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Como atender transportadoras

Índice

Para atender transportadoras, primeiro é preciso entender suas principais necessidades. Essas necessidades abrangem o seguro de frota e o seguro de carga. Enquanto o primeiro visa segurar o veículo em si, o seguro visa segurar a carga transportada.

 

Então, vamos entender um pouco como funciona cada tipo de seguro.


Seguro de Carga

 

O seguro de carga tem o objetivo de garantir o reembolso das perdas e danos causados às mercadorias transportadas, tanto para os embarcadores (donos de mercadorias) quanto para as transportadoras. Ou seja: a partir do momento em que as mercadorias são colocadas no caminhão até a retirada delas no local de entrega.

 

No geral, esse seguro cobre:

  • Colisão, capotagem, abalroamento e/ou tombamento e incêndio ou explosão do veículo transportador
  • Desaparecimento total da carga, concomitante com o veículo, durante o transporte.

 

Essas são as coberturas básicas, mas outras coberturas adicionais também podem ser incluídas, como:

  • Carga, descarga e içamento da mercadoria;
  • Viagem rodoviária com percurso complementar fluvial;
  • Cobertura de limpeza, contenção e remoção de produtos e resíduos das vias;
  • Roubo no depósito do transportador (exclusivamente para o seguro contratado por transportadora).

 

É importante destacar que a proteção dos produtos embarcados é de contratação obrigatória pela lei 11.442/2007 para os responsáveis pelo serviço de transporte, que precisam ter o Seguro RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga).

 

A principal finalidade do Seguro RCTR-C é garantir a segurança das mercadorias transportadas e proporcionar tranquilidade tanto para o transportador quanto para o proprietário da carga. Em caso de acidentes, roubo, extravio ou danos durante o transporte, o seguro cobre os prejuízos financeiros do proprietário da carga, assegurando a reparação dos danos causados.

 

É importante ressaltar que o Seguro RCTR-C não cobre danos materiais ou pessoais causados a terceiros que não sejam os proprietários das cargas transportadas. Para cobrir esses tipos de danos, o transportador deve contratar outros tipos de seguro, como o Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador (RCTR-VI), por exemplo.

 

O Seguro RCTR-C é obrigatório para todos os transportadores rodoviários de carga que atuam no Brasil e é regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). As seguradoras que oferecem esse tipo de seguro devem estar devidamente autorizadas pela SUSEP e oferecer coberturas que atendam aos requisitos legais estabelecidos.

 

Em resumo, o Seguro RCTR-C é uma proteção essencial para os transportadores rodoviários de carga, garantindo a segurança das mercadorias transportadas e proporcionando tranquilidade tanto para os transportadores quanto para os proprietários das cargas.

 

Já o Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador (RCTR-VI) é um tipo de seguro complementar ao Seguro RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga) e tem como objetivo proteger o transportador rodoviário de carga contra danos materiais e pessoais causados a terceiros durante o transporte.

 

Enquanto o Seguro RCTR-C cobre apenas os danos causados às mercadorias transportadas, o RCTR-VI oferece cobertura para danos causados a terceiros que não sejam os proprietários das cargas, como outros veículos, pedestres, propriedades, entre outros. Dessa forma, o RCTR-VI complementa a proteção oferecida pelo RCTR-C, garantindo uma cobertura mais abrangente para o transportador rodoviário de carga.

 

Entre as coberturas oferecidas pelo Seguro RCTR-VI, estão incluídos:

  1. Danos materiais a terceiros: cobertura para reparação de danos materiais causados a terceiros durante o transporte de cargas, como danos a veículos, edifícios, estruturas, entre outros.
  2. Danos corporais a terceiros: cobertura para reparação de danos corporais causados a terceiros durante o transporte de cargas, como lesões físicas, morte, despesas médicas, hospitalares e odontológicas, entre outros.
  3. Danos morais a terceiros: cobertura para reparação de danos morais causados a terceiros durante o transporte de cargas, como angústia, sofrimento emocional, perda de qualidade de vida, entre outros.
  4. Custos judiciais e honorários advocatícios: Cobertura para custos judiciais e honorários advocatícios incorridos em processos judiciais relacionados a reclamações de terceiros.

 

O Seguro RCTR-VI é de extrema importância para os transportadores rodoviários de carga, pois oferece uma proteção adicional contra os riscos de responsabilidade civil durante o transporte de mercadorias. É fundamental que os transportadores contratem esse tipo de seguro para garantir uma cobertura completa e adequada para suas operações.

 

Seguro de Frota

 

O seguro frota está disponível para frotas de 3 veículos ou mais sejam eles utilitários, de passeio ou de carga. No caso de veículos de carga, existem seguros específicos para atender essa demanda, também conhecido como seguro de  caminhão.

 

Geralmente esse tipo de seguro assemelha-se às características de um seguro auto para veículos de passeio.

 

Um fator positivo do seguro para frota é que geralmente possui o seguro de vida do motorista que fornece um pagamento único ou uma pensão aos beneficiários designados em caso de morte acidental do motorista enquanto estiver dirigindo um veículo da frota segurada.

 

Agora que você já sabe os principais tipos de seguros que você, corretor de seguros, pode oferecer vamos entender um pouco sobre o mercado de transporte de cargas no Brasil.

Mercado de Transporte de Cargas no Brasil

 

O mercado brasileiro de transporte de carga rodoviária é segmentado por usuário final (agricultura, pesca e silvicultura, construção, manufatura, petróleo e gás, mineração e pedreiras, comércio atacadista e varejista, outros), por destino (doméstico, internacional), por especificação de carga de caminhão (carga completa, menos que carga de caminhão), por conteinerização (conteinerizada, não conteinerizada), por distância (longa distância, curta distância), por tipo de produto (produtos líquidos, produtos sólidos) e por controle de temperatura (controlada, não controlada).

 

Em 2024 movimentará USD 42.87 bilhões de dólares, de acordo com a Mordor Intelligence e tende a movimentar USD 54.20 bilhões de dólares em 2029.

 

Dentro do segmento destaca-se o transporte de cargas em curta distância de bens sólidos do setor de manufatura.

 

As 5 maiores transportadoras que aquecem esse mercado são: Braspress, FedEx, JSL SA, RTE Rodonaves e VIX Logística.

 

Lembrando que as compras online são responsáveis também pelo crescimento do setor. Em 5 anos cresceram 150%.

 

Como atender transportadoras?

 

Como você já deve ter observado, esse é um setor que demanda uma atenção grande do corretor de seguros, por conta do dinamismo nas cotações de seguros de carga. Além disso, é um setor que tem sido bastante impactado pela tecnologia, tanto pelos veículos autônomos, quanto por mecanismos de câmeras inteligentes, controles de velocidade, etc…e tudo isso pode impactar também nas avaliações das seguradoras perante os riscos do segurado. Apesar de todos os desafios, esse setor mostra-se promissor e em constante crescimento.

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Esperamos que com esse artigo você tenha se sentido mais preparado para atender transportadoras.

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Gostou dessas dicas? Então não deixe de acompanhar o Blog Agger que está sempre atualizado com dicas para você, corretor de seguros.

 

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Redação Agger

A Agger, com mais de 29 anos de mercado, é a maior plataforma de gestão e cotações de seguros no Brasil. Oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras, transformando a distribuição de seguros no Brasil. Unindo tecnologia, experiência e conhecimento especializado, sua plataforma oferece cotações, controle de apólice e comissões, cálculos e outros serviços, com informações rápidas, diversas e confiáveis, em mais de 14 ramos de seguros.

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