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Gestor de seguros: 5 dicas para melhorar sua gestão

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Índice

Quer saber como ser um bom gestor de seguros? Considerando a competitividade do mercado, torna-se indispensável buscar formas de se destacar entre os tantos profissionais da área. Sendo assim, confira a seguir as habilidades necessárias no ramo, com cinco dicas que vão te ajudar a melhorar consideravelmente a forma de gerir seu negócio de seguros.

O que é ser um bom gestor de seguros? 

Muito se engana quem pensa que um gestor de seguros nada mais é do que um vendedor e que, sendo bom no que faz, automaticamente, terá sucesso em gerir o negócio. 

Isso porque o gestor de seguros também é o líder de sua equipe. Dessa maneira, além de saber oferecer os produtos corretos para cada perfil de cliente, ele ainda deve desenvolver suas habilidades de planejar estratégias e direcionar funções.

 Quais são as principais habilidades necessárias para ser um bom gestor de seguros? 

Entre as várias habilidades que podem beneficiar o gestor de seguros no seu dia a dia, destacam-se  a qualificação, a capacidade de se manter atualizado e sempre buscar novos conhecimentos, a organização e dedicação no trabalho, e a existência de uma boa rede de contatos.

Confira abaixo porquê estas qualidades são essenciais para se tornar um bom gestor de seguros:

Ser qualificado 

A qualificação é a habilidade base para qualquer cargo de gestão, e dentro do mercado de seguros não é diferente. Existe um curso chamado “gestão de seguros“, que ensina questões teóricas, práticas e instrumentais sobre a profissão, sendo esse o pontapé inicial para se tornar um bom gestor. 

Além deste curso base, um bom profissional da área deve buscar outras formas de se atualizar, participando de workshops, webinars, cursos e outros recursos que possam ampliar cada vez mais seus conhecimentos. 

Estar sempre atualizado 

Uma das principais características da modernidade é a efemeridade das coisas, isto é, a ideia de que tudo pode mudar de uma hora para a outra, devido ao término de um ciclo e início de outro. Assim, os itens que as pessoas precisam proteger também estão sujeitos a tais mudanças. 

Há algum tempo, por exemplo, seguro celular nem era algo levado em consideração pelas pessoas, o qual, agora, tornou-se um serviço extremamente popular. Dessa forma, o gestor de seguros precisa ser uma pessoa atualizada, para ter ampla visão das altas e baixas de mercado.

Ter conhecimento digital 

É praticamente impossível encontrar uma empresa que não esteja presente em meios digitais (principalmente nas redes sociais), produzindo os mais diversos conteúdos e procurando atingir um número maior de clientes. 

Usar os meios digitais para impulsionar os negócios é algo indispensável, inclusive dentro do mercado de seguros. Assim, é importante investir em conhecimento digital para produção de conteúdos e para lidar com softwares de gestão.

Ter conhecimentos variados

A importância da qualificação vem do fato de que um bom gestor de seguros precisa ter uma grande gama de conhecimento, uma vez que o mercado é amplo e abrange os mais diversos tipos de coberturas. 

Além disso, ocupando a posição de gestor, é indispensável que o profissional tenha conhecimento sobre administração de empresas, sabendo como traçar estratégias, fazer cálculos com análises de riscos e formular planos de seguros. 

Ser organizado, proativo e interessado 

Os gestores de seguro, principalmente aqueles que lidam com diversas modalidades, precisam ter uma certa organização para lidar com os diferentes planos e saber detalhar como funciona cada cobertura. 

A proatividade e o interesse se tornam qualidades essenciais para os gestores, uma vez que são essas características que produzem um atendimento personalizado para cada cliente, potencializando as vendas de seguros. 

Ter uma boa rede de contatos 

Formar uma boa rede de contatos é uma ação essencial para os gestores de seguros, levando em conta que ela poderá atrair cada vez mais clientes à corretora. 

Além de colaborar na atração de clientes, criar uma boa rede de contatos e ser chamado para eventos e encontros é uma das maneiras mais efetivas de se manter informado. 

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Como desenvolver as habilidades necessárias para ser um bom gestor de seguros? 

Investir em conhecimento, adquirir experiência, saber negociar, ouvir clientes e fazer uma autoavaliação em relação à qualidade do seu trabalho e o que pode ser melhorado, são pontos que todo gestor de seguros que quer se sair bem na área deve buscar fortalecer. 

