Após realizar o planejamento estratégico e definir com clareza seus objetivos, chegou o momento de alcançá-los. Para isso, construímos esse guia com as melhores estratégias de marketing para corretora de seguros.
Neste guia completo, exploraremos os fundamentos para aplicar a melhor estratégia de marketing digital para corretora de seguros, como utilizar o poder do conteúdo e SEO (Search Engine Optimization), ou seja uma estratégia de otimização de sites para melhorar o posicionamento nos resultados de busca, a fim de construir autoridade.
Além disso, nós vamos mostrar como você pode usar as redes sociais e os anúncios online para atrair clientes.
Esse é um guia objetivo, não essas listas enormes com 20 ou 40 coisas que você jamais colocaria em prática. Ao terminar de ler esse conteúdo, você saberá exatamente o que precisa fazer para construir uma presença forte na internet e não ficar dependendo somente de indicações.
Além disso, te mostraremos uma ferramenta essencial para encantar e fidelizar todos esses novos clientes que você começará a receber. Vamos lá!
Fundamentos do marketing digital para corretoras de seguros
Quanto mais alto um prédio, mais firme precisa ser a sua base. Com o marketing para corretora de seguros não é diferente. Nesse tópico abordaremos os fundamentos para construir uma estratégia.
Tudo começa com a profunda compreensão do público-alvo, entendendo seus anseios e motivações. Dessa maneira você consegue construir uma comunicação assertiva, que conecta com o seu público.
Depois disso vem os pilares que suportarão toda estrutura:
- Website otimizado para SEO (Otimização para Mecanismos de Busca), com boa experiência de uso, rápido e com informações claras;
- Um blog com conteúdo relevante, que educa o público sobre seguros e sua importância – assim como esse que você está lendo agora;
- Uma ficha no Google Meu Negócio, para fortalecer a presença local da corretora de seguros, facilitando o contato e a confiança;
- E para facilitar ainda mais a comunicação com o seu cliente, domine o WhatsApp Business.
Por fim, uma identidade visual consistente para construir credibilidade e reconhecimento da marca. Sem essa base organizada, mesmo as estratégias mais avançadas não trarão os resultados desejados.
Estratégias de conteúdo e SEO
O marketing de conteúdo é uma estratégia fundamental para o sucesso de uma corretora de seguros, pois busca atrair e engajar o público-alvo por meio da criação de conteúdo relevante e valioso. Essa abordagem permite educar os clientes sobre produtos e serviços, além de estabelecer a corretora como uma autoridade no setor.
A construção de um blog é uma das melhores práticas no marketing para corretora de seguros, que desejam oferecer conteúdos profundos e úteis. Um blog proporciona uma plataforma para compartilhar artigos informativos, dicas e insights sobre seguros, ajudando a atrair visitantes para o site da corretora.
O SEO, ou otimização para motores de busca, é um componente importante do blog e, por consequência, do marketing para corretora de seguros. Essa prática envolve a implementação de técnicas que aumentam a visibilidade do site nos resultados de busca, facilitando que potenciais clientes encontrem a corretora.
Para entender melhor como essas estratégias podem contribuir para um marketing para corretora de seguros qualificado, continue a sua leitura.
Marketing de conteúdo para corretoras de seguros
No contexto geral da estratégia de marketing para corretora de seguros que estamos te apresentando, o conteúdo do blog se conecta diretamente aos fundamentos que discutimos anteriormente. Não há pontas soltas, tudo se conecta.
A produção de conteúdo deve estar sempre alinhada com as necessidades do público-alvo que você definiu, solidificando a conexão. Para isso, crie guias práticos sobre tipos de seguros, artigos explicativos sobre coberturas e comparações de produtos.
Além disso, incluir depoimentos de clientes e estudos de caso pode engajar ainda mais os visitantes, aumentando a confiança deles na sua corretora de seguros e os encorajando a darem o próximo passo, se transformando em leads (contatos) qualificados para a compra.
SEO para corretoras de seguro
De acordo com um estudo realizado pela Conversion, 77% dos brasileiros confiam mais nos resultados orgânicos do que nos anúncios pagos, e as primeiras posições nas buscas recebem cerca de 75% dos cliques.
