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Planejamento estratégico para 2025: o mapa do sucesso para corretoras de seguros

corretora em planejamento estratégico

Índice

Você tem se sentido sobrecarregado, muitas vezes se vendo forçado a tomar decisões importantes às cegas por não ter todos os dados em mãos? Essa sensação de estar perdendo o controle da sua própria corretora de seguros pode estar ligada ao fato de você não ter construído um bom planejamento estratégico. Pois, “se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”. 

E, se tratando do dinâmico e competitivo mercado de seguros, não ter clareza dos seus objetivos e das oportunidades e ameaças, é abdicar das chances de sucesso a longo prazo — e entregar o sucesso da sua corretora de seguros nas mãos da sorte. 

Se você está passando por esse tipo de problema e quer aprender como retomar o controle da sua corretora de seguros, tomar decisões com mais confiança e ter um time super engajado, que buscam o mesmo objetivo, continue lendo esse guia prático. 

O que é planejamento estratégico e por que ele é essencial? 

Objetivamente, planejamento estratégico é o mapa que mostra o cenário atual da sua empresa, aonde vocês querem chegar e como farão para chegar até lá. Em outras palavras, é o documento que guiará todas as decisões estratégicas da sua corretora de seguros

  • Momento atual: qual é o cenário atual da corretora de seguros? Quais desafios estamos enfrentando? Quais oportunidades estamos enxergando?  
  • Onde queremos chegar: qual é a visão de futuro? Podemos chegar aonde se resolvermos os desafios e abraçarmos as oportunidades?  
  • Como faremos isso: quais táticas usaremos para atingir esse grande objetivo? Como medirei o desempenho dessas táticas para saber se estou ou não no caminho certo?  

Com este mapa, será possível, por meio dos indicadores chave de desempenho, avaliar se o planejamento está sendo cumprido e qual a sua eficácia, podendo, assim, tomar novas decisões estratégicas, com maior agilidade e confiança. Você estará, de novo, no controle da sua empresa.  

As 3 etapas de um planejamento estratégico de sucesso

etapas do planejamento estratégico para corretoras de seguros
Etapas do Planejamento Estratégico para Corretoras | Foto: Freepik

1 – Definição da Missão, Visão e Valores

Muitos acreditam que esses são conceitos defasados e que possuem pouca utilidade. Deixe que os seus concorrentes pensem assim.  

Se você não consegue responder com clareza o porquê da existência da sua corretora de seguros, dificilmente você conseguirá definir aonde quer chegar e tão pouco conseguirá consolidar os valores que guiarão, não só você, mas toda a sua equipe. 

Portanto, use essa etapa do planejamento estratégico para refletir e responda com intencionalidade as seguintes perguntas:  

  • Missão: por que minha corretora de seguros existe?  
  • Visão: onde aspiramos chegar ou o que almejamos nos tornar daqui um tempo?  
  • Valores: vale tudo ou existem valores que devemos respeitar e seguir?  

2 – Análise SWOT para corretoras de seguros

A matriz SWOT é uma ferramenta essencial para construir um bom planejamento. É através dela que você conseguirá identificar seus pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças. Para isso, nossa recomendação é que você reúna sua equipe a faça um grande brainstorm.  

Abaixo, temos um exemplo fictício da Análise SWOT no planejamento estratégico para te inspirar:  

Forças:  

  • Equipe experiente e com bom relacionamento com os clientes;  
  • Carteira de clientes fiel;  
  • Conhecimento profundo do mercado de seguros de vida.  

Fraquezas:  

  • Falta de investimento em tecnologia e digitalização; 
  • Dificuldade em atrair novos clientes mais jovens; 
  • Pouca variedade de produtos oferecidos. 

Oportunidades:  

  • Crescimento do mercado de seguros online;  
  • Demanda por produtos personalizados;  
  • Possibilidade de expandir a atuação para outros segmentos, como seguros de saúde.  

Ameaças: 

  • Concorrência de grandes seguradoras e corretoras de seguro online;  
  • Mudanças nas regulamentações do setor;  
  • Crises econômicas que podem afetar a demanda por seguros.  

