias para conseguir mais clientes!

 seguros online vender seguros online estratégias de marketing digital aumentar vendas
Conheça as melhores estratégias de marketing digital para vender seguros online. | Foto: Pexels.

O que é marketing digital?

Marketing digital é o conjunto de estratégias e técnicas de marketing voltadas para a promoção de produtos, serviços ou marcas na internet. Essas estratégias incluem a criação de conteúdo para redes sociais, anúncios em plataformas de busca, e-mail marketing, marketing de conteúdo, SEO (otimização de sites para motores de busca), entre outras.

O objetivo do marketing digital é aumentar a visibilidade e a presença online do profissional ou empresa, bem como engajar e converter seus clientes em potencial em clientes efetivos.

Com o crescente uso da internet e dos dispositivos móveis, o marketing digital se tornou essencial para negócios de todos os setores e tamanhos, permitindo uma conexão com os clientes em potencial de maneira mais eficaz.

Como funciona

O marketing digital funciona através da utilização de diversas técnicas e estratégias para promover produtos, serviços ou marcas.

Essas táticas podem ser combinadas de diferentes maneiras para atingir objetivos específicos, como gerar mais tráfego para o site, aumentar as vendas, melhorar a reputação da marca, entre outros. O marketing digital é uma área em constante evolução, com novas técnicas e ferramentas surgindo dia após dia.

Digital x Tradicional

A principal diferença entre o marketing digital e o tradicional é que o primeiro se concentra na promoção de produtos, serviços ou marcas por meio da internet, enquanto o segundo utiliza canais de mídia off-line, como TV, rádio, impressos e outdoors.

No entanto, é importante levar em conta que o marketing digital e o tradicional não são exatamente técnicas solitárias e muitos utilizam uma combinação de ambos para alcançar seus objetivos.

Como funciona a venda de seguros online?

A venda de seguros online funciona de maneira similar à venda de seguros tradicionais, mas com o uso da tecnologia e a facilidade da internet para otimizar o processo. Além disso, qualquer tipo de seguro pode ser oferecido online, por exemplo, seguro de automóveis, seguro de vida, seguro saúde, seguro residencial e outros.

Vantagens

A venda de seguros online oferece várias vantagens em relação à venda de seguros tradicionais. Algumas delas são:

  • Mais conveniência;
  • Mais rapidez;
  • Mais transparência;
  • Preços competitivos;
  • Atendimento ao cliente otimizado.

[rock-convert-cta id=”513″]

Desvantagens

Embora a venda de seguros online ofereça várias vantagens, há também algumas desvantagens a serem consideradas. Veja as principais:

  • Falta de contato pessoal;
  • Dependência tecnológica;
  • Confiabilidade afetada.

Mas é importante lembrar que todas essas desvantagens podem ser superadas e/ou contornadas por uma estratégia de marketing digital bem-feita.

Como criar uma estratégia de marketing digital

Portanto, agora que você já sabe o que é o marketing digital e já entende melhor como funciona a venda de seguros online, aprenda como montar uma estratégia de marketing digital baseada em redes sociais, criação de conteúdo, e-mail marketing e/ou SEO.

Redes sociais

As redes sociais, hoje, são uma das principais ferramentas para atrair clientes no meio digital e ter uma empresa bem-sucedida. Se essas ferramentas forem utilizadas da maneira correta, elas podem atrair muitas pessoas. 

Veja algumas dicas para utilizar as redes sociais como estratégia de marketing digital: 

  1. Escolha as redes sociais mais adequadas

As redes sociais podem ser um ótimo canal para fazer com que mais pessoas conheçam a sua empresa. No entanto, é preciso apostar nas redes sociais que mais fazem sentido levando em consideração o seu tipo de empresa, cliente e objetivos. Entre as possibilidades de redes sociais, podemos citar exemplos como: 

  • Instagram;
  • Facebook.
  • Linkedin;
  • Twitter;
  • Snapchat;

Defina seus objetivos e formatos de postagens

Definir os objetivos é sempre um passo importante para tirar o melhor proveito de qualquer ferramenta de marketing digital. No caso das redes sociais, esse passo é importante para definir outros passos, como os tipos de postagens. Assim, entendendo seu objetivo e escolhendo a rede social adequada, é possível apostar nos formatos de conteúdos que podem trazer mais engajamento. 

