fbpx

Saiba como funciona o seguro patrimonial e qual a melhor maneira de vendê-lo

Mulher entendendo sobre seguro patrimonial

Índice

Saiba como funciona o seguro patrimonial e qual a melhor maneira de vendê-lo

Apesar de bastante importante, o seguro patrimonial, por muito tempo, não era um serviço tão cogitado. Com a pandemia, porém, muitos empresários viram o quanto ele faz diferença na hora de lidar com um sinistro patrimonial e na cobertura dos custos causados por diferentes danos e prejuízos. Por essa razão, atualmente, esse é um dos seguros mais vendidos. 

Sendo assim, confira abaixo o que é o seguro patrimonial, quais as principais coberturas, o custo desse serviço e, também, dicas sobre como vendê-lo.

O que é Seguro Patrimonial?

O seguro patrimonial é um serviço que pode ser aplicado tanto em bens pessoais quanto empresariais e de organizações em geral.

Ele serve para restituir, por meio de indenizações, possíveis prejuízos que possam atingir esses bens. Dessa forma, o valor investido no patrimônio não será jogado fora caso haja uma catástrofe, como um incêndio, por exemplo. 

Nesse sentido, o seguro patrimonial está se tornando cada vez mais valioso entre as empresas, uma vez que, dependendo do caso, ele pode impedir a falência de um negócio. 

Quais são as principais coberturas de um Seguro Patrimonial?

A maioria dos seguros patrimoniais funciona da seguinte maneira: existe um plano de coberturas básicas, comuns a quase todas as apólices – mas, se o cliente desejar algo personalizado, poderá  agregar outras variáveis, mais adequadas às suas necessidades. 

Dessa forma, o seguro patrimonial tende a oferecer uma vasta gama de opções de adaptação, permitindo que o contratante decida quais coberturas melhor atenderão às necessidades de seus bens e/ou de sua empresa. 

Coberturas básicas

São três as coberturas básicas de um seguro patrimonial: incêndios, queda de raios e explosões. Geralmente, dentro de um imóvel, esses acontecimentos são causados por botijão de gás, de caldeiras, de cilindros de gás, de compressores ou de outras substâncias inflamáveis (normalmente  utilizadas em equipamentos). 

Nesse caso, o seguro irá cobrir todas as despesas causadas por essas catástrofes – mesmo se o fogo consumir o imóvel, por exemplo. Outros custos típicos deste tipo de acontecimento são o desentulho e o salvamento, os quais também costumam ser cobertos pelo seguro patrimonial. 

Despesas fixas

Os bens segurados por esta modalidade (principalmente empresas e imóveis) possuem despesas fixas. As organizações, por exemplo, precisam pagar salários aos seus colaboradores mensalmente, assim como encargos sociais. Outros gastos fixos inerentes tanto às empresas quanto aos imóveis são os com energia, água, luz, gás, telefone e condomínio.

Assim, caso ocorra algum incidente que se enquadre como cobertura básica, os seguros patrimoniais de despesas fixas irão pagar por essas contas enquanto a empresa não voltar a operar normalmente. 

Aluguel

Ainda pensando nas coberturas decorrentes de acidentes como incêndio, alguns planos de seguro patrimonial cobrem o valor do aluguel que o segurado está perdendo enquanto seu imóvel não estiver lucrando, devido à desocupação. 

Danos elétricos

Os danos elétricos cobertos em um seguro patrimonial podem ser causados pela queda de raios, por exemplo – e, caso isso ocorra dentro da área protegida, os prejuízos seriam devidamente ressarcidos. Entretanto, para garantir a compensação financeira por outros motivos, como um curto circuito em aparelhos elétricos, é necessário contratar um plano específico para este tipo de dano.  

Equipamentos eletrônicos

Empresas costumam ter uma grande quantidade de equipamentos utilizados no dia a dia de seus funcionários. Impressoras, computadores, scanners e centrais telefônicas, por exemplo, são indispensáveis para a maioria das organizações. 

Com a cobertura própria aos equipamentos eletrônicos, o seguro irá ressarcir tanto os danos em peças que integrem esses objetos, quanto os de causa externa. 

Fidelidade

A cobertura de fidelidade entra em ação quando ocorrem crimes contra o patrimônio. Nesse caso, o seguro patrimonial irá arcar com todos os prejuízos causados por uma ação ilegal vinda de empregados registrados ou de representantes legais. 