3 – Definição de metas e objetivos

Apesar dos termos serem comumente confundidos, metas e objetivos são coisas diferentes.  

Objetivo é a visão de longo prazo, ou seja, ela está atrelada à visão que você definiu, enquanto a meta é o como. Em outras palavras, o objetivo define a direção e as metas são os marcos que guiam você e sua equipe no caminho para alcançar essa direção.  

Exemplo prático:  

  • Objetivo: trazer soluções tecnológicas para automatizar, otimizar custos e aumentar a lucratividade para os próximos 12 meses.  
  • Meta 2: aumentar a produtividade dos corretores de seguros em 15% nos próximos 6 meses, automatizando tarefas.  

Implementação de estratégias com planejamento estratégico

Implementação de um planejamento
Implementar planejamento em corretora de seguros | Foto: Freepik

Agora, com todas essas informações em mãos, pode ser que você esteja com dificuldade de colocar em prática. Não sabe para quem delegar as tarefas ou como monitorar os resultados?  

Essa é uma dúvida comum e vamos te ajudar. 

Para garantir o sucesso da implementação do plano tático, é essencial comunicar claramente e envolver todos os colaboradores, assegurando que compreendam seus papéis e o objetivo do planejamento estratégico.  

Além disso, deixe claro que é um ambiente de comunicação aberta, incentivando a participação e o feedback de todos.  

O segundo passo é definir quais colaboradores são responsáveis por determinada tarefa. Não esqueça, também, de definir os prazos para realização das tarefas, como e com que frequência devem reportar os indicadores de desempenho.  

Veja um exemplo prático:  

Imagine que o objetivo estratégico de uma corretora de seguros seja potencializar as vendas, aumentando em 15% a receita com seguros de vida nos próximos 12 meses. O plano tático poderia incluir as seguintes ações:  

  • Responsável: Carlos, analista de marketing;  
  • Prazo 1: 2 semanas para desenvolvimento da campanha;  
  • Prazo 2: após lançamento da campanha, reportar semanalmente os indicadores;  
  • Recursos: R$ 3.500 de mídia para as campanhas de marketing digital;  
  • Indicadores: número de leads gerados, custo por lead, taxa de conversão de cada canal de aquisição, custo por conversão e retorno sobre o investimento.  

Soluções tecnológicas para auxiliar no planejamento estratégico

Segundo estudo da Fenacor, especificamente o ESECS-PJ — 2017, aponta que mais de 80% das corretoras de seguros reconhecem a importância da tecnologia em suas operações. Sendo que, 86% utiliza aplicada às vendas, 83% para prospecção, 93% para relacionamento com o cliente e 88% para gestão interna. 

Conforme mencionamos no início desse guia completo sobre planejamento estratégico, o mercado de seguros é dinâmico e extremamente competitivo. Portanto, para se manter competitivo, você não pode deixar de fora do seu planejamento a transformação tech e digital da sua corretora de seguros. 

Conclusão e próximos passos

Neste guia completo você aprendeu, não só, o que é um planejamento estratégico e sua importância, mas também todas as etapas para executá-lo, desde a análise do cenário atual à implementação das estratégias.  

Além disso, tenha em mente que o planejamento é um documento vivo, que se adapta conforme as necessidades da sua corretora de seguros.  

Também destacamos a importância da tecnologia para se manter competitivo. A nossa recomendação? Conheça o Gestor Completo, nosso sistema de gestão que automatiza tarefas, gerencia sua corretora de ponta a ponta e melhora o atendimento ao cliente.  

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Redação Agger

Há 30 anos no mercado, a Agger, parceira de corretores com a maior plataforma de gestão e cotações de seguros do Brasil, é uma empresa líder em número de clientes e em geração e análise de dados de seguros. A empresa, que está presente em 95% dos municípios brasileiros, oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras e está transformando a distribuição de seguros no Brasil. Por meio da Plataforma Agger, que atende um terço dos corretores ativos no Brasil, possui mais de 13 mil clientes e uma base de mais de 62 mil usuários, realizando mensalmente mais de 48 milhões de cotações de seguros. Além disso, a empresa atua em 14 ramos de seguros e 36 seguradoras credenciadas.

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