Seguros on-line: confira 6 estratégias de venda
É muito difícil encontrar uma empresa que não esteja presente no meio digital. Atualmente, não saber como vender seguros pela internet corresponde a uma perda considerável de vendas e, consequentemente, de lucros.
Apesar de compartilhar algumas dicas de estratégias com outras empresas, a abordagem de venda de seguros on-line de cada corretor é bastante particular, já que este não é um produto como qualquer outro – cada tipo de seguro atende a uma gama de necessidades diferentes. Dessa forma, existem práticas específicas para vendê-los on-line. Confira, abaixo, mais informações sobre este assunto.
Como funciona a venda de seguros pela internet?
Existem duas grandes formas de vender seguros on-line: por meio de um plano 100% digital (desde a contratação até a solicitação de cobertura) ou por pacotes mistos.
No caso do seguro 100% on-line, o cliente não tem contato direto com a empresa que está vendendo o plano e todos os processos são feitos pela internet, geralmente via aplicativo. No caso do misto, o gestor ou corretor de seguros visita o cliente para firmar a compra e, se necessário, personalizar os planos de cobertura.
Quais são as vantagens de vender seguros pela internet?
Todos os dias, milhões e milhões de pessoas acessam a internet. Estando presente no meio digital, um produto como o seguro consegue atingir um número bem mais expressivo de pessoas, as quais são potenciais clientes.
Além disso, ter a opção de seguir esse processo prioritariamente pelos canais digitais
torna todo o processo muito mais rápido, o que, consequentemente, eleva a satisfação do cliente e colabora para sua fidelização.
Quais são os principais desafios de vender seguros pela internet?
O maior dos desafios de vender seguros pela internet é garantir que tudo ocorra com segurança, tanto para os clientes, quanto para o corretor ou a seguradora. Para isso, é preciso que a empresa tenha um bom investimento em segurança digital, para que nenhum dado vaze ou haja falsificação de assinaturas.
No mais, os desafios rondam em torno da fidelização de clientes. A internet atinge muita gente e permite aumentar a exposição do seu negócio em relação ao público-alvo, mas, considerando o alto número de concorrentes, se destacar se torna um grande desafio.
Como aumentar as vendas de seguros pela internet?
Um dos recursos mais interessantes para aumentar as vendas de seguros pela internet é o marketing digital, que irá ajudar os potenciais clientes a passarem por todas as etapas do funil de vendas e se tornarem consumidores fiéis.
Utilizar plataformas que simplificam e potencializam o trabalho do corretor, como é o caso da Agger, também é muito útil para que seus esforços sejam direcionados para o atendimento ao cliente.
Quais são as melhores práticas para vender seguros pela internet?
Existem algumas práticas que podem ajudar a alavancar as vendas de seguros on-line. Confira algumas dicas:
Crie um blog
O primeiro desafio das vendas de seguros pela internet é chegar até os potenciais clientes. A solução para essa questão é bem simples, pois é possível atingir esse resultado através da criação de conteúdos.
O tempo todo, pessoas utilizam mecanismos de busca (como o Google) para tirar dúvidas sobre produtos que estejam interessadas em consumir. Assim, é bem comum que os compradores de um seguro de automóvel, por exemplo, tenham pesquisado algo relacionado a esse assunto antes de fechar negócio – como quais são as coberturas disponíveis e de quanto costuma ser o sinistro.
Assim, ter conteúdos que respondam essas perguntas em um blog institucional ajuda bastante a atrair clientes. Os textos devem indicar os seus serviços, fazendo com que os possíveis consumidores sintam que encontraram o que estavam procurando.
Venda on-line
Atrair os possíveis clientes, aguçar o interesse deles após a leitura dos conteúdos e, depois, fazer com que te procurem pessoalmente para fazer a compra dos seguros, não é suficiente. É preciso que esses clientes possam solicitar a contratação do serviço on-line.
Dessa forma, é essencial que o site da empresa esteja preparado para isso. Dentro da venda dos seguros on-line (uma área que depende muito da participação do cliente para a definição final do produto), é importante que os consumidores tenham um canal direto de conversa com um corretor.
Faça bom uso das redes sociais
As redes sociais, assim como os conteúdos publicados em blogs, são uma ótima forma de atingir o público-alvo. O diferencial dessas redes são os algoritmos, que irão fazer com que você chegue até o seu possível cliente, evitando que ele tenha que te procurar através de pesquisas em sites de busca, como ocorre com os blogs institucionais.
Dessa forma, os conteúdos produzidos para as redes sociais precisam ser estratégicos. Dentro do contexto de seguros, podem ser feitos vídeos ou carrosséis indicando os motivos para se investir em determinado produto e explicando cada opção de cobertura, por exemplo.
Invista em segurança digital
Seguros não são produtos comuns. Quando um cliente efetua a compra de um seguro, ele não recebe um item físico em sua casa, mas, sim, uma condição – caso algum acidente ou acontecimento não planejado ocorra.
Dessa forma, todo o seguro deve estar respaldado por meio de contratos. Quando as compras são feitas de modo digital, o contrato também precisa ser virtual e você deve garantir que todo o processo ocorra de maneira segura, desde a disponibilização dos documentos até as assinaturas digitais.
Extraia o melhor do Whatsapp Business
O Whatsapp Business é um grande aliado do corretor e do gestor de seguros. Este, geralmente, é o principal canal de comunicação entre o cliente que quer comprar on-line e o profissional que está vendendo o produto.
O Whatsapp Business possui ferramentas muito interessantes a serem utilizadas por profissionais de seguros. A opção de catálogo, por exemplo, faz com que os clientes consigam ver e entender cada proposta de plano antes de escolher qual melhor atende às suas necessidades.
Use a Agger
A Agger é uma plataforma que facilita o dia a dia do corretor de seguros. Se todas as estratégias de como vender seguros pela internet forem somadas à capacidade da Agger, que atualmente possui mais de 7.500 clientes em todo o Brasil, as chances de sucesso são imensas.
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