fbpx

Tipos de seguro: saiba quais são os mais procurados do Brasil

Seguros mais procurados Corretores de seguros tendencias brasil

Índice

Tipos de seguros mais procurados: saiba quais são no Brasil 

É muito importante que quem trabalha no mercado segurador saiba quais são as tendências atuais entre os clientes e os seguros mais procurados por eles, para que seja capaz de se adaptar às mudanças do perfil do consumidor deste segmento. Para isso, também é interessante conhecer a origem e o desenvolvimento desse setor no Brasil.

Ficou com vontade de conhecer mais sobre o assunto? Então, você não pode deixar de conferir o conteúdo que a Agger trouxe para solucionar suas dúvidas. Saiba tudo sobre o mercado de seguros no Brasil, dicas e muito mais!

De acordo com o Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (SINDSEGRS), a previdência e o seguro estão entre as mais antigas práticas econômicas regulamentadas do Brasil, tendo início já no século XVI, graças ao trabalho dos jesuítas da época e do Padre José de Anchieta.

A regulamentação desse tipo de atividade se deu um pouco mais tarde, no século XVIII, com as chamadas “Regulações da Casa de Seguros de Lisboa”, as quais se mantiveram em vigor até 1822, ano da Proclamação da Independência do Brasil.

Primeiras companhias de seguro do Brasil

Pouco antes de 1822, em 1808, houve um período da história brasileira que ficou conhecido como “Abertura dos Portos”, juntamente com a vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil.

Com isso, foram implementados os seguros marítimos, através da Companhia de Seguros Boa Fé, sediada na Bahia, primeira sociedade seguradora a funcionar no país.

Porém, ainda que a companhia tenha se mantido em funcionamento durante os anos seguintes, foi somente em 25 de junho de 1850 que o então “Código Comercial Brasileiro” (pela Lei 556, de mesma data) regulamentou o seguro marítimo no país.

A partir daí, inúmeras empresas seguradoras foram incentivadas a operar, dando início ao “momento de ouro”, no qual várias empresas surgem e expandem suas atividades para outros ramos, além do marítimo.

Dez anos depois, em 1860, foram criadas as primeiras regulamentações relativas à obrigatoriedade de apresentação de balanço e outros documentos, além de passar a ser exigida autorização para funcionamento das seguradoras.

Anos mais tarde, em 1895, empresas estrangeiras começaram a ser fiscalizadas, também. Tendo em vista a tamanha relevância das seguradoras para a economia do país, em 1901, surge a Superintendência Geral de Seguros, subordinada ao Ministério da Fazenda, criada pelo Regulamento Murtinho (Decreto 4.270), com o objetivo de fiscalizar a ação das seguradoras que atuavam no Brasil.

Seguro no Brasil: um mercado que só cresce 

Conforme dados do Jornal Diário do Comércio, a participação da indústria seguradora sobre o PIB brasileiro, de 6,7%, ainda é baixa, indicando que a cultura de seguros tem muito espaço para avançar no país. No segmento de automóveis, por exemplo, considerado um dos mais desenvolvidos, estatísticas apontam que menos de 30% da frota brasileira está segurada.

Desse modo, vemos que o mercado de seguros no país está em expansão e pode representar um grande ganho para a economia e para a geração de emprego e renda.

 

Seguros mais buscados no país e quais são as tendencias do mercado
Conheça o mercado em expansão no Brasil: o setor de seguros. | Foto: Freepik.

Estados e cidades que mais contratam seguros

Já entendemos que o setor de seguros tem grande potencial de crescimento no Brasil. Porém, o comportamento do setor varia conforme a região do país.

Segundo estimativas da Revista Apólice, Sudeste e Sul lideram a lista de regiões com mais segurados, com 20% e 19%, respectivamente, seguidas por Norte/Centro-Oeste, com 11%, e Nordeste, com 8%.

Além disso, a pesquisa mencionada pelo veículo jornalístico ainda traz outros dados interessantes, como:

a) Homens tendem a contratar mais seguro de vida do que as mulheres;

b) A faixa etária que mais contrata seguros vai de 35 a 44 anos de idade;

c) Quanto maior o grau de escolaridade, aumenta a possibilidade de a pessoa contratar um seguro;

d) Em geral, apenas 15% da população do Brasil possui seguro de vida.

Tudo isso revela como é necessário difundir a importância do seguro para todas as camadas da população, fazendo com que esse serviço tão essencial possa ser usufruído por mais pessoas.

Outra pesquisa aponta que cidades paulistas como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Campinas e a Grande São Paulo concentram mais de 40% dos corretores de seguros do Brasil.

Somado a esse fato, vale dizer, também, que mais de 60% dos municípios brasileiros não possuem corretores de seguros! Dessa maneira, o mercado está favorável à entrada de novos agentes para atender a população nesses quesitos, o que é algo muito bom para a geração de empregos do País.

O crescimento ao longo dos anos 

A rede de notícias global CNN divulgou que, no ano passado, a arrecadação do setor de seguros foi de R$ 294,6 bilhões, aumento de 17,9% na comparação com o mesmo período de 2021.

Os segmentos que mais tiveram crescimentos foram:

1) Família;

2) Automóvel;

3) Rural;

4) Vida;

5) Capitalização.

Tipos de seguros mais buscados no Brasil 

Os tipos de seguros mais buscados no Brasil são o de automóvel, de vida, para viagens e o residencial. Veja mais sobre cada um deles, abaixo:

Seguro de automóvel 

Cada localidade tem seus preços, mas, a verdade é que o seguro de automóvel é o mais procurado pelos brasileiros, devido, principalmente, ao fato de existirem muitos registros diários de roubo e acidentes no país.

Seguro de vida 

O seguro de vida é, também, um tipo de produto que está em expansão neste mercado. Com algumas condições flexíveis, pessoas estão sendo atraídas a contratar o serviço, o que impulsiona o comércio do ramo.

Seguro viagem 

É um dos seguros tidos como indispensáveis. Vai viajar? Não deixe de contratar o seu seguro viagem. Não é possível prever problemas, então, a solução é se prevenir contra eles, ainda mais estando longe de casa.

Seguro residencial 

Esse tipo de seguro segue igualmente a tendência de crescimento dos outros, e é tão necessário quanto. Incêndios, roubos, danos causados por terceiros… Tudo isso pode gerar dor de cabeça para quem não tem uma cobertura residencial. 

Conheça a Agger: 

Agora que você sabe quais são os seguros mais procurados, fica o convite para que conheça a Agger, uma empresa que existe para simplificar e potencializar o trabalho do corretor de seguros. Atuamos no mercado há mais de 29 anos e já contamos com mais de 7,5 mil clientes em todo o Brasil! Quer ser atendido com excelência e com a qualidade que só a Agger pode te oferecer? Entre em contato conosco!

[rock-convert-cta id=”499″]

Picture of Redação Agger

Redação Agger

A Agger, com mais de 29 anos de mercado, é a maior plataforma de gestão e cotações de seguros no Brasil. Oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras, transformando a distribuição de seguros no Brasil. Unindo tecnologia, experiência e conhecimento especializado, sua plataforma oferece cotações, controle de apólice e comissões, cálculos e outros serviços, com informações rápidas, diversas e confiáveis, em mais de 14 ramos de seguros.

Compartilhe esse artigo

Talvez você goste

Automatize os processos da sua corretora de seguros

Funcionalidades da Plataforma Multicálculo

Multicálculo: Agilize propostas e facilite a gestão

Seguro de caminhão: entenda a cobertura e oportunidade de vendas

Conheça o Aggilizador Agger.
plugins premium WordPress