Investindo em conhecimento 

Existem vários cursos, de diversos segmentos, que podem ser feitos de forma remota e, muitas vezes, gratuitamente. Neste sentido, investir em conhecimento não é um desperdício para os gestores de seguro, já que abrirá portas profissionais e, consequentemente, trará mais lucros no futuro. 

Adquirindo experiência 

Se tornar um gestor de seguros não é sinônimo de resultados imediatos. Assim como a maioria das profissões, essa é uma área que requer experiência. 

Essa experiência também cresce com o desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos, o que significa que um gestor de seguros só vai saber usar a internet a seu favor depois de um certo tempo. Um bom uso das redes sociais, principalmente, pode fazer muita diferença para impulsionar suas vendas e para criar uma rede de contatos.

Sabendo negociar 

Mesmo que ser um gestor de seguros não esteja ligado apenas com ser um bom vendedor, saber vender um produto é algo importante nessa profissão. 

A capacidade de oferecer os seguros de maneira assertiva é desenvolvida a partir das negociações com o cliente e, por isso, agir com rigidez extrema pode ser algo nocivo ao gestor. Saber negociar é uma atribuição muito importante nesta área.

Ouvindo os clientes 

São os clientes que movem o mercado. Isso é tão verdade que os seguros geralmente têm diferentes planos de cobertura para que o atendimento seja o mais personalizado possível. Essa característica da área de seguros torna crucial que os desejos, as necessidades e as reclamações dos segurados sejam ouvidos e sanados. 

Praticando o autofeedback 

Muitas vezes, a carga de atividades diárias é tão alta que os gestores de seguros não conseguem olhar para o seu trabalho e avaliar o andamento. Esse é um hábito muito importante para detectar itens a serem melhorados e, assim, se tornar um profissional melhor. 

Quais são as principais responsabilidades de um gestor de seguros? 

Nem sempre (na verdade, quase nunca) o gestor fica responsável pela venda dos seguros. Geralmente, ele trata dos trâmites, analisando documentos, conferindo o passo a passo e direcionando funções para sua equipe.

Para liderar bem, é essencial sempre dar um bom exemplo, respeitar todos os membros, reforçar o sentimento de confiança, comunicar-se da melhor forma possível e encontrar boas ferramentas para simplificar o trabalho do time.

Como um gestor de seguros pode aumentar a satisfação dos clientes? 

A forma mais eficiente de aumentar a satisfação dos clientes é ouvindo as suas reclamações e queixas e criando uma estratégia que consiga adequar o plano de seguro a seus desejos.

Além disso, possuir canais de atendimento variados, contar com uma equipe treinada e atualizada, e se esforçar para oferecer produtos que realmente se encaixem nas necessidades dos clientes também são passos importantes que ajudam a criar maior vínculo.

Como um gestor de seguros pode se destacar no mercado? 

A verdade é que todo bom gestor de seguros se destaca no mercado seguindo as estratégias corretas. Além de utilizar  as dicas compartilhadas neste artigo para melhorar suas habilidades em gestão, atualmente, a melhor forma de se destacar frente aos concorrentes é criando uma boa estratégia de comunicação pela internet, que foque no diferencial do seu negócio.

Agora que você sabe como ser um bom gestor de seguros, começar a usar a plataforma da Agger pode ser o boost que faltava no seu negócio, para simplificar a busca por novos clientes e turbinar suas vendas. 

Gostou dessas dicas? Então não deixe de acompanhar o Tô por Dentro que está sempre atualizado com dicas para você corretor de seguros.

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Redação Agger

Há 30 anos no mercado, a Agger, parceira de corretores com a maior plataforma de gestão e cotações de seguros do Brasil, é uma empresa líder em número de clientes e em geração e análise de dados de seguros. A empresa, que está presente em 95% dos municípios brasileiros, oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras e está transformando a distribuição de seguros no Brasil. Por meio da Plataforma Agger, que atende um terço dos corretores ativos no Brasil, possui mais de 13 mil clientes e uma base de mais de 62 mil usuários, realizando mensalmente mais de 48 milhões de cotações de seguros. Além disso, a empresa atua em 14 ramos de seguros e 36 seguradoras credenciadas.

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