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Seguro táxi: entenda como funciona, o que cobre e como vender

Saiba tudo sobre seguro para táxi.

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Seguro táxi: entenda como funciona, o que cobre e como vender

Para um taxista, qualquer problema em seu instrumento de trabalho poderá causar graves problemas financeiros. Surge, nesse sentido, a necessidade do seguro para táxi.

Por estar o dia inteiro em uso, os carros que se tornam táxis acabam ficando mais sujeitos a passarem por algum tipo de acidente, precisarem de manutenção ou serem roubados. Por isso, o seguro para táxi se torna ainda mais relevante.

Dito isso, confira aqui, corretor, tudo sobre o seguro táxi para informar corretamente os seus clientes.

Seguro para táxi

Os seguros para automóveis já correspondem a um tipo de serviço extremamente popular e utilizado por muitas pessoas, as quais querem se prevenir de grandes gastos caso sejam vítimas de furto, roubo, acidentes ou simplesmente precisem fazer uma manutenção. 

O seguro para táxi, nesse sentido, poderia ser considerado uma subcategoria dentro dos automóveis em geral. O que o diferencia é que ele é específico para os táxis e, por isso, funciona de forma um pouco diferente. 

Como funciona o seguro para táxi? 

O funcionamento de um seguro táxi vai depender do contrato assinado entre o taxista e o corretor. Alguns têm cobertura maior (em termos de preço  e serviços), enquanto outros, mais baratos, acabam sendo menos abrangentes. Ainda assim, existem alguns itens recorrentes à maioria dos planos: 

Licença municipal e placa específica 

Como o seguro para táxi costuma ser um serviço bem completo, o dono do automóvel precisa provar que seu carro exerce, de fato, a função, e que está ativo no momento da contratação do seguro. 

Para isso, o corretor deve se atentar a dois principais documentos: a licença municipal e a placa específica. O primeiro autoriza o carro a exercer a função de táxi e o segundo o diferencia dos demais automóveis. 

Mais caro que os carros normais 

Como o carro de um taxista fica o dia todo na rua, está sujeito a passar por mais dificuldades. Por ser muito utilizado, geralmente a manutenção é mais regular, as chances de roubo aumentam e as de acidentes, também. 

Por isso, o seguro para táxi é mais caro do que para os carros normais. Ainda assim, ele é mais barato do que para os veículos utilizados como Uber, por exemplo. Isso ocorre devido ao menor custo na compra de um táxi, por conta das isenções dos impostos ICMS e IPI.

Carro reserva 

Também por ser um instrumento de trabalho indispensável ao taxista, a maioria dos seguros para táxi disponibiliza um carro reserva para que os profissionais da área não precisem interromper suas atividades quando algum problema ocorre no veículo. 

No caso de uma perda total, por exemplo, o uso do carro reserva é aceito até o momento em que ocorre o pagamento da seguradora referente ao valor negociado na apólice (o qual nem sempre é o equivalente ao preço total do automóvel). 

O que o seguro para táxi oferece? 

Os serviços oferecidos por um seguro para táxi vão variar de acordo com o corretor e com o tipo de plano escolhido pelo taxista. Um pacote completo, com todas as coberturas, costuma conter: 

Cobertura para roubo e furto 

As coberturas para roubo e furto, primordiais para automóveis que exercem função de táxi, funcionam perante duas instâncias: quando o carro não é localizado em até 30 dias ou quando é encontrado sem condições de uso. 

Em ambos os casos, a corretora deve custear uma parte do total (definida na apólice), a qual o taxista poderá utilizar para comprar outro carro ou tentar arrumar o que foi encontrado em mau estado. 

Cobertura para acidentes pessoais e de passageiros 

Qualquer pessoa dentro de um automóvel pode sofrer um acidente. Dependendo da gravidade, os envolvidos podem precisar de atendimento médico. 

Como em táxis essas possibilidades se tornam ainda mais relevantes, a cobertura para acidentes pessoais e de passageiros cai muito bem. Nesse caso, a seguradora pode cobrir as despesas médicas e, dependendo da situação, oferecer um valor de indenização. 

Cobertura para lucros cessantes 

A grande questão de proteger os táxis com seguro gira em torno do fato de que, sem eles, os taxistas não conseguiriam  prestar suas funções. A cobertura para lucros cessantes serve para garantir que o profissional receba um pagamento caso algo ocorra e ele não consiga trabalhar (situações de hospitalização, por exemplo).

Cobertura para danos a terceiros 

Não é somente o carro do taxista que pode estragar. Caso ele bata em outro veículo, por exemplo, o profissional poderá precisar arcar com todos os custos. Assim, um dos serviços mais comuns em seguro para táxi é a cobertura para danos a terceiros. 

Acesso à assistência 24 horas 

Por fim, outro serviço bem comum em seguro para táxi é o acesso à assistência 24 horas. Esse atendimento pode incluir desde o conserto de um problema rápido (como bateria descarregada) até uma manutenção mais complexa.

Como vender seguro para táxi 

O seguro para táxi não é algo obrigatório por lei, por isso, muitos corretores não sabem como convencer um profissional da área sobre a importância de se obter um plano de cobertura para esse tipo de serviço. 

Para vender um seguro para táxi, é importante mostrar ao possível cliente os gastos anuais referentes ao veículo. A princípio, é importante apresentar somente os gastos com manutenção e, após ter tomado a atenção do taxista, mostrar a ele o quão caro pode ser o conserto de um automóvel em casos de danos mais graves. 

Depois de indicar todos os gastos fixos e variáveis, é interessante fazer um panorama geral do investimento anual em um seguro para táxi e levar o taxista a entender o quanto ele pode economizar se optar por fechar um plano com o corretor.

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Redação Agger

Há 30 anos no mercado, a Agger, parceira de corretores com a maior plataforma de gestão e cotações de seguros do Brasil, é uma empresa líder em número de clientes e em geração e análise de dados de seguros. A empresa, que está presente em 95% dos municípios brasileiros, oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras e está transformando a distribuição de seguros no Brasil. Por meio da Plataforma Agger, que atende um terço dos corretores ativos no Brasil, possui mais de 13 mil clientes e uma base de mais de 62 mil usuários, realizando mensalmente mais de 48 milhões de cotações de seguros. Além disso, a empresa atua em 14 ramos de seguros e 36 seguradoras credenciadas.

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