É por isso que o SEO é uma poderosa estratégia de marketing digital para corretoras de seguros, funcionando como um elo que conecta o seu conteúdo ao potencial cliente em busca de informações.
Ao otimizar o seu Blog e site para os mecanismos de busca, como o Google, por exemplo, você não apenas aumenta a visibilidade online, mas também diminui o custo de aquisição de clientes.
Por reduzir os custos com anúncios, essa tríade perfeita — blog, conteúdo e SEO — garante que você atraia leads qualificados de maneira econômica e certeira.
Usando as redes sociais de forma estratégica
Estamos chegando ao meio do nosso guia sobre estratégias de marketing para corretora de seguros, na transição das estratégias orgânicas para as pagas.
Por isso falaremos das redes sociais, pois elas nos permitem trabalhar de forma orgânica, seja com a produção de conteúdo ou com anúncios pagos.
- Se você quiser aprender como crescer seu Instagram de forma orgânica, clique aqui e descubra como.
Não vamos nos aprofundar nas redes sociais aqui, já que temos outro artigo sobre o tema. Queremos te mostrar uma possibilidade diferente: usar a inteligência que essas redes sociais possuem para potencializar campanhas de remarketing.
Agora que compreendeu como criar conteúdo e aplicar SEO para atrair o seu público-alvo, você pode potencializar esse trabalho com uma estratégia de remarketing. Isso ajuda a reengajar os 97% dos usuários que não convertem na primeira visita ao site, conforme o Google.
Remarketing, caso você ainda não saiba, é uma estratégia digital que permite que uma corretora reengaje visitantes que já interagiram com o seu site ou conteúdo, mas não realizaram uma conversão, como a compra de um seguro.
Ao exibir anúncios personalizados para esses usuários enquanto eles navegam em outros sites ou nas redes sociais, o remarketing reforça a lembrança da marca e oferece uma segunda oportunidade para capturar o interesse do cliente.
Com o Meta Ads, você pode usar as suas redes sociais para criar públicos personalizados e impactar usuários do Instagram ou Facebook que já interagiram com seus conteúdos e páginas de produtos, seja oferecendo novos artigos que aprofundam o tema ou uma promoção exclusiva.
Essa abordagem fortalece a presença da sua corretora de seguros na jornada de compra, auxiliando o público a avançar no funil da jornada de compra.
Geração de leads qualificados com Google Ads
O Google Ads, com ênfase na rede de pesquisa, é uma das estratégias de marketing para corretora de seguros mais importantes na aquisição de público pronto para a compra. Ao segmentar palavras-chave de fundo de funil, como “cotação de seguro de vida”, você alcança clientes prontos para comprar.
No Google Ads, trabalha-se um funil em três etapas:
- Topo (conhecimento)
- Meio (consideração)
- Fundo (decisão)
Pesquisas nessa última fase indicam usuários que buscam soluções imediatas — é aqui que você deve focar as campanhas.
Apesar da concorrência, há um número significativo de potenciais clientes prontos para fechar novos contratos. Com o Google Ads, você consegue “brigar” por essas oportunidades, tornando-o uma estratégia valiosa de caixa rápido, escalando as suas oportunidades de negócio.
Está na hora de pôr em prática o Marketing para corretora de seguros
Neste guia, te mostramos como construir uma base sólida para implementar uma estratégia certeira de marketing para corretora de seguros, começando pela definição de público-alvo, e como usar o marketing de conteúdo e SEO para conectar-se com esse público.
Em seguida, mostramos como usar as redes sociais para além do conteúdo orgânico, com campanhas de remarketing, fortalecendo a presença na jornada de compra do público-alvo. Destacamos, também, o papel do Google Ads para capturar leads qualificados.
Agora que você sabe como atrair novos clientes para sua corretora de seguros, queremos apresentar, como prometido, uma ferramenta essencial para fidelizá-los.
Segundo um estudo da Zendesk, mais de 60% dos consumidores consideram a rapidez como o aspecto mais importante da experiência de atendimento.
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