Planeje-se

O planejamento é essencial para que se mantenha uma boa relação com o público-alvo e, consequentemente, mantenha o engajamento do perfil. Para isso, é importante planejar e organizar tipos e conteúdos das postagens, entendendo os melhores horários e dias e cumprindo as datas planejadas a fim de manter o engajamento. 

 

Criação de conteúdo

A criação de conteúdo consiste, basicamente, em escrever textos em diferentes formatos, desde blogs, canais no Youtube, podcasts e muito mais. O mais importante é que esses conteúdos sejam relevantes e informem as pessoas de maneira que ele não seja visto pelos potenciais clientes como uma forma direta de promover a empresa. 

Para criar uma estratégia de marketing digital baseada em criação de conteúdo, siga os seguintes passos:

1. Defina seus objetivos de marketing

Antes de criar sua estratégia de marketing de conteúdo, é fundamental que você defina seus objetivos de marketing. Eles devem ser claros, específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido (SMART).

2. Identifique seu público-alvo

É preciso conhecer bem seu público-alvo para criar conteúdo que os atraia. Faça pesquisas e crie personas, que são representações fictícias do seu público-alvo com base em dados demográficos, comportamentais e psicográficos.

3. Defina seus temas e formatos de conteúdo

Com base no seu público-alvo e objetivos de marketing, defina os temas e formatos de conteúdo que você irá criar. Os temas devem ser relevantes para sua audiência e estar alinhados com seus objetivos de marketing. Os formatos podem incluir blog posts, vídeos, podcasts, infográficos, entre outros.

4. Crie um calendário editorial

Para manter sua estratégia de conteúdo consistente e organizada, crie um calendário editorial. Ele deve incluir os temas, formatos e datas de publicação de cada peça de conteúdo.

5. Crie o conteúdo

Agora é hora de criar o conteúdo! Certifique-se de que ele seja relevante, útil e atraente para o seu público. Utilize técnicas de SEO para otimizá-lo para motores de busca e inclua call-to-actions, que, se traduzirmos ao pé da letra, significa algo como ‘chamada para ação’, e serve como uma espécie de instrução sobre como o usuário deve continuar a interagir com a empresa. Geralmente, a estratégia é usada por meio de botões como ‘clique aqui’, ‘acesse’, ‘saiba mais’ com links que incentivam seus leitores a realizar ações que os deixem mais próximos dos seus objetivos de marketing.

6. Distribua e promova o conteúdo

Depois de criar o conteúdo, é importante distribuí-lo e promovê-lo para que ele alcance seu público-alvo. Compartilhe nas redes sociais, envie por e-mail marketing, use anúncios pagos, entre outras táticas de promoção.

7. Analise e ajuste a estratégia

Para saber se sua estratégia de marketing de conteúdo está funcionando, monitore as métricas de desempenho e analise os resultados. Com base nas informações coletadas, ajuste sua estratégia para melhorar seu desempenho e atingir seus objetivos.

E-mail marketing

O e-mail é uma das principais ferramentas na atualidade que, se usado da maneira correta, pode ser uma ponte entre empresa e cliente, construindo uma relação mais próxima entre eles. Nessa estratégia chamada de e-mail marketing, os e-mails são enviados para uma lista de pessoas a fim de aproximá-las. O importante é que a estratégia seja bem feita: com mensagens relevantes que cumpram objetivos estratégicos e que sejam enviados para os usuários certos. 

Uma estratégia de marketing digital baseada em e-mail marketing pode ser resumida nos seguintes passos:

1. Defina seus objetivos de marketing

Determine o que você deseja alcançar com sua campanha de e-mail marketing.

2. Construa uma lista de e-mails

Coletar e-mails é crucial para sua campanha de e-mail marketing. Ofereça algo de valor em troca do endereço de e-mail.

3. Segmente sua lista de e-mails

Divida sua lista em grupos com base em interesses, comportamentos e outros critérios relevantes.

4. Crie conteúdo relevante

Escreva conteúdos que sejam relevantes e interessantes para o seu público-alvo.

5. Escolha um provedor de e-mail marketing

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para gerenciar campanhas de e-mail marketing, escolha a que mais se identifica e que atende às suas necessidades.