Inundações e alagamentos

As coberturas de inundações e alagamentos são ativadas no seguro patrimonial em caso de enchentes e quando ocorre a elevação no volume de água de rios, lagos, lagoas, canais etc. 

Se houver inundação causada pela ruptura de canais ou canos, este tipo de cobertura só entrará em vigor se os encanamentos ou estruturas rompidos não forem pertencentes à área segurada. 

Outras coberturas

Pelo fato de o seguro patrimonial ser bastante personalizável, a gama de coberturas que podem ser agregadas ao plano é bem extensa. As principais são: 

  • Acidentes de veículos;
  • Desmoronamentos; 
  • Vazamento de gás;
  • Quebra de máquinas e equipamentos;
  • Roubo e furto;
  • Quebra de vidros e paredes;
  • Restituição de receita pela impossibilidade da empresa operar; 
  • Incidentes domésticos. 

Quais são os custos de um Seguro Patrimonial?

O valor de um seguro patrimonial é bastante variável. Esse custo vai depender das coberturas contratadas, da análise de risco feita com os bens (que irá determinar quais as chances de o seguro ser acionado) e dos gastos envolvidos no processo, que variam de acordo com o corretor ou a seguradora escolhida. 

Ainda assim, é possível determinar uma média: custo inicial de R$ 500 reais para empresas que possuem baixo risco e de R$ 1 mil reais para as de alto risco.

Dicas para fazer a venda de um Seguro Patrimonial

Junto com o seguro de vida, o patrimonial ocupa a lista de coberturas mais procuradas depois da pandemia. Dessa forma, fazer a venda desse serviço está mais fácil do que nunca, mas é preciso saber aproveitar essa grande oportunidade. 

Em primeiro lugar, é preciso garantir que o cliente se sinta o mais valorizado e compreendido possível. Ele sabe de suas reais necessidades e quais os principais riscos para sua empresa – e, por isso, deve ter seus anseios levados em consideração e atendidos. 

Assim, é preciso dar a esse cliente a chance de personalizar ao máximo o seu seguro. Isso porque, ao estabelecer uma cobertura de bens generalizada, sem entender as necessidades do segurado, ele poderá sentir que recebeu um atendimento muito vago. 

A comunicação com o cliente é mais um ponto-chave para fazer a venda de um seguro patrimonial. Ele precisa sentir segurança para fechar o negócio, e isso só poderá ser mostrado com a presença do corretor em todas as etapas, tirando dúvidas e sendo proativo. 

Conheça a Agger 

A Agger existe para simplificar e potencializar o trabalho do corretor de seguros. Com mais de 7.500 clientes em todo o Brasil, nossos sistemas trazem a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras.

Com foco no mercado de seguros desde a nossa fundação, contamos com 27 anos de muita experiência e mais de 45.000 usuários em nossos sistemas. Somos apaixonados por pessoas e acreditamos que este crescimento constante só é possível porque, aqui, fazemos e crescemos juntos.

Atuamos com foco no corretor e utilizamos as melhores tecnologias disponíveis no mercado para atender nossos clientes com excelência, facilitando o seu dia a dia. Se você tem interesse em saber mais sobre seguro patrimonial e como potencializar seu trabalho como corretor, acesse o site.

– – –

Gostou dessas dicas? Então não deixe de acompanhar o Tô por Dentro que está sempre atualizado com dicas para você corretor de seguros.

Picture of Redação Agger

Redação Agger

Há 30 anos no mercado, a Agger, parceira de corretores com a maior plataforma de gestão e cotações de seguros do Brasil, é uma empresa líder em número de clientes e em geração e análise de dados de seguros. A empresa, que está presente em 95% dos municípios brasileiros, oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras e está transformando a distribuição de seguros no Brasil. Por meio da Plataforma Agger, que atende um terço dos corretores ativos no Brasil, possui mais de 13 mil clientes e uma base de mais de 62 mil usuários, realizando mensalmente mais de 48 milhões de cotações de seguros. Além disso, a empresa atua em 14 ramos de seguros e 36 seguradoras credenciadas.

Compartilhe esse artigo

Talvez você goste

Diferença entre sistema de gestão, Multicálculo e CRM

Pós-Vendas para Corretora de Seguros

Branding para corretoras de seguros

Seguro Empresarial: Ofertas Segmentadas

Conheça o Aggilizador Agger.
plugins premium WordPress