6. Envie seus e-mails

Envie seus e-mails com frequência adequada e evite sobrecarregar seus contatos.

7. Monitore e ajuste

Acompanhe suas métricas de desempenho e faça ajustes quando necessário. Teste diferentes abordagens e aprenda com seus resultados.

SEO

SEO (Search Engine Optimization) é a prática de otimizar seu conteúdo e site para mecanismos de busca, com o objetivo de obter uma posição mais elevada nos resultados orgânicos de pesquisa.

A estratégia de SEO é importante no marketing digital porque os usuários geralmente confiam nos resultados orgânicos de pesquisa para encontrar respostas para suas perguntas e soluções para seus problemas.

Para criar uma estratégia de SEO eficaz, siga os passos a seguir:

1. Pesquise palavras-chave relevantes

Descubra quais palavras-chave o seu público está usando para pesquisar informações relacionadas ao seu negócio. Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave para ajudar na descoberta, como o Google Trends.

2. Otimize seu conteúdo

Use suas palavras-chave em seus conteúdos de forma natural e relevante. Isso inclui títulos, descrições, texto, imagens e links internos. Também é importante criar conteúdo de qualidade e relevante que atenda às necessidades do seu público.

3. Otimize seu site

Certifique-se de que seu site esteja otimizado para mecanismos de busca. Isso inclui elementos técnicos, como meta tags, sitemap, estrutura de URL, velocidade de carregamento, segurança, entre outros.

Crie links de qualidade para o seu site de outros sites relevantes e de alta autoridade. Isso pode ser feito por meio de parcerias, guest posts e outras estratégias de construção de links.

5. Monitore os resultados

Acompanhe suas métricas de SEO e ajuste sua estratégia conforme necessário. Isso inclui monitorar sua classificação de palavras-chave, tráfego orgânico, taxas de conversão e outros indicadores de desempenho.

Ainda, é importante que você saiba que uma estratégia de SEO gera resultados a médio e longo prazo, por isso é preciso ter paciência para colher os bons resultados.

Além disso, vale reforçar que as três estratégias citadas aqui funcionam muito melhor quando utilizadas juntas. É importante apenas se atentar para combiná-las de forma que se complementem e não se anulem.

Como o digital afeta positivamente as vendas de seguro

Por fim, o mundo digital tem tido um grande impacto nas vendas de seguros, ajudando os profissionais do ramo a alcançar um público maior e a oferecer uma experiência mais conveniente e personalizada para seus clientes.

O alcance das mídias sociais, publicidade online e motores de busca permitem que as seguradoras atinjam muito mais pessoas do que apenas aquelas que caminham pelas ruas ou assistem televisão. Isso pode aumentar as chances de encontrar novos clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Além disso, o digital permite que os consumidores comparem facilmente os preços e as coberturas dos diferentes seguros em questão de minutos, Isso torna o processo de compra de seguro muito mais fácil e rápido para os consumidores, o que pode incentivar mais pessoas a adquirir uma apólice.

Gostou de aprender mais sobre como vender seguros online com estratégias de marketing digital?  Agora, se você quiser otimizar ainda mais o seu negócio que tal conferir o nosso e-book gratuito de Comandos do ChatGPT para corretores de seguros.

 

Picture of Redação Agger

Redação Agger

Há 30 anos no mercado, a Agger, parceira de corretores com a maior plataforma de gestão e cotações de seguros do Brasil, é uma empresa líder em número de clientes e em geração e análise de dados de seguros. A empresa, que está presente em 95% dos municípios brasileiros, oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras e está transformando a distribuição de seguros no Brasil. Por meio da Plataforma Agger, que atende um terço dos corretores ativos no Brasil, possui mais de 13 mil clientes e uma base de mais de 62 mil usuários, realizando mensalmente mais de 48 milhões de cotações de seguros. Além disso, a empresa atua em 14 ramos de seguros e 36 seguradoras credenciadas.

Talvez você goste

Gestão financeira para corretora: potencialize os seus resultados com tecnologia

Black Friday para Corretoras de Seguros

Tendências para o mercado de seguros em 2024

7 Gatilhos Mentais mais poderosos para Corretoras de Seguros

Conheça o Aggilizador Agger.
plugins premium